Jogo entre Sport e Bahia, pela Copa do Nordeste, corre risco de ser disputado de portões fechados.
STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acatou pedido do Bahia para que seja disponibilizado 10% da capacidade de ingressos para torcida visitante, sob risco de partida ser disputada com portões fechados.
O Bahia conseguiu nesta terça-feira (21) uma decisão favorável junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para que o Sport disponibilize a liberação de 10% da carga de ingressos para a torcida visitante no jogo desta quarta-feira (22), na Ilha do Retiro, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
A decisão, assinada pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, diz ainda que caso não haja liberação de ingressos para a torcida visitante, até seis horas antes do inicio da partida, o jogo será disputado de portões fechados.
A informação foi divulgada em primeira mão pelo site Bahia Notícias.
De acordo com a última parcial divulgada pelo Sport, no início da tarde desta terça-feira (21), 5.734 ingressos haviam sido vendidos antecipadamente para a partida.
Esta não é a primeira polêmica envolvendo essa partida entre Sport e Bahia.
Na última quinta-feira (16), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chegou a transferir o jogo para o estádio Batistão, em Aracaju, uma vez que a Polícia Militar de Pernambuco não teria garantido a segurança pelo fato do evento ocorrer na Quarta Feira de Cinzas (22).
No mesmo dia, porém, a partida voltou a ser marcada para a Ilha do Retiro, após a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco garantir a segurança do jogo, até então com torcida única.
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra se disse indignada com a mudança para Sergipe.
No final de janeiro, o Governo de Pernambuco publicou uma portaria determinando torcida única nos clássicos envolvendo Sport, Náutico e Santa Cruz e nos jogos dos três clubes como mandantes na Copa do Nordeste.
A medida foi tomada em caráter experimental e válida até o dia 6 de março.
Porém, até agora, ela só foi cumprida no duelo entre Náutico e Sport, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano.
Já a partida entre Náutico e CRB, no dia 4 de fevereiro, pela Copa do Nordeste, contou com a presença de torcedores visitantes após a direção do clube alagoano também conseguir junto ao STJD uma liminar favorável.
Entre os argumentos usados na ocasião, também pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, estava a de que a ausência da torcida visitante causaria um "dano irreparável ao equilíbrio do torneio".
Na decisão favorável ao Bahia, o presidente do STJD reforça essa tese e diz ainda que se o "clube não pode receber a torcida adversária no estádio em que costuma exercer seu mando de partida, ainda que por determinação das autoridades locais, mormente quando isso não é nenhuma novidade, deveria, como ainda deverá, se for o caso, adotar as medidas para transferir o local da partida."
Em contato com a reportagem do Globo Esporte, o presidente do Sport, Yuri Romão, disse que o jurídico do clube está analisando a decisão.
Mas que por enquanto, "entendemos que a decisão por Decreto do Estado se sobrepõe a do STJD".
O dirigente também disse que vai aguardar a posição do Governo de Pernambuco.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário