terça-feira, 23 de junho de 2026

Avança, Colômbia!

Colômbia vence a República Democrática do Congo e se classifica para a segunda fase da Copa do Mundo.

Gol marcado por Muñoz dá vaga antecipada aos colombianos, que enfrentam Portugal por empate para avançar em primeiro.

A Colômbia garantiu sua classificação a segunda fase da Copa do Mundo com vitória por 1 a 0 sobre a República Democrática do Congo, na noite desta terça-feira (23), em Guadalajara, no México, com gol marcado pelo lateral Muñoz, pela segunda rodada da fase de grupos. 

O resultado manteve os colombianos na liderança do Grupo K, que agora jogam apenas por um empate contra Portugal para garantir o primeiro lugar. 

Os congoleses não estão eliminados, mas vão precisar de vitória contra o Uzbequistão.

Colômbia e Congo fecharam a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e, agora, só voltam a entrar em campo no dia 27 de junho, próximo sábado, pela última rodada. 

Os congoleses enfrentam o Uzbquistão, às 20h30 (horário de Brasília), em Atlanta, nos Estados Unidos. 

Já os colombianos enfrentam Portugal, no mesmo horário, em Miami, e precisam só de um empate para avançar em primeiro. 

A República Democrática do Congo pode avançar se vencer, tanto como segundo colocado quanto como um dos melhores terceiro colocados. 

Um dos destaques da Colômbia, Luis Díaz passou perto de marcar 2 gols e se aproximar dos artilheiros da Copa do Mundo: primeiro, teve um golaço de cobertura anulado por falta de ataque.

Depois, quase na jogada seguinte no segundo tempo, marcou novamente depois de  cortes de dentro da área, em um chutaço, mas, novamente, teve o lance invalidado. 

Dessa vez, por impedimento. 

No jogo de estreia, a vitória por 3 a 1 sobre o Ubzquistão, marcou um!

A Colômbia dominou as ações do jogo no primeiro tempo, com amplo domínio não só de posse de bola, mas, também, de chances criadas, com muitos chutes defendidos por Mpasi. 

James, Puerta, Luis Díaz, Muñoz, todos tiveram chances de abrir o placar. 

A República Democrática do Congo teve muita dificuldade para propor o jogo e desperdiçou as poucas vezes que se aproximou do gol de Vargas.

O segundo tempo começou um pouco menos intenso do que o primeiro, sem tanta contundência da Colômbia, mas, novamente, o Congo pouco conseguiu fazer com a bola nos pés. 

Aos poucos, os colombianos retomaram totalmente o controle da partida, com com aos 30 minutos do segundo tempo, após "martelar" os congoleses.

Quintero deu ótimo passe para Córdoba, que fez o corta luz sem tocar na bola e achou Muñoz pronto para finalizar, a bola ainda desvou na zaga antes de entrar. 

Luis Díaz marcou outros 2 gols, mas um foi anulado por falta de ataque e outro por impedimento.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Peixe perto da vaga

Santos vence o Vitória e fica muito perto das quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Peixe chegou à quarta colocação e pode garantir classificação ainda nesta rodada dependendo de alguns resultados.

O Santos deu uma passo muito importante para garantir classificação às quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. 

Nesta terça-feira (23), pela décima oitava rodada, o Peixe venceu o Vitória, no Centro de Treinamento Manoel Barradas, por 2 a 1. 

Pepê Firmino e Vinícius Fabri marcaram para os visitantes, com Kauan Vitor descontando. 

Vale destacar que os gols foram feitos já na reta final da partida.

Agora, o Santos chegou a 31 pontos e assumiu a quarta colocação do Campeonato Brasileiro Sub-20, faltando uma rodada para o fim da primeira fase. 

A equipe garante classificação ainda nesta rodada se o Athletico-PR não vencer o Avaí, fora de casa, na quinta-feira (25), ou se o Flamengo não derrotar o Corinthians, na sexta-feira (26). 

Já o Vitória segue com 20 pontos, em décimo segundo colocado, já sem chances de avançar.

As 2 equipes voltam a campo para a última rodada na quarta-feira (1º de julho), às 15 horas (horário de Brasília). 

O Santos fará o clássico diante do São Paulo no Centro de Treinamento Rei Pelé. 

Já o Vitória visita o Athletico-PR, no Centro de Treinamento do Caju, em Curitiba.

O jogo teve poucas emoções no primeiro tempo. 

O Vitória tentou ter a iniciativa nos minutos iniciais, mas o Santos logo equilibrou o jogo.

Na reta final, os dois times chegaram com mais perigo, mas não conseguiram criar chances.

Na volta do intervalo, a partida seguiu com poucas oportunidades, com o Vitória um pouco melhor. 

Contudo, o Santos abriu o placar aos 32 minutos do segundo tempo, com Pepê Firmino. 

O duelo ficou aberto e o Peixe ampliou aos 37 minutos do segundo tempo, com Vinícius Fabri. 

Em seguida, Kauan Vitor diminuiu para o Rubro-Negro baiano, mas insuficiente para buscar o empate.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Proposta pelo goleiro

Clube inglês prepara oferta milionária ao Cruzeiro pelo goleiro Otávio.

Caso a negociação avance, clube mineiro terá que ir ao mercado em busca de substituto.

O Nottingham Forest, da Inglaterra, prepara uma oferta de 13 milhões de euros, cerca de R$ 76 milhões, pelo goleiro Otávio, do Cruzeiro. 

O clube inglês vem monitorando o jogador, que ganhou espaço e assumiu a titularidade na Raposa.

Caso a negociação avance, esse será o maior valor pago por um clube europeu por um goleiro brasileiro. 

Procurado pela reportagem, o Cruzeiro informou que não emite comentários sobre possibilidade de mercado de transferências, somente negociações concretizadas.

Otávio, de 20 anos, foi revelado pelo Cruzeiro. 

Está no clube desde os 10 anos e assinou o primeiro contrato profissional em 2022. 

O vínculo com a Raposa vai até 2029. 

Antes mesmo de assumir a titularidade, o Botafogo tentou contratar o goleiro, mas as conversas não avançaram.

Otávio assumiu o posto de titular após a lesão de Cássio. 

Disputou a vaga com Matheus Cunha, agradou à comissão técnica e se firmou na equipe. 

Por isso, o Cruzeiro não cogita ir ao mercado em busca de outro goleiro para substituir Cássio. 

A situação, porém, pode mudar caso o Nottingham Forest consiga concluir a negociação.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Vitória do Tricolor!

São Paulo vence Fortaleza com dois a mais na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Angelo marca o único gol da partida; Fortaleza se complica e segue na zona de rebaixamento.

O São Paulo venceu o Fortaleza por 2 a 0, na tarde desta terça-feira (23), em Cotia, pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. 

Angelo foi o responsável por marcar o único gol da partida. 

Com o resultado, o Tricolor subiu para a décima segunda posição, com 22 pontos e o Leão segue na zona de rebaixamento, com 14 pontos.

São Paulo e Fortaleza realizaram um primeiro tempo morno, sem grandes chances e marcado por muitas faltas, tanto que aos seis minutos João Lucas, do Leão, foi expulso por falta em Robert. 

Apesar de ficar com um a mais, o clube paulista não chegou a assustar o gol de César, apenas uma vez, aos 35 minutos do primeiro tempo, com Lucca.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou com mais intensidade e posse de bola. 

A equipe paulista aproveitou o fato de possuir um jogador a mais e começou a povoar a grande área. 

Aos 21 minutos do segundo tempo, Angelo ficou com o rebote e finalizou para o fundo da rede. 

Após isto, a chuva intensificou e a partida precisou ser paralisada e retornou após 20 minutos de paralisação.

O São Paulo volta aos gramados no dia 1º de julho, contra o Santos, às 15 horas (horário de Brasilia), no Centro de Treinamento Rei Pelé. 

O Fortaleza entra em campo no mesmo dia e horário, contra o Vasco, no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Vitória do Tricolor Gaúcho

Grêmio goleia o Bahia e garante permanência no Campeonato Brasileiro Sub-20.

Equipe gaúcha se afasta da zona de rebaixamento, enquanto Bahia precisa fazer contas para classificar.

O Grêmio venceu o Bahia por 4 a 0 na tarde desta terça-feira (23), no estádio Airton Ferreira da Silva, pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. 

Vagner, Adrielson, João Gabriel e um gol contra foram os responsáveis pela goleada.

Com o resultado, o Tricolor chegou a 19 pontos e garantiu permanência na Primeira Divisão. 

Já o Bahia permanece com 26 pontos e precisa fazer contas para se classificar à próxima fase.

O Grêmio começou melhor e construiu a vantagem logo no início. 

Com apenas um minuto do primeiro tempo, Arthur Rafael saiu cara a cara com Jampa e finalizou para fora. 

2 minutos depois, aos 3 minutos do primeiro tempo, Ryan recebeu dentro da área e finalizou; a bola explodiu no travessão, bateu no zagueiro Fredi e entrou, abrindo o placar. 

Aos 6 minutos do primeiro tempo, Igor chegou à linha de fundo, cruzou, e Vagner finalizou de primeira para ampliar.

O Bahia tentou responder com Pedrinho, mas a finalização saiu para fora. 

Aos 10 minutos do primeiro tempo, o Grêmio quase marcou o terceiro, mas Gerald salvou em cima da linha. 

A equipe gremista ainda teve boa oportunidade em cobrança de falta aos 23 minutos do primeiro tempo, com João Gabriel, mas Jampa fez bela defesa. 

Pedrinho voltou a aparecer para o Bahia, mas errou a cabeçada após cruzamento de Alysson.

O Bahia voltou melhor após o intervalo, mas o Grêmio quebrou o ímpeto da equipe aos 10 minutos do segundo tempo, quando marcou o terceiro gol. 

Ryan recebeu na ponta, cortou para o meio e finalizou. 

Jampa falhou, deu rebote e Adrielson empurrou para o fundo das redes.

Aos 19 minutos do segundo tempo, novamente Adrielson finalizou e levou perigo ao goleiro. 

No minuto seguinte, João Gabriel arrancou com a bola e arriscou de fora da área, marcando um golaço para o Tricolor Gaúcho.

O Bahia tentou reagir: aos 25 minutos do segundo tempo, Fred Mundoco arriscou de muito longe, mas João Victor defendeu. 

Aos 31 minutos do segundo tempo, Fred encontrou Dell na área, que finalizou para nova defesa do goleiro gremista. 

Aos 43 minutos do segundo tempo, Vini Ferraz deu um novo susto no Bahia. 

O atacante fez bela jogada e acertou o travessão. 

Fred ainda deu passe para Dyllan finalizar, mas parou em João Victor. 

No minuto seguinte, Dyllan fez jogada individual e sofreu pênalti. 

Na cobrança, Carioca bateu, mas João Victor coroou a tarde com defesa espetacular.

O Grêmio volta a campo pela última rodada do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (1º), contra o Criciúma, fora de casa. 

O Bahia recebe o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Carinho do torcedor por Neymar

Neymar é ovacionado por brasileiros ao desembarcar em Miami.

Atacante pode entrar em campo pela primeira vez nesta quarta-feira (24), contra a Escócia. 

Ancelotti afirmou que jogador está relacionado para a partida.

Muitas pessoas, especialmente crianças, gritando incansavelmente pelo nome dele: assim foi o desembarque de Neymar em Miami, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (23). 

O atacante brasileiro parou para tirar fotos, autografou camisas e cumprimentou dezenas de fãs que o aguardavam na chegada à cidade na qual o Brasil disputará seu próximo jogo. 

Camisa 10 da Seleção, Neymar ainda não estreou pelo país. Existe a expectativa de que ele entre em campo pela primeira vez nesta quarta-feira (24), contra a Escócia. 

Isso porque o técnico Carlo Ancelotti anunciou que irá relacionar o atacante para a partida, que é válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. 

Segundo o treinador, Neymar "está disponível" e "treinou muito bem".

Recuperado de uma lesão na panturrilha, Neymar treinou normalmente com o restante do elenco nos últimos 3 dias e voltou a demonstrar boa condição física. 

Na atividade desta terça-feira (23), durante os 15 minutos iniciais liberados para a imprensa, o camisa 10 chamou a atenção pela intensidade.

Em imagens registradas pelos cinegrafistas do Grupo Globo Marcelo Bastos e Jordi Bordalba, Neymar aparece pressionando fortemente um companheiro durante a tradicional roda de bobo, lance que foi comemorado com aplausos dos colegas. 

Entre os mais animados com a participação do atacante estava Casemiro, que fez questão de incentivá-lo após a jogada.

Com 4 pontos, a seleção brasileira é líder do Grupo C e precisa de pelo menos um empate com a Escócia para garantir vaga na segunda fase.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

No sufoco!

Croácia passa aperto contra o Panamá, mas vence e tira o adversário da Copa do Mundo.

Seleção de Modric supera primeiro tempo ruim e conta com grande atuação do goleiro Livakovic. 

Panamenhos não têm mais chance de avançar de fase.

A Croácia não jogou bem, passou aperto, mas conseguiu vencer o Panamá por 1 a 0 na noite desta terça-feira (23), em Toronto, no Canadá. Budimir marcou o único gol do jogo no segundo tempo. 

O duelo fechou a segunda rodada do Grupo L da Copa do Mundo.

A derrota tirou a possibilidade do Panamá brigar por vaga à segunda fase da Copa do Mundo. 

A equipe só cumprirá tabela na terceira rodada. 

Já a Croácia acirrou a briga no grupo L, ocupando a terceira colocação. 

Luka Modric chegou a 200 jogos com a camisa da Croácia. 

Capitão da equipe, vive a última dança pelo país. 

A Copa do Mundo será sua despedida da seleção. 

Aos 40 anos, o meia ainda não sabe se seguirá no Milan, se anunciará sua aposentadoria ou buscará um novo clube. 

Em campo, o camisa 10 deu um bonito passe para um contra-ataque, mas parou aí. 

Foi substituído durante o segundo tempo.

Ao final da partida, ganhou uma camisa comemorativa pela marca e muitos elogios dos companheiros.

O goleiro Livakovic garantiu a vitória da Croácia diante do Panamá. 

No segundo tempo, foi responsável por, pelo menos, 3 defesas e mostrou frieza para parar o adversário. 

Aos 31 anos, ele pertence ao Fenerbahçe, da Turquia, mas está emprestado ao Dinamo Zagreb, da Croácia.

O Grupo L vai para a última rodada desta fase. 

A Croácia vai enfrentar a seleção de Gana, na Filadélfia. 

Já o Panamá se despede diante da Inglaterra, em Nova Jersey. 

Os 2 jogos ocorrerão no sábado (27), às 18 horas (horário de Brasília), nos Estados Unidos.

Para quem esperava uma Croácia superior desde o início, o primeiro tempo surpreendeu. 

O Panamá não ficou recuado ou jogando por uma bola. 

A equipe tratou de jogar com a posse, ter opções no ataque e incomodar a construção croata. 

Tanto que os panamenhos criaram a primeira grande chance. 

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Murillo recebeu em profundidade pela direita, levou ao fundo e cruzou forte na pequena área. 

Fajardo se jogou na bola, mas não conseguiu finalizar. 

A equipe se manteve melhor, chegou a carimbar o travessão, mas o bandeira assinalou um impedimento na jogada. 

Após a pausa para hidratação, os croatas assumiram a posse, mas pouco fizeram e só foram dar trabalho ao goleiro adversário aos 45 minutos do primeiro tempo. 

Baturina foi acionado na entrada da área, limpou para a perna direita e finalizou firme, no cantinho, mas Mosquera espalmou. 

Do outro lado, os panamenhos adotaram um ataque mais direto, veloz, e foram superiores na primeira parte.

Na volta do intervalo, Panamá e Croácia mostraram limitações até os 7 minutos do segundo tempo. 

Muitos erros no meio-campo e poucas jogadas trabalhadas. 

Isso só mudou quando os croatas conseguiram sair na frente. 

Stanisic avançou pela direita, tabelou com Pasalic, foi ao fundo e cruzou na segunda trave. 

A bola passou pelo goleiro, e Budimir completou para as redes para abrir o placar. 

Após o gol, os panamenhos se lançaram ao ataque, e os croatas tiveram a bola para ampliar a diferença. 

Modric ficou com a sobra do escanteio, puxou contra-ataque e acionou Pasalic, que avançou com total liberdade. 

Entrou na área e facilitou a defesa do goleiro em tentativa de cavada. 

No rebote, o atacante ainda isolou a bola. 

A perda fez o adversário seguir vivo em busca do empate e conseguir criar boas chances. 

Martínez se esforçou pela direita, evitou a saída e acionou Bárcenas, que finalizou duas vezes para grandes defesas de Livakovic. 

A pressão foi grande, mas não surtiu o efeito e nem mudou o placar.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro