Torcida do Atlético de Madrid promove uso de máscaras para insultar Vinícius Júnior no clássico.
Movimento é iniciado nas redes sociais para facilitar ataques racistas ao jogador brasileiro do Real Madrid sem sofrer consequências.
A torcida do Atlético de Madrid prepara, mais uma vez, uma recepção hostil a Vinícius Júnior no clássico com o Real Madrid.
Nas redes sociais, torcedores da equipe mandante preparam uma mobilização com conotações racistas para insultar o jogador sem sofrer qualquer tipo de punição, com o uso de máscaras.
Nas redes sociais, a hashtag #MetropolitanoConMascarilla se tornou viral na Espanha.
Desde quarta-feira (25), torcedores do Atlético buscam fazer com que o maior número possível de pessoas compareça ao clássico deste domingo (29) com máscaras, para que Vinicius possa ser insultado, sem que seus agressores possam ser identificados.
Além disso, muitas mensagens racistas acompanham as publicações com a hashtag.
Atlético de Madrid (Espanha) e Real Madrid (Espanha) acontece neste domingo (29), às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano, com acompanhamento em tempo real no Globo Esporte.
Vinicius Júnior tem sido alvo recorrente de ataques deste tipo da torcida do Atlético de Madrid.
O episódio mais grave ocorreu na véspera de um clássico pela Copa do Rei, na temporada 2022/2023.
Naquele dia, um boneco vestindo a camisa de Vinicius apareceu pendurado em uma ponte perto do centro de treinamento do Real Madrid, em Valdebebas.
Meses depois, em uma partida contra a Internazionale na Liga dos Campeões, os atos racistas contra o brasileiro se repetiram.
""Monicius" quer que não haja insultos racistas (sic) e tem medo de dizer isso, a solução não é calar a boca. #MetropolitanoConMascarilla e dê um tapa no celular que você vê", escreveu um usuário da rede social X.
Uma conta chegou a publicar uma foto de duas pessoas com camisas do Atlético de Madrid e usando máscaras, acompanhadas de duas fotos de macacos.
O Real Madrid espera que a La Liga tome as medidas adequadas para evitar que o uso de máscaras permita qualquer tipo de insulto para quem a usa.
A equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti já deu vários avisos de que sairá de campo, em qualquer jogo, caso Vinicius ou outro jogador seja novamente vítima de um ataque racista.
Nesta quinta-feira (26), um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão por racismo em dois casos: contra Vinicius Junior e Chukwueze, em jogos contra Real Madrid e Villarreal.
O homem também está proibido de entrar nos estádios em partidas do futebol espanhol durante 3 anos.
O Real Madrid é o segundo colocado do Campeonato Espanhol, com 17 pontos, 4 pontos a menos que o líder Barcelona.
O Atlético de Madrid é o terceiro colocado, com 15 pontos.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário