Sarina Wiegman é eleita a melhor treinadora de futebol feminino do mundo de 2022.
Com três troféus, holandesa iguala recorde da alemã Silvia Neid.
Veja todas as vencedoras desde a criação do prêmio, em 2010.
A holandesa Sarina Wiegman, que dirige a seleção da Inglaterra, é a vencedora do prêmio FIFA (Federação Internacional de Futebol) The Best de melhor treinadora de futebol feminino do mundo em 2022.
Ela superou na votação a sueca Pia Sundhage, da seleção brasileira, e a francesa Sonia Bompastor, técnica do Lyon.
"Sou apaixonada por futebol desde criança, ao longo dos anos nós vamos vendo como o futebol vai se desenvolvendo e estar aqui é maravilhoso. O futebol das mulheres está crescendo muitíssimo, são muitas mulheres se dedicando para colocar o futebol feminino onde ele está hoje, e é a elas que eu dedico esse prêmio", afirmou Sarina.
"As mulheres têm muita responsabilidade, há uma competição em campo, mas fora dos gramados nós formamos um só time. Gostaria de agradecer a todas as jogadoras (da seleção inglesa), à equipe que está por trás, que as pessoas não veem, as pessoas que cuidam das instalações. Isso é muito importante para que eu sinta menos pressão e possa me dedicar mais ao futebol", completou a treinadora holandesa.
Sarina também dedicou palavras de agradecimento à família, presente na cerimônia.
"Às vezes, vocês me veem mais pela televisão do que em casa".
Inglaterra leva os dois primeiros troféus no feminino: O futebol feminino inglês já acumula dois prêmios na festa da FIFA.
Antes da consagração de Sarina, a goleira inglesa Mary Earps, do Manchester United e da seleção, conquistou o prêmio de melhor da posição em 2022.
Finalistas no FIFA The Best, Sarina e Pia vão se encontrar em campo no dia 6 de abril, em Wembley, quando Inglaterra e Brasil decidirão a Finalíssima Feminina, troféu disputado entre as campeãs da Eurocopa e da Copa América.
O período de análise para a premiação foi de agosto de 2021 e dezembro de 2022.
Além das competições de clubes, neste período foram realizados também os torneios continentais de seleções, no meio do ano passado, quando Sarina levou a Inglaterra ao inédito título da Euro.
Vencedora também em 2017, quando foi pela primeira vez campeã da Euro, dirigindo a Holanda, e em 2020, novamente com a seleção do seu país, Sarina iguala as três premiações da alemã Silvia Neid, recordista de troféus de melhor treinadora do mundo.
A premiação para os treinadores começou apenas em 2010, tanto para homens como para as mulheres.
Dez das 12 edições do feminino foram vencidas por treinadoras mulheres, as exceções foram o japonês Norio Sasaki, o alemão Ralf Kellermann e o francês Reynard Pedros.
CONFIRA TODAS AS PREMIAÇÕES PARA MELHOR TÉCNICA(O) DE FUTEBOL FEMININO:
2010 - Silvia Neid (Alemanha)
2011 - Norio Sasaki (Japão)
2012 - Pia Sundhage (Suécia)
2013 - Silvia Neid (Alemanha)
2014 - Ralf Kellermann (Alemanha)
2015 - Jill Ellis (Inglaterra)
2016 - Silvia Neid (Alemanha)
2017 - Sarina Wiegman (Holanda)
2018 - Reynard Pedros (França)
2019 - Jill Ellis (Inglaterra)
2020 - Sarina Wiegmann (Holanda)
2021 - Emma Hayes (Inglaterra)
2022 - Sarina Wiegman (Holanda)
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário