Norris anula Verstappen e vence de ponta a ponta.
Piloto da McLaren conquistou vitória segura na corrida deste domingo (22), no Circuito de Marina Bay.
Piastri completou pódio após desbancar as 2 Mercedes.
Lando Norris conduziu com tranquilidade rumo à terceira vitória na temporada, liderando de ponta a ponta o Grande Prêmio de Singapura deste domingo (22).
Largando da pole position, o piloto da McLaren sequer notou Max Verstappen atrás dele, estendendo o jejum de triunfos do tricampeão em 2024 para oito Grandes Prêmios.
Completando o pódio, Oscar Piastri chegou em terceiro lugar ao superar as duas Mercedes no fim.
Lando, que não tem uma das melhores taxas de conversão de poles em vitórias, jogou contra a própria sina e deteve a liderança desde a primeira volta.
Sem chance de uma aproximação real do britânico, restou a Verstappen defender a vice-liderança, o que fez sem grandes problemas já que a terceira colocação seguia mais disputada.
Logo atrás, a prova encaminhava-se para ter uma Mercedes no pódio.
Mas a equipe alemã atrasou Lewis Hamilton ao fazê-lo largar com pneus macios e parar cedo demais.
George Russell herdou a posição mas não por muito tempo, já que tanto ele quanto seu colega mais velho foram ultrapassados na metade final da corrida por Piastri e ainda foram ameaçados por Charles Leclerc.
Albon abandonou a corrida na décima sétima volta com suspeita de problemas de resfriamento do motor.
Representada apenas pelo calouro argentino Franco Colapinto, a Williams não conseguiu pontuar; mesmo fazendo um início sólido de prova e até pressionar Leclerc, ele não conseguiu tirar proveito de uma estratégia que o mantivesse no top 10 após os pit stops dos rivais e ele foi apenas décimo primeiro lugar.
Resultado: A Fórmula 1 retorna daqui a 4 semanas com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, décima nona etapa da temporada 2024, em 20 de outubro.
A largada: Norris conseguiu manter a dianteira enquanto Verstappen precisou se esforçar para defender o segundo lugar de Hamilton, que chegou a ter um leve contato com o piloto da RBR.
Logo atrás, Russell teve seu quarto lugar ameaçado pela aproximação de Piastri mas também manteve a posição original.
O top 7 permaneceu inalterado.
No fundo do grid, porém, Franco Colapinto e Sergio Pérez fizeram bons avanços, ganhando ambos 3 posições para entrar na zona de pontuação em nono lugar e décimo lugar, vindo de décimo segundo lugar e décimo terceiro lugar originalmente.
Quem largou mal foi Yuki Tsunoda, perdendo 3 postos e indo de oitavo lugar a décima primeira posição, e Carlos Sainz, que era décimo e caiu para a décima segunda posição.
Larga vantagem do início ao fim: Norris precisou de 16 voltas para abrir mais de 10s sobre Verstappen; na metade da corrida, a diferença para o tricampeão mais que dobrou, já na casa dos 22 segundos.
Queixando-se de degradação em seus pneus traseiros, o piloto da RBR fez seu pit stop no trigésimo giro, um antes do líder da prova, que pôde parar com tranquilidade e ainda voltar com folga na ponta em relação ao holandês.
Norris não teve dificuldade para manter seu ritmo mesmo com danos na asa dianteira após um toque no muro, e estando à frente de um carro igual ao seu no período em que Piastri seguia na vice-liderança de forma provisória, a partir da volta 30 até a trigésima nona volta: 3 voltas depois do pit stop, por exemplo, ele já tinha 4 segundos sobre o colega.
Apesar de perder momentaneamente a vice-liderança para Piastri e ainda ser ultrapassado na pista por Leclerc, Verstappen conseguiu recuperar sua posição original com o pit stop do australiano.
A partir daí, o cenário seguiu inalterado, mesmo com um toque de Norris no muro da curva 10.
Mercedes perde última vaga no pódio: Único piloto a largar de macios no top 10, Hamilton, consequentemente, foi o primeiro do pelotão da frente a fazer seu pit stop na volta 18: de terceiro, ele caiu para a décima terceira posição, mas conseguiu retornar à zona de pontuação alguns giros depois aproveitando ainda a parada do rival Fernando Alonso.
Como começou a corrida de médios e permaneceu mais tempo na pista, Russell só precisou parar na volta 28.
Na metade da corrida, a dupla da Mercedes estava junta novamente, mas com Russell à frente em sétimo lugar.
À medida em que os pilotos da frente iam parando, os dois conseguiram subir na classificação da prova mas a distância entre eles permaneceu.
Eles foram "separados" por Piastri, que ultrapassou Hamilton logo depois de seu pit stop realizado na volta 39.
No quadragésimo quinto giro, o piloto da McLaren também passou Russell para ocupar a última vaga do pódio.
Hamilton, por fim, não conseguiu evitar a manobra de Leclerc no quinquagésimo primeiro giro, já que o monegasco ainda tinha pneus com metade da vida útil dos dele.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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