segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Recusa de uma tenista

Tenista ucraniana se recusa a jogar contra russa e abandona o WTA (Associação de Tênis Feminino) de Monterrey.

Elina Svitolina comunicou sua decisão nas redes sociais e cobrou as federações do tênis pela representação de atletas russos se belarussos como "atletas neutros" nas competições.

A tenista ucraniana Elina Svitolina abandonou o WTA de Monterrey após se recusar a jogar contra uma tenista russa. 

Elina, que era a cabeça de chave número um, tinha sido sorteada para jogar contra Anastasia Potapova, atleta da Federação Russa. 

A ucraniana ainda cobrou as autoridades internacionais do tênis por uma representação de atletas russos se belarussos como "atletas neutros" nas competições.

Em suas redes sociais, Elina reforçou que sua decisão é valida para qualquer confronto futuro contra atletas destes dois países. 

De acordo com a ucraniana, todos os tenistas de seu país fizeram, em conjunto um apelo para os organizadores de torneios WTA e ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), além da Federação Internacional de Tênis (FIT), se posicionem.

"Nós, atletas ucranianos, pedimos a ATP, WTA e FIT para que sigam as recomendações do COI de aceitar russos e belarussos apenas como atletas neutros, que não mostrem nenhum símbolo nacional, cores, bandeiras ou hino dos países (Russia ou Balearus)", publicou a tenista

Nesta segunda-feira (28), o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou exclusão de atletas da Rússia e de Belarus de competições. 

Elina deixou claro que não culpa os atletas russos pela invasão na Ucrânia. 

E agradece o apoio dos que se posicionaram contra o conflito, que acontece em seu país natal. 

Os órgãos cobrados por Elina ainda não se posicionaram quanto à questão.

Ainda no torneio de Monterrey, a brasileira Bia Haddad venceu a húngara Panna Udvardy por 2 sets a 1. Bia teve as parciais de 1/6, 6/1 e 7/5. 

A brasileira vai para as oitavas de final do torneio e aguarda sua adversária, que sai do duelo entre a norte-americana Ann Li e a chinesa Xinyu Wang.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário