sábado, 24 de outubro de 2020

Nos acréscimos

Grande Prêmio de Portugal: Hamilton brilha na última volta, supera Bottas e fatura a nonagésima sétima pole position na Fórmula 1.

Após dominar todos os treinos livres, finlandês chega perto de garantir o primeiro lugar no grid, mas hexacampeão dá o bote na tentativa derradeira e conquista posição de honra.

É até repetitivo, mas Lewis Hamilton mostrou por que é o melhor piloto da atualidade e dos maiores da história. 

Depois de ser superado pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas em quase todo o fim de semana do Grande Prêmio de Portugal e de ver o finlandês praticamente assegurar o primeiro lugar no grid com uma excelente volta em 1m16s754, o hexacampeão brilhou na última tentativa, já com o cronômetro zerado no Q3, e garantiu a nonagésima sétima pole na Fórmula 1, com 1m16s652.

Se vencer neste domingo (25) em Portimão, Hamilton chegará à nonagésima segunda vitória na Fórmula 1 e passará a ser o único recordista, superando o alemão Michael Schumacher.

O Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 começa às 10h10 (horário de Brasília) deste domingo (25), com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A narração será de Cleber Machado, com comentários de Luciano Burti e Felipe Giaffone. 

O globo esporte também mostra a corrida em vídeo.

Max Verstappen fez um bom treino e ficou em terceiro no grid, a apenas 0s252 da pole position, e Charles Leclerc fechará a segunda fila com a Ferrari. 

Sergio Pérez voltou a ser o melhor piloto da Racing Point e completou os cinco mais rápidos.

O grupo dos dez primeiros no grid também teve, da sexta à décima colocações, Alexander Albon (RBR), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Lando Norris (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Daniel Ricciardo (Renault).

Os três primeiros:

HAMILTON: "Não posso te dizer o quão difícil foi hoje! Apenas vi que Valtteri dominou toda sessão, e apenas estive escavando para acnar o tempo... Escolhi dar três voltas para ter uma chance de bater seu tempo".

BOTTAS: "Em último caso, eu poderia ter ido para duas voltas também... teria sido ótimo largar do lado limpo, mas vamos ver o que podemos fazer do segundo lugar."

VERSTAPPEN: "Estou feliz com o terceiro lugar, a volta foi decente. Não estamos muito atrás. A largada será importante. Sentiremos nossa forma durante a corrida e ver como iremos dali."

O que você precisa saber?

Pole position número 97 de Hamilton na Fórmula 1 e a nona na temporada 2020.

Com o quarto lugar, Leclerc repete sua melhor posição de largada no ano.

Pela quinta vez em 12 corridas, Pérez fica no top5 num grid de largada.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Bottas foi o primeiro a fazer uma volta competitiva, com 1m17s064, com Norris em segundo, a 0s463, e Pérez 0s565 atrás, em terceiro. 

Hamlton errou na primeira volta, mas depois melhorou e ficou apenas 0s050 atrás do companheiro, com Leclerc subindo para terceiro.

A sete minutos do fim do Q1, Verstappen se recuperou de um erro na curva 1 para, na volta seguinte, assumir o primeiro lugar, com 0s066 de vantagem sobre Bottas, que tinha baixado sua marca para 1m16s945. 

No minuto seguinte, Hamilton pulou para a liderança, com 1m16s828. Gasly fez um excelente Q1 e ficou em quarto.

Raikkonen chegou a deixar a zona de corte ao passar Giovinazzi em sua tentativa final, mas Russell conseguiu a décima quinta posição na última volta e se classificou. 

Já Vettel, que chegou a correr risco de ser eliminado, também melhorou na última volta e subiu para sétimo.

Eliminados:

Décimo Sexto Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

Décimo Sétimo Lugar: ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Décimo Oitavo Lugar: ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

Décimo Nono Lugar: KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Vigésimo Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Com pneus médios, Bottas já conseguiu 1m16s466 na primeira volta lançada, enquanto Hamilton foi atrapalhado por Vettel em sua tentativa. 

Na segunda volta, o inglês conseguiu subir para segundo, mas a 0s358 do finlandês. 

Usando compostos macios, Verstappen fez o terceiro tempo, a 0s630 do líder.

No minuto final, Ricciardo rodou e bateu de leve na proteção de pneus após ser atrapalhado pelo tráfego, mas ainda assim conseguiu se classificar para o Q3 com a última vaga, desbancando o companheiro de equipe Ocon por apenas 0s133. 

No entanto, os danos no carro de Ricciardo impediram que o australiano participasse do Q3.

O destaque negativo do Q2 foi Sebastian Vettel, que ficou apenas com a décima quinta colocação no grid, atrás mesmo até da Williams de George Russell. 

É a pior sequência de classificações do tetracampeão, que ficou pela sétima corrida consecutiva fora do Q3.

Eliminados:

Décimo Primeiro Lugar: ESTEBAN OCON (RENAULT)

Décimo Segundo Lugar: LANCE STROLL (RACING POINT)

Décimo Terceiro Lugar: DANIIL KVYAT (ALPHATAURI)

Décimo Quarto Lugar: GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Décimo Quinto Lugar: SEBASTIAN VETTEL (FERRARI)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole: Bottas abriu a etapa final da classificação fazendo 1m16s986, com Hamilton apenas 0s047 atrás. 

No finalzinho, o hexacampeão baixou a melhor marca para 1m16s934, mas Bottas foi ainda mais rápido, com 1m16s754. 

Só que Hamilton fez uma última tentativa e sacramentou mais uma pole position impressionante, com 1m16s652.

Verstappen chegou momentaneamente a ficar em segundo lugar antes da última tentativa de Hamilton, mas ficou mesmo em terceiro lugar, com Leclerc e Pérez garantindo as posições restantes no top5.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário