domingo, 21 de junho de 2026

Situação inesperada

Herói de empate negou Cabo Verde e foi pivô de incidente internacional. 

Veja história.

Hélio Varela negou a participação na Copa Africana de Nações, em 2023.

Hélio Varela foi o herói do empate de Cabo Verde com o Uruguai na Copa do Mundo. Garantiu o segundo ponto dos africanos no Mundial e manteve a seleção viva para buscar uma vaga na fase de mata-mata. 

Mas poderia não ter acontecido.

No começo de 2024, Varela foi convocado para o Campeonato das Nações Africanas (CAN). 

Chegou a participar de parte da preparação, em janeiro, mas em comunicado informou que não iria disputar o torneio e iria se dedicar ao Portimonense, seu então clube.

"Foi uma decisão que, quem me conhece, sabe o quão difícil foi tomar, pelo orgulho que tenho de vestir a camisa de Cabo Verde. Mas ainda assim foi tomada a título individual e avisada antecipadamente", disse, na época.

A situação não foi bem digerida em Cabo Verde. 

Mário Semedo, presidente da Federação de Cabo Verde, chegou a criticar o clube português.

"Do nosso ponto de vista, houve uma atitude mesquinha do clube e do treinador. Fizeram uma pressão enorme para ele não vir à seleção. É uma competição muito interessante, o Hélio poderia tirar muitas vantagens", afirmou ao jornal Renascença.

Entretanto, a situação foi logo contornada. 

Em janeiro do mesmo ano, foi convocado para amistosos de Cabo Verde e celebrou.

"Ainda me dói um bocado o facto de não ter representado o meu país. Se tivesse visto de fora também teria entendido da mesma maneira".

Lembrado na convocação de Pedro Bubista, Varela virou um dos heróis de Cabo Verde na Copa do Mundo ao marcar o gol de empate contra o Uruguai.

Atualmente ele atua no Maccabi Tel Aviv, clube de Israel.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Apoio ao treinador

Roberto Carlos revela apoio de campeões mundiais a Ancelotti: 'Ajudando a gerenciar um grupo de jovens jogadores'.

Além do ex-lateral, Kaká, Ronaldo, Bebeto, Rivaldo e Ricardo Rocha marcam presença nos bastidores da seleção brasileira.

Carlo Ancelotti conta com o apoio de campeões mundiais para comandar a seleção brasileira. 

É o que revelou Roberto Carlos, integrante da conquista do penta em 2002. 

O ex-lateral-esquerdo citou nomes como Kaká, Ronaldo, Bebeto e Ricardo Rocha na seleta lista à disposição do treinador italiano.

"Por trás dele (Ancelotti), estão Cafu, eu, Ronaldo, Kaká, Bebeto e Ricardo Rocha. Estamos apoiando e ajudando a gerenciar um grupo de jovens jogadores para conquistar um título importante", disse Roberto Carlos à ESPN Argentina.

Ancelotti, inclusive, publicou uma foto nas redes sociais no último domingo (21) ao lado do goleiro Alisson, Kaká e Bebeto, com a seguinte legenda: "conversa pós-jogo".

Além deles, outros nomes históricos da seleção brasileira estiveram na última sexta-feira (19) no estádio da Filadélfia, nos Estados Unidos, para acompanhar a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Cafu e o próprio Roberto Carlos.

Reportagem: Oglobo.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Assombração na Serrinha!

Operário-PR vence, entra no G-6 e amplia crise do Goiás no Campeonato Brasileiro da Série B.

Fantasma atropela no primeiro tempo com direito a 2 gols de Berto, destaque da noite. 

Verdão chega a 4 jogos sem ganhar.

O Operário-PR atropelou o Goiás no primeiro tempo e venceu fácil por 3 a 0 na noite deste domingo (21) pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Berto, 2 vezes, e Vinícius Diniz marcaram os gols do Fantasma, todos na etapa inicial. 

Sem força para reagir, o Esmeraldino saiu derrotado em casa e chegou ao quarto jogo sem ganhar.

O Operário-PR vai a 22 pontos e pula para a quinta posição. 

O Goiás estaciona nos 20 pontos, na décima oitava colocação. 

Na próxima rodada, o Fantasma recebe o América-MG, sábado (27), às 11 horas (horário de Brasília), no Germano Krüger. 

O Verdão visita o Náutico, domingo (28), às 18h30 (horário de Brasília), nos Aflitos.

O Operário-PR foi extremamente efieciente e atropelou o Goiás na etapa inicial. 

Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, Berto recebeu na área e acertou chute cruzado com força para vencer o goleiro Thiago Rodrigues. 

Em desvantagem, o Verdão tentou sair para o ataque e até levou perigo em chutes de Nicolas, sendo um deles em cobrança de falta, mas acabou levando contra-ataques. 

Letal, o Fantasma ampliou em cabeceio de Vinícius Diniz, aos 40 minutos do primeiro tempo, e novamente Berto, aos 47 minutos do primeiro tempo, após ganhar de Diego Caito na corrida.

Após o intervalo, o Goiás voltou um pouco mais ligado e sem dar tantos contra-ataques para o Operário-PR. 

O time esmeraldino controlou a bola, mas sem levar grande perigo ao adversário. 

A melhor oportunidade foi em chute de longa distância de Brayann. 

O Fantasma, por sua vez, administrou a vantagem sem correr risco.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Vitória do Papo na Série B

Juventude vence o São Bernardo fora de casa e entra no G-6 do Campeonato Brasileiro da Série B.

Atacante Alisson Safira marcou o gol que deu a vitória aos gaúchos.

O Juventude venceu o São Bernardo, fora de casa, por 1 a 0, em partida válida pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Em um jogo equilibrado, o time gaúcho chegou ao gol da vitória com Alisson Safira, aos 20 minutos do primeiro tempo. 

Com o resultado, o time de Maurício Barbieri sobe para o quarto lugar, com 22 pontos, dentro do G-6 da competição.

Já o São Bernardo estaciona nos 25 pontos e perde uma invencibilidade de 9 jogos. 

Com a derrota, a equipe cai para a segunda colocação.

Foi um primeiro tempo de poucas emoções no Estádio Primeiro de Maio. 

A primeira grande chance da partida foi da equipe visitante. 

Aos 24 minutos do primeiro tempo, MP foi acionado em velocidade e saiu na cara do goleiro Alex, que fez grande defesa após a finalização do atacante adversário. 

A resposta do São Bernardo veio aos 29 minutos do primeiro tempo: Foguinho cruzou rasteiro pela esquerda e Felipe Garcia furou na hora de finalizar. 

Nos minutos finais do primeiro tempo o time da casa impôs uma pressão aos gaúchos, mas sem efetividade.

A etapa final começou com domínio do São Bernardo. 

Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Dudu arriscou da entrada da área e a bola passou perto do gol de Jandrei. 

Apesar da pressão, foi o Juventude que abriu o placar. 

Aos 20 minutos do segundo tempo, Mandaca recebeu de MP e cruzou para Alisson Safira, que finalizou de cabeça, no canto direito do goleiro Alex Alves. 

Após o gol, o time da casa se lançou ao ataque, mas os visitantes souberam se defender, garantindo os 3 pontos e a segunda vitória longe do Alfredo Jaconi.

O São Bernardo volta a campo no próximo sábado (27), às 16 horas (horário de Brasília), fora de casa, contra o Criciúma. 

Já o Juventude joga no domingo (28), também às 16 horas (horário de Brasília), em casa, contra o Ceará.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Lá e cá

Com um gol em cada tempo, CRB e Fortaleza empatam no Rei Pelé.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B, Mikael abre o placar para o time regatiano, mas Miritello deixa tudo igual na segunda etapa.

CRB e Fortaleza empataram por 1 a 1 na tarde deste domingo (21), no Estádio Rei Pelé, pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Bem no primeiro tempo, o time alagoano abriu o placar com Mikael, artilheiro da competição. 

Na etapa final, Fortaleza foi melhor, empilhou chances e empatou aos 35 minutos do segundo tempo, com Miritello. 

O CRB vive um momento de instabilidade no campeonato e o técnico Eduardo Barroca está pressionado no cargo. 

Depois do jogo, o time foi muito vaiado pela torcida na descida para o vestiário.

O Fortaleza chega a 22 pontos e continua em quarto lugar no Campeonato Brasileiro da Série B. 

Com 16 pontos, o CRB é o décimo sexto colocado e volta a ser ameaçado pela zona de rebaixamento.

Mikael é o destaque do CRB no Brasileiro. 

Marcou o décimo gol nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série B e está disparado na artilharia da competição. 

No ano, o centroavante tem 20 gols até agora e virou a referência ofensiva do time.

Como era esperado, o jogo foi quente no Rei Pelé. 

Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, o centroavante Mikael recebeu na entrada da área, arrumou e bateu cruzado, vencendo o goleiro do Fortaleza. 

Foi o décimo gol do artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Aos 17 minutos do primeiro tempo, o Fortaleza chegou numa finalização de Rodriguinho. 

Houve desvio e a bola quase enganou Vitor Caetano.

No ataque, Mikael continuava inspirado e, num chute colocado de fora da área, acertou o travessão. 

O lance continuou e quase Patrick de Lucca ampliou o placar. 

Chutou para fora com a bola quicando na área. 

O CRB levava perigo quando subia e Crystopher, duas vezes, colocou João Ricardo para trabalhar. 

Na resposta, Miritello, aos 30 minutos do primeiro tempo, cabeceou com perigo e o goleiro do CRB salvou.

Mikael quase marcou o segundo do CRB aos 2 minutos do segundo tempo. 

Bateu da entrada da área, a bola quicou e João Ricardo espalmou com muita dificuldade para escanteio. 

Aos 5 minutos do segundo tempo, Henri saiu jogando errado e Miritello acertou a trave do CRB.

Aos 9 minutos do segundo tempo, Paulo Baier, do Fortaleza, bateu cruzado e Miritello perdeu na pequena área, chutando para fora. 

Estava impedido, mas errou quase embaixo da trave. 

Aos 18 minutos do segundo tempo, o goleiro Vitor Caetano pegou a bola, colocou no chão e pegou de novo. 

O árbitro marcou tiro livre indireto quase na linha da pequena área. 

Na cobrança, Thiaguinho salvou o CRB.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Crystopher recebeu no ataque de Dadá Belmonte e bateu no canto. João Ricardo salvou o Fortaleza. 

Aos 35 minutos do segundo tempo, o Fortaleza empatou. 

Paulo Baier cruzou da esquerda, entre a defesa e o goleiro, e Miritello apareceu na pequena área para deixar tudo igual.

Aos 47 minutos do segundo tempo, Pedro Castro passou pelo marcador, entrou na área e chutou para fora, perdendo a chance do CRB vencer a partida.

O Fortaleza recebe no próximo domingo (28) o Sport, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão. 

No dia 30 de junho, o CRB visita o Botafogo-SP às 20 horas (horário de Brasília), em Ribeirão Perto.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Primeira vez em uma Copa do Mundo

Com gol de Salah, Egito conquista a primeira vitória em Copas do Mundo.

País encerra jejum em seu quarto Mundial e fica muito perto de uma classificação inédita.

O Egito enfim tem uma vitória na Copa do Mundo para chamar de sua. Com direito a gol do astro Salah, a seleção africana virou para cima da Nova Zelândia por 3 a 1, na noite deste domingo (21) em Vancouver, no Canadá. 

Zico e Trézéguet completaram o placar do primeiro triunfo do país na história dos Mundiais.

Esta é a quarta Copa do Egito, que antes havia disputado as edições de 1934, 1990 e 2018. 

Na primeira, na Itália, o torneio tinha um outro formato, e o país disputou apenas uma partida e foi eliminado após derrota por 4 a 2 para a Hungria.

O retorno aconteceu 56 anos depois, novamente na Itália, onde empatou em 1 a 1 com a Holanda, em 0 a 0 com a Irlanda e perdeu por 1 a 0 para a Inglaterra. 

E na última, na Rússia, foi derrotado por Uruguai (1 a 0), Rússia (3 a 1) e Arábia Saudita (2 a 1).

Na atual Copa, disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, o Egito está invicto após empatar com a Bélgica em 1 a 1 na estreia e agora vencer a Nova Zelândia. 

Resultados que colocaram a seleção africana na liderança do grupo G, com 4 pontos, e a deixa muito perto de uma classificação inédita para a fase mata-mata.

O Egito volta a campo na última rodada para enfrentar o Irã na madrugada de sexta-feira (26) para sábado (27), à meia-noite, em Seattle, nos Estados Unidos.

Salah, o maior artilheiro egípcio em Copas do Mundo: O resultado contra a Nova Zelândia também foi histórico para Mohammed Salah. 

Com 3 gols, agora se isolou como o maior artilheiro do país em Copas do Mundo.

Antes da partida deste domingo, havia marcado 2 vezes na edição de 2018, um contra a Rússia e outro contra a Arábia Saudita.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Virada e liderança egípcia

Egito vira sobre a Nova Zelândia, vence pela primeira vez na Copa do Mundo e lidera grupo G.

Surman abre o placar, mas seleção africana constrói triunfo no segundo tempo com gols de Zico, Mohamed Salah e Trézéguet.

Exatos 92 anos depois de participar de uma Copa do Mundo pela primeira vez, o Egito enfim tem uma vitória para chamar de sua. 

A seleção africana levou a melhor sobre a Nova Zelândia neste domingo (21), de virada, por 3 a 1, Zico, Salah e Trézéguet marcaram os gols do Egito. 

Surman fez o gol da Nova Zelândia ainda no primeiro tempo.

A Nova Zelândia contou com o zagueirão Surman para abrir o placar, cabeceando do alto dos seus 1,90 metros após escanteio cobrado por Tim Payne em Vancouver. 

O Egito de Mohamed Salah, por sua vez, tentou pressionar pelos lados, mas acabou esbarrando em erros de tomada de decisão.

O número de finalizações foi parelho, 7 oportunidades para a Nova Zelândia, 6 chances para o Egito. 

Mas o país da Oceania foi melhor na hora de acertar a mira: 3 finalizações no alvo, contra apenas 1 possibilidade do Egito.

O Egito não fez substituições logo na volta do intervalo, mas houve alterações no posicionamento de nomes como Zico e Ashour. 

Os ajustes do técnico Hossam Hassan surtiram efeito, e Zico deixou tudo igual aos 11 minutos do segundo tempo, de cabeça. 

Cerca de 10 minutos depois, aos 21 minutos do segundo tempo, um belo contra-ataque deixou Salah na boa para fazer o gol da virada, seu primeiro neste Mundial.

O camisa 10 voltou a se destacar, desta vez com assistência: Salah cobrou escanteio certeiro para Trézéguet fazer mais um gol de cabeça em Vancouver, dando números finais à primeira vitória do Egito na história da Copa.

O triunfo do Egito sobre a Nova Zelândia desembola o grupo G da Copa do Mundo, que também tem Bélgica e Irã. 

Antes do jogo desta noite em Vancouver, todos os jogos da chave haviam sido empates.

Agora, o Egito lidera o grupo G com 4 pontos, seguido pelo Irã, com 2 pontos. 

A Bélgica é a terceira colocada, também com dois pontos, e a Nova Zelândia amarga a lanterna.

Esta é a primeira vitória do Egito na história da Copa do Mundo. 

O país africano havia disputado o Mundial pela última vez em 2018, e chega à quarta participação no torneio em 2026. 

A vitória, de quebra, deixa o Egito muito perto de uma classificação inédita ao mata-mata.

O camisa 11 do Egito leva o apelido de Zico em homenagem ao camisa 10 brasileiro, maior ídolo do Flamengo e craque da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982. 

Ao marcar contra a Nova Zelândia, o jogador egípcio repetiu o Zico original, que também marcou contra a seleção neozelandesa. 

Abdelmaguid levou uma cotovelada em dividida na área do Egito e precisou receber atendimento, com sangramento na pálpebra inferior esquerda. 

O camisa 4 estava ansioso para retornar ao gramado, e até recebeu autorização da arbitragem, mas a comissão técnica do Egito barrou a entrada.

O Egito ativou o protocolo de concussão da FIFA (Federação Internaiconal das Associações de Futebol), que obriga os jogadores a cumprirem afastamento de pelo menos 5 dias. 

Desta forma, Abdelmaguid poderá voltar aos treinos na sexta-feira (26), na véspera de jogo contra o Irã.

A última rodada do grupo G será disputada no próximo sábado, no início da madrugada do dia 27 de junho. 

O Egito enfrenta o Irã, enquanto a Nova Zelândia mede forças contra a Bélgica, ambas as partidas serão ao mesmo tempo, com início às 0 hora (horário de Brasília).

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro