Entidade tem entre seus filiados 4 dos clubes mais importantes da América do Sul.
A FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) celebra 46 anos neste domingo (29).
Fundada a partir da fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara e da Federação Carioca de Futebol com a Federação Fluminense de Desportos, a FFERJ é responsável pela organização, em média, de 3.500 jogos por ano.
São ao todo 21 competições sob a sua chancela, entre as quais o Campeonato Carioca em suas 5 divisões, Séries A, A2, B1, B2 e C,, a Copa Rio, o Carioca Feminino, além de vários torneios de base, masculinos e femininos, e o Campeonato Carioca de Futebol Amador da Capital.
A entidade é presidida por Rubens Lopes, que também é um dos vice-presidentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Ao longo dessas 4 décadas, a entidade foi dirigida inicialmente por Octávio Pinto Guimarães.
Depois dele, veio Eduardo Viana, e, na sequência, o atual mandatário.
A FFERJ tem uma centena de filiados, entre clubes e Ligas Amadoras, e dispõe em seus quadros de quatro dos principais clubes do Brasil e da América do Sul: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Nas mais diversas frentes de atuação, a FFERJ mantém em suas instalações o Instituto de Ciência do Futebol, órgão estatutário de viés acadêmico, ensino e pesquisa inerentes a matérias ligadas ao futebol, e um dos mais importantes cursos de arbitragem do Brasil, realizado na Escola de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (EAFERJ).
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a FFERJ pelo seu aniversário.
Reportagem: CBF.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário