segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Goleiro melhor do mundo

Emiliano Martínez é eleito o melhor goleiro de 2022.

Campeão da Copa do Mundo, argentino de 30 anos fica com o prêmio, que segue sem vencedor repetido em seis edições.

Campeão da Copa do Mundo do Catar, Emiliano Martínez foi eleito nesta segunda-feira o melhor goleiro do mundo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol). 

Durante cerimônia do The Best, o argentino de 30 anos, jogador do Aston Villa, conquistou seu primeiro troféu e recebeu das mãos de Júlio César, ex-goleiro brasileiro.

Courtois, belga do Real Madrid, e Bono, marroquino do Sevilla, completaram o pódio. 

Os votos levaram em conta o período entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

"Dibu" Martínez, como é conhecido, fez questão de citar membros da família em seu discurso emocionado no palco da cerimônia em Paris.

"É maravilhoso para minha carreira estar aqui. Vocês conhecem a minha história. A luta que foi chegar até aqui. O orgulho enorme para o meu país. Claro, ganhar uma Copa do Mundo depois de 36 anos é algo maravilhoso. A gente sabe a dificuldade que é. É uma coisa especialíssima para o país inteiro. Passamos por um ano economicamente muito conturbado. Então é um orgulho, uma forma de unir o país. Dedico para minha família, que me ajudou muito, a seleção argentina, técnico Lionel Scaloni que me deu oportunidade de jogar. É o sonho da minha vida toda".

"Quando as pessoas me perguntam quem são meus ídolos na vida, que goleiro eu admiro ou admirava quando criança, eu sempre digo: "Olha, ver minha mãe durante oito, nove horas fazendo faxinas e limpando casa, e meu pai, como trabalhou tanto como operário. Eles são meus grandes ídolos", completou.

Os finalistas saíram de uma lista de 14 nomes indicados por um colégio de ex-jogadores notáveis montado pela FIFA. 

Depois, a votação ocorreu entre os treinadores e capitães das seleções nacionais, além de jornalistas representantes de cada federação e torcedores cadastrados no portal da FIFA.

A entidade passou a dar prêmios específicos para jogadores da posição em 2017, quando Buffon foi o vitorioso. 

De lá para cá, nunca houve um vencedor repetido.

Todos os goleiros premiados no FIFA The Best:

2017: Buffon (Juventus/Itália)

2018: Courtois (Chelsea/Bélgica)

2019: Alisson (Liverpool/Brasil)

2020: Neuer (Bayern de Munique/Alemanha)

2021: Mendy (Chelsea/Senegal)

2022: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário