sexta-feira, 26 de junho de 2026

Egito avança em segundo e Irã segue na briga

Egito e Irã empatam em jogo maluco com gol anulado pelo VAR no fim. 

Egito se classifica, Irã mantém chance.

Egípcios abriram o placar no início, Irã empatou na sequência, depois perdeu pênalti e teve gol da classificação nos acréscimos anulado.

Egito e Irã empataram por 1 a 1 na madrugada deste sábado (27), em Seattle, em jogo válido pela última rodada do grupo G. 

Saber abriu o placar para os egípcios e Rezaeian empatou para os iranianos minutos depois. 

Os asiáticos desperdiçaram um pênalti e ainda tiveram um gol anulado pelo VAR nos acréscimos.

Com esse resultado, o Egito avançou na segunda colocação atrás da Bélgica, que goleou a Nova Zelândia por 5 a 1 e superou os africanos pelo saldo de gols. 

Já o Irã ficou na terceira colocação e ainda tem chances de avançar como um dos melhores terceiros colocados.

O terceiro empate na Copa deixou o Irã com 3 pontos ganhos e zero de saldo ocupando a sexta colocação entre os melhores terceiros lugares. 

Para avançar para a segunda fase pela primeira vez na história, os iranianos precisam que ao um dos outros 3 terceiros colocados não os ultrapassem. 

Neste sábado (27), a Argélia enfrenta a Áustria precisando de um empate, a Croácia joga com Gana também necessitando apenas de 1 ponto, enquanto a República Democrática do Congo precisa vencer o Uzbequistão para avançar. 

Se os 3 resultados ocorrerem, o Irã ficaria fora. 

Se ao menos um deles não acontecer, o Irã avança.

Depois de conquistar sua primeira vitória em Copas do Mundo, o Egito também conseguiu uma classificação inédita. 

Agora, o time de Salah terá pela frente a Austrália, na próxima sexta-feira (3), às 15 horas (horário de Brasília), em Dallas (Estados Unidos). 

A seleção africana se classificou em segundo lugar, enquanto a Bélgica avançou na liderança.

Irã e Egito fizeram um primeiro tempo movimentado na madrugada deste sábado (27). 

As 2 seleções foram ao ataque e criaram diversas chances. 

O Egito abriu o placar cedo, com Saber, e obrigou o Irã a sair para o jogo para tentar a classificação. 

Os iranianos tiveram um pênalti a favor, mas Taremi parou em Shobeir. 

Poucos minutos depois, porém, Rezaeian aproveitou rebote do goleiro para empatar. 

As 2 seleções seguiram se lançando ao ataque e a partida ficou aberta. 

As melhores chances foram do Irã, mas a seleção asiática falhou em virar o jogo.

O jogo caiu em intensidade no segundo tempo. 

Sabendo que estava avançando em primeiro lugar, o Egito escolheu se arriscar menos, mas acabou castigado pela goleada da Bélgica que catapultou os europeus para a primeira colocação do grupo. 

Precisando do resultado para carimbar a classificação, foi o Irã quem mais tentou tomar as ações da partida, mas só foi efetivo no fim. 

Quando soube do resultado belga, o Egitou tentou sair para o jogo com Marmoush, mas não criou grande perigo ao gol de Beiranvand. 

Já o Irã colocou bolas na trave e chegou a virar a partida no final e explodiu em comemoração, mas o gol acabou anulado pelo VAR.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Goleada belga e termina em primeiro

Em Vancouver, a Bélgica venceu e convenceu ao golear a Nova Zelândia por 5 a 1.

Com 2 gols de Trossard, De Bruynr, Lukaku e Saelemaekers.

Just fez o gol de honra da Nova Zelândia que se despediu do Mundial de 2026.

Antes da bola rolar 1 minuto de silêncio, em homenagem às vítimas do terremoto na Venezuela, que deixou centenas de mortos.

A vitória era importante para as 2 seleções.

Mas, quem chegou primeiro foram os belgas.

Tielemans com um chute da intermediária e a bola foi para fora.

A imposição na partida nos primeiros minutos era de totalidade da Bélgica.

Ketelaere recebeu livre na área, e ao tentar ajeitar para Vanaken errou no passe.

Trossard recebeu a bola, girou e chutou cruzado, a bola passou pelo goleiro Crocombe e acertou a trave.

Bruyne bateu para o gol e outra vez o goleiro Crocombe fez a defesa em 2 tempos.

Os belgas tiveram 2 pedidos de pênaltis.

O primeiro em Trossard que nem foi checado pela arbitragem.

Já, o segundo o VAR chamou para a verificação e depois foi anulado a mão na bola de Surman, sem intenção.

Após, a parada técnica, a Bélgica chegou ao gol.

De Bruyne cobrou o escanteio, a defesa da Nova Zelândia se atrapalhou toda, e a bola bateu nas costas do defensor, sobrou em Trossard para marcar.

Bélgica 1 a 0, aos 27 minutos do primeiro tempo.

A pressão continuou em favor da Bélgica.

Vanaken quase ampliou, mas Stamenic fez o corte de carrinho.

A partida caiu um pouco na intensidade nos minutos finais, mas a Bélgica quase marcou com De Bruyne que chutou por cima do gol da Nova Zelândia.

De Ketekaere recebeu na grande área sem marcação e chutou rasteiro e o goleiro Crocombe fez uma grande defesa a queima-roupa.

Os 2 destaques pelos lados da Bélgica foram Doku e Trossard que tentou destravar a retranca da Nova Zelândia. 

Jogadas fundamentais para acelerar o jogo e abrir espaços.

O atacante Wood da Nova Zelândia foi pouco acionado, com a falta de criatividade e uma forte marcação do defensores belgas.

Primeiro tempo com a vitória parcial da Bélgica por 1 a 0.

A bélgica voltou com uma postura mais ofensiva na busca pelo segundo gol para se tranquilizar na partida.

De Bruyne concluiu para fora.

Troca de passe da seleção belga.

Trossard recebeu um excelente passe, de De Bruyne na grande área, limpou o marcador e chutou forte em cima do defensor da Nova Zelândia, Vanaken. 

E a bola caprichosamente voltou para o próprio Trossard acertar um belo chute e marcar.

Bélgica 2 a 0, aos 4 minutos do segundo tempo.

Just recebeu passe de Wood e acertou o chute, a bola foi para o gol e o goleiro Courtois fez uma grande defesa.

A principal chance da Nova Zelândia até o momento no jogo.

Theate fez o goleiro Crocombe trabalhar, por muito pouco a Bélgica não marcou o terceiro gol.

Trossard conduziu a jogada desde da intermediária com a bola, foi desarmado. 

E De Bruyne recuperou, limpou a marcação e chutou cruzado de esquerda no canto do goleiro

Bélgica 3 a 0, aos 20 minutos do segundo tempo.

Wood recebeu o passe, dominou e fez o pivô para Just chutar forte e a bola passar perto.

Quase a Nova Zelândia descontou.

Sem força a seleção da Oceania até tentava algumas jogadas de ataque, sem muito sucesso e pouco, aliás sem nenhum inspiração.

A Nova Zelândia chegou a trocar passes de um lado para um outra.

Numa destas jogadas surgiu um escanteio.

Cobrança de escanteio, o goleiro Courtois afastou de soco.

E a bola sobrou em Just que aproveitou o quique da bola e arrematou um bonito chute.

Gol da Nova Zelândia, aos 38 minutos do segundo tempo.

Mudaria naquele momento a classificação do Grupo G.

Raskin que tinha acabado de entrar.

Recebeu no lado direito do ataque e cruzou com perfeição para Lukaku.

No terceiro andar subir sem marcação e cabecear.

Bélgica 4 a 1, aos 40 minutos do segundo tempo.

Lukaku se tornou o maior artilheiro da história da seleção belga com 91 gols.

Belgas trocavam passes de um lado para o outro.

Vanaken ajeitou para De Cuyper, que chutou colocado e buscou o ângulo, mas o goleiro Crocombe espalmou para evitar o gol.

Com muita facilidade chegou ao quinto gol e ampliou o placar.

Saelemaekers recebeu um belo passe na entrada da área e chutou colocado, a bola ainda raspou no defensor da Nova Zelândia e enganou o goleiro Crocombe.

Bélgica 5 a 1, aos 48 minutos do segundo tempo.

Primeira vitória da Bélgica na Copa do Mundo de 2026.

Final, Nova Zelândia 1 Bélgica 5.

Belgas e egípcos avançaram de fase.

A Bélgica terminou com 5 pontos em primerio lugar e +3 gols de saldo.

O Egito terminou em segundo lugar com os mesmos 5 pontos e +2 gols de saldo.

Em terceiro colocado o Irã com 3 pontos.

E a Nova Zelândia com apenas 1 ponto eliminada, segue sem vencer em jogos da Copa do Mundo.

Particpou das edições de 1982 (Espanha): Eliminação na fase de grupos, com 3 derrotas em 3 jogos.

Em 2010 (África do Sul): Ficaram invictos na fase de grupos, mas foram eliminados com 3 empates (contra Eslováquia, Itália e Paraguai). 

Apesar de não terem vencido, alcançaram o feito de não perder nenhum jogo na primeira fase.

E agora foram 3 jogos, com 2 derrotas e 1 empate.

Os iranianos sua vez terão que esperar os jogos finalizarem neste sábado (27), para conseguirem uma vaga entre os 8 melhores terceiros colocados.

A Bélgica entra em campo na próxima quarta-feira (1º de julho), às 17 horas (horário de Brasília), contra o Terceiro Melhor Colocado dos Grupos A,E,H,I ou J, em Seattle (Estados Unidos).

O Egito irá enfrentrar a Austrália na sexta-feira (3 de julho), às 15 horas (horário de Brasília), em Dallas (Estados Unidos).

Reportagem: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Dourado buscou o empate contra o

Londrina abre 2 a 0, mas cede empate ao Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro da Série B na Arena Pantanal.

Time paranaense faz 2 gols no primeiro tempo com Bruno Santos, enquanto Vinícius Peixoto também marca 2 vezes na etapa final e deixa tudo igual.

Bruno Santos e Vinícius Peixoto foram os protagonistas do empate em 2 a 2 entre Cuiabá e Londrina, na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. 

O atacante do time paranaense marcou 2 vezes ainda no primeiro tempo, enquanto o jogador do Cuiabá respondeu na etapa final com 2 gols e garantiu a igualdade no placar.

O Cuiabá chega a 20 pontos e permanece na décima posição. 

O Londrina perde a chance de sair da zona de rebaixamento e segue com 15 pontos, na décima sétima colocação.

O Cuiabá volta a campo na próxima quinta-feira (2), quando enfrenta o América-MG, às 18 horas (horário do Mato Grosso), novamente na Arena Pantanal, pela décima sexta rodada do campeonato Brasileiro da Série B. 

Já o Londrina joga no sábado (4), às 16 horas (horário de Brasília), contra o CRB, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias.

Londrina vai para o vestiário vencendo o Cuiabá por 2 a 0, em um primeiro tempo muito eficiente e bem administrado.

O jogo começou em ritmo forte e logo nos primeiros minutos o Londrina abriu o placar: após erro de passe recuado de Raylan, a bola ficou viva na área e Alan Empereur acabou cometendo o pênalti em Vitinho. 

Na cobrança, Bruno Santos foi frio e fez 1 a 0.

Depois disso, o Cuiabá tentou assumir o controle, especialmente com pressão ofensiva e muitas bolas aéreas, mas encontrou dificuldades na criação e parou na boa organização defensiva do Londrina e nas defesas seguras de Maurício Kozlinski.

Quando o Dourado já buscava o empate na reta final, o Londrina foi letal novamente. 

Nos acréscimos, em cobrança de falta ensaiada, Bruno Santos apareceu bem na área e marcou um golaço de voleio, ampliando para 2 a 0.

O Cuiabá voltou do intervalo em ritmo intenso e passou a dominar as ações em busca da reação. 

Com maior volume ofensivo e pressão constante, o time encurralou o Londrina no campo de defesa e criou as principais oportunidades da etapa final.

A pressão deu resultado com Vinícius Peixoto, que marcou duas vezes e foi o grande nome do segundo tempo. 

O atacante aproveitou jogadas pelo lado direito e cruzamentos na área para empatar o jogo em 2 a 2.

O Londrina, por sua vez, tentou administrar a vantagem construída no primeiro tempo, mas recuou demais e teve dificuldades para segurar o ímpeto do adversário. 

Ainda assim, conseguiu resistir em alguns momentos e segurou o empate fora de casa até o apito final.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Vitória do Tigre do Vale!

Novorizontino marca nos acréscimos e vence o líder Vila Nova.

Juninho decide aos 48 minutos do segundo tempo e deixa o Tigre do Vale colado na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B.

Com um gol de Juninho aos 48 minutos do segundo tempo, o Novorizontino venceu o Vila Nova por 2 a 1, na noite desta sexta-feira (26), no estádio Jorjão, em Novo Horizonte, pela décima quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Luís Oyama abriu o placar para os donos da casa, logo aos 5 minutos do primeiro tempo, mas Nathan Camargo empatou para os goianos aos 41 minutos do primeiro tempo.

Dudu, que entrou na etapa complementar, recebeu dois cartões amarelos em 25 minutos do segundo tempo, em campo e deixou o Vila Nova com um a menos aos 40 minutos do segundo tempo. 

O Tigre do Vale aproveitou a vantagem numérica e fez o gol da vitória aos 48 minutos do segundo tempo, em um sem-pulo de Juninho.

O Novorizontino vai dormir na vice-liderança do campeonato Brasileiro da Série B com 28 pontos, apenas um abaixo do Vila Nova, que é o líder com 29 pontos. 

O São Bernardo ainda joga na rodada e pode voltar a ser vice-líder, se vencer o Criciúma fora de casa, neste sábado (27). 

Apesar da derrota, o Vila não pode perder a ponta nesta rodada.

Pela décimo sexto rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Novorizontino joga em casa no sábado que vem (4), às 16 horas (horário de Brasília), quando encara o Atlético-GO, no Jorjão. 

2 dias depois, na segunda-feira (6), às 19 horas (horário de Brasília), é a vez do Vila Nova que recebe o São Bernardo no estádio OBA.

O Novorizontino dominou os primeiros 25 minutos do primeiro tempo, e criou 3 excelentes oportunidades. 

Em sua primeira grande chegada, abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo. 

Após jogada de Vinícius Paiva, Maykon Jesus cruzou na medida para Luís Oyama, que veio de trás e bateu firme para o fundo das redes.

Aos 17 minutos do primeiro tempo, Robson deixou dois marcadores no chão e soltou uma bomba no travessão. 

4 minutos depois, aos 21 minutos do primeiro tempo, Patrick cabeceou na rede pelo lado de fora, após a cobrança de escanteio.

O Vila Nova entrou na partida após os 29 minutos do primeiro tempo, quando ficou perto de ter um pênalti a seu favor. 

O VAR acionou o árbitro recomendando a marcação da penalidade em cima de André Luís, mas o Lucas Paulo Torezin marcou uma falta para os donos da casa antes do lance.

O time goiano buscou o empate aos 41 minutos do primeiro tempo em um escanteio. 

João Vieira cobrou na medida para Nathan Camargo cabecear no canto, sem chances para Jordi.

O Aurinegro de Novo Horizonte respondeu 3 minutos depois, aos 44 minutos do primeiro tempo, também em uma cobrança de escanteio, mas Patrick parou na trave em uma cabeçada forte.

Por fim, os visitantes quase viraram com Nathan Camargo, aos 50 minutos do primeiro tempo, em uma finalização desviada por Patrick, que passou perto da trave.

A primeira boa chegada do segundo tempo veio aos 7 minutos do segundo tempo, após uma jogadaça de Rômulo, que tocou para Luís Oyama. 

O camisa 6 do Novorizontino parou em uma boa defesa de Helton Leite.

O jogo perdeu ritmo, e a próxima boa chance foi aos 24 minutos do segundo tempo, em uma defesa de Helton Leite, na cabeçada de Juninho. 

Os donos da casa voltaram a assustar aos 33 minutos do segundo tempo, quando Robson ficou de frente para o goleiro, mas chutou torto, para fora.

A situação ficou ainda pior para o Vila Nova aos 40 minutos do segundo tempo, quando Dudu recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso após ficar apenas 25 minutos do segundo tempo.

Se o banco do Vila Nova não funcionou, a história foi diferente para o Aurinegro de Novo Horizonte. 

Juninho, que também veio do banco, decidiu o jogo aos 48 minutos do segundo tempo, em um gol de sem-pulo para determinar a vitória por 2 a 1.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Crise no futebol uruguaio

Jornais do mundo destacam falha de Muslera em queda do Uruguai para a Espanha: "Grave erro".

Fracasso uruguaio é assunto da partida desta sexta-feira (26), com comentários também a respeito da atuação do goleiro e sua substituição no intervalo.

A classificação da Espanha e a queda do Uruguai em Guadalajara, México, na fase se grupos da Copa do Mundo renderam manchetes nos jornais do mundo destacando o fracasso uruguaio e, principalmente, a falha feia do goleiro Muslera, responsável pelo gol espanhol na vitória por 1 a 0.

O Ovación, caderno de esportes do El País do Uruguai, citou o "grave erro" do goleiro durante sua cobertura. 

Também destacou, em sua cobertura, a substituição do experiente jogador de 40 anos, que disputa sua quinta Copa do Mundo.

"E as surpresas continuaram no segundo tempo, pois Fernando Muslera não entrou em campo e Sergio Rochet assumiu seu lugar, numa substituição rara de goleiro, além da grave falha do próprio goleiro, que entrou como titular", escreveu o jornal, em sua versão online.

Também houve destaque para a eliminação sem vitórias e a eliminação. 

Na foto, Canobbio, que terminou expulso na partida já nos acréscimos.

El Observador, também do Uruguai, classificou assim a eliminação: "Em uma noite triste, outro erro de Muslera e uma dura derrota; a seleção fracassou na Copa do Mundo de 2026 e foi eliminada".

O Olé, da Argentina, abriu a matéria do jogo com a foto do técnico argentino Marcelo Bielsa, eliminado no comando do Uruguai. 

Também citou suas substituições que renderam batante comentários, de Muslera e Valverde.

"Fracasso do Uruguai na Copa do Mundo: Espanha aproveita presente de Muslera e evita a Argentina. O goleiro falhou em uma jogada simples e Rojas aproveitou para marcar o gol da vitória. Bielsa terminou a partida substituindo duas de suas principais referências: Muslera e Valverde. A Espanha avançou às oitavas de final, enquanto o Uruguai foi eliminado ainda na fase de grupos."

O caderno de esportes do Subrayado, do Uruguai, colocou uma foto dos jogadores posando antes da partida: "Uruguai é eliminado da Copa do Mundo após erro de Muslera na derrota por 1 a 0 para a Espanha".

O Mundo Deportivo, da Espanha, deu uma alcunha específica para a partida: "Espanha vence a batalha de Guadalajara e avança às oitavas como líder do grupo."

O Espanhol Marca mostrou foto da comemoração de Baena com Rodri e os dizeres: "Espanha não vacila: termina em primeiro do grupo e Uruguai está eliminado!"

O New York Times fez uma análise da partida com o título: "Uruguai cai ainda na fase de grupos de mais uma Copa do Mundo, enquanto a Espanha garante a liderança da chave".

O Daily Mail classificou a falha de Muslera como agonizante: "Empate é desfeito no México após erro agonizante dar à favorita ao título a vantagem."

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Cabo Verde avança!

Cabo Verde empata com Arábia Saudita e conquista classificação histórica.

Pais do pequeno arquipélago africano conta com derrota do Uruguai para a Espanha e avança em segundo lugar no Grupo H.

Na primeira participação em Copa do Mundo, Cabo Verde está na segunda fase da competição. 

A seleção africana empatou com a Arábia Saudita por 0 a 0, em Houston, e contou com a derrota do Uruguai para a Espanha, em Akron, na terceira rodada, para assegurar a histórica vaga como segunda colocada do Grupo H. 

Cabo Verde vai enfrentar a Argentina na próxima fase. A Arábia está eliminada. 

2 grandes personagens da Copa do Mundo de 2026 ficarão frente a frente na segunda fase. 

De um lado, Vozinha, o goleiro de Cabo Verde que virou sensação no Mundial. 

Do outro, simplesmente Lionel Messi, o craque argentino, astro do futebol mundial, campeão da Copa do Mundo em 2022 e que está em busca do bi mundial. 

O confronto entre Argentina X Cabo Verde será disputado na sexta-feira (3), às 19 horas (horário de Brasília), em Miami.

Para a seleção de Cabo Verde, um arquipélago com cerca de meio milhão de habitantes e apenas 4.000 km² de território, a primeira classificação para a Copa do Mundo já era um marco histórico. 

Mas os Tubarões Azuis queriam mais. 

No primeiro Mundial disputado pela seleção, estão classificados para a segunda fase.

A Espanha terminou a fase de grupos na liderança do Grupo H, com 7 pontos. 

Cabo Verde ficou na segunda posição, com 3 pontos, foram 3 empates. 

O Uruguai foi o terceiro colocado, com 2 pontos. 

A Arábia Saudita somou apenas 1 ponto. 

Como o jogo de Cabo Verde terminou minutos antes de Espanha e Uruguai, os jogadores se reuniram em campo e ficaram assistindo ao duelo dos uruguaios na torcida pelo fim da partida. 

Quando terminou em Akron, a emoção tomou conta dos cabo-verdianos em Houston. 

A classificação de Cabo Verde para a segunda fase da Copa gerou muita comemoração nas redes sociais.

O jogo começou nervoso, com muita disputa pela bola e com a marcação das equipes levando a melhor nas jogadas. 

A Arábia Saudita chegou primeiro, com Salem Al-Dawsari, que foi bloqueado na finalização. 

Cabo Verde exigiu a primeira defesa de goleiro, em chute de Semedo, que Al-Owais espalmou. 

A seleção cabo-verdiana não deixou a Arábia Saudita ganhar terreno na maior parte da etapa, teve mais volume de jogo e ficou rondando a área da Arábia Saudita. 

Porém, pouco finalizou. Nos acréscimos, a Arábia Saudita conseguiu concluir um lance, com Kanno. 

O goleiro Vozinha fez a defesa.

Cabo Verde continuou chegando mais na área rival. 

Ameaçou em chute de Kevin Pina. 

A Arábia Saudita não conseguia encaixar o jogo ofensivo. 

Ganhou de presente um contra-ataque, mas Abu Al-Shamat não aproveitou. 

Mas o grande contragolpe perdido foi de Cabo Verde. 

Laros Duarte fica cara a cara com o goleiro Al-Owais, que faz um “milagre”. 

Nos minutos finais, a Arábia Saudita foi para o ataque, aumentando a tensão. 

Cabo Verde teve grande oportunidade, mas não apareceu para finalizar na área. 

Nos acréscimos, a Arábia exigiu a última defesa de Vozinha no jogo. 

E Cabo Verde perdeu um gol feito, com Nuno da Costa. 

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Uruguai, não mais!

Com frango de Muslera, Espanha garante primeiro lugar e elimina o Uruguai da Copa do Mundo.

Seleção uruguaiadeixa Mundial sem vencer; espanhóis aguardam definição do segundo colocado Grupo J.

Com falha feia do goleiro Muslera, substituído no intervalo, a Espanha garantiu o primeiro lugar do Grupo H da Copa do Mundo ao vencer o Uruguai por 1 a 0, em Guadalajara, no México, com gol de Alex Baena. 

Os uruguaios estão eliminados da Copa do Mundo. 

Os espanhóis aguardam a definição do segundo colocado do Grupo J para conhecerem o adversário na segunda fase. 

O jogo será na quinta-feira, 2 de julho, às 16 horas (horário de Brasília).

O clima ficou quente nos bastidores do Uruguai e se refletiu em campo. 

Após a rebelião de parte dos jogadores contra Marcelo Bielsa, revelada por uma rádio do país, a seleção uruguaia foi eliminada da Copa do Mundo com a derrota para a Espanha, em jogo que o goleiro titular Muslera foi substituído por Rochet (jogador do Internacional) no intervalo, após falhar em gol. 

Não voltou para ficar no banco de reservas. 

O clima ficou quente também com Valverde, que reclamou de ser substituído, e Cannobio, que se revoltou com a expulsão no fim da partida.

Após ser surpreendida por Cabo Verde na estreia, com empate por 0 a 0, a Espanha reagiu na Copa do Mundo e termina a fase de grupos em primeiro lugar. 

A seleção fechou o Grupo H com 7 pontos e aguarda a definição do adversário, que será o segundo colocado do Grupo J. 

Com as 2 seleções ainda buscando carimbar a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo, Espanha e Uruguai fizeram um jogo pegado, estudado, mas de poucos lances de perigo no primeiro tempo. 

Os espanhóis, apesar de precisar apenas de um empate para avançar, mantiveram seu estilo de posse de bola, enquanto os uruguaios, com a obrigação de vencer, recuados e esperando o contra-ataque. 

Dessa forma, foram apenas 4 finalizações pelo lado da Espanha, e 3 chances do Uruguai. 

E a única que foi no gol, entrou. 

Com grande colaboração do goleiro do Uruguai. 

Aos 41 minutos do primeiro tempo, Baena chutou fraco após cruzamento, mas Muslera aceitou, em um frangaço.

Não teve gols, mas contou com muita emoção. 

Primeiro, a surpresa com a substituição do goleiro Muslera por Rochet. Precisando pontuar para ter chance de se classificar, o Uruguai tentou ir pra cima da mudança e fez mudanças, com as entradas de Viñas no lugar de Valverde e Brian Rodríguez. 

Os uruguaios, entretanto, tiveram pouca organização e eficiência. 

A principal chance da etapa foi da Espanha, com Fernan Torres, que acertou o travessão nos minutos finais. 

De la Cruz tentou reagir em chute de fora da área, mas parou em Unai Simón. 

No fim do jogo, Cannobio foi expulso, após falta forte no meio-campo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro