sábado, 31 de outubro de 2020

Inversão de papéis

Grande Prêmio da Emilia-Romagna: Bottas supera Hamilton na última volta e conquista quarta pole no ano.

Finlandês desta vez bate companheiro de equipe por 0s097 e larga na frente pela décima quinta vez na carreira. 

Verstappen fica em terceiro à frente de Gasly, com capacete em homenagem a Senna.

Os papéis se inverteram na classificação do Grande Prêmio da Emilia-Romagna: desta vez foi Valtteri Bottas quem superou o companheiro de equipe Lewis Hamilton na última volta e conquistou a pole position em Imola. 

O hexacampeão liderava o Q3 e tinha baixado sua melhor marca na última tentativa, mas o finlandês veio a seguir e fez 1m13s609, superando o líder do campeonato deste ano em 0s097.

A terceira colocação no grid ficou mais uma vez com Max Verstappen, da RBR. 

Com um capacete em homenagem a Ayrton Senna, que morreu após acidente em Imola em 1994, Pierre Gasly levou o carro da AlphaTauri a um excelente quarto lugar, melhor resultado da equipe num grid. 

Daniel Ricciardo (Renault) fechou o grupo dos cinco mais rápidos.

Alexander Albon (RBR) ficou com a sexta colocação, e completaram os dez primeiros, da sétima à décima posições, Charles Leclerc (Ferrari), Daniil Kvyat (AlphaTauri), Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz Jr. (McLaren).

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1 começa às 9h10 (horário de Brasília) deste domingo (1º), com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A narração será de Cleber Machado, com comentários de Luciano Burti e Felipe Giaffone. 

O globo esporte também mostra a corrida em vídeo.

Os três primeiros:

BOTTAS: "Esta pista é linda, e é uma sensação ótima conseguir a pole - fiquei tremendo depois! Eu sabia na última volta que tinha de arriscar e ir forte, e o carro respondeu. É um bom lugar para largar amanhã e estou ansioso por isso".

HAMILTON: "Valtteri (Bottas) fez um ótimo trabalho, foi uma péssima volta minha! Essas coisas acontecem, a pista é inacreditável, especialmente a velocidade que estamos percorrendo."

VERSTAPPEN: "Não foi uma grande classificação por causa do problema (no motor), não fizemos muitas voltas. Definitivamente parecemos ter um pouco de dificuldade, mas o terceiro lugar não é ruim".

O que você precisa saber?

Quarta pole de Bottas no ano e décima quinta na trajetória na Fórmual 1.

Quarto lugar de Gasly é o melhor resultado da AlphaTauri numa classificação.

Russell bateu um companheiro de equipe numa classificação pela trigésima terceira vez seguida.

Nona vez consecutiva que Vettel fica fora do Q3.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Verstappen foi o primeiro dos favoritos a marcar volta, mas não conseguiu superar o tempo inicial de Kvyat, enquanto Gasly, após errar na Rivazza, ficou em terceiro, depois melhorando para segundo. Hamilton assumiu o primeiro lugar a 11 minutos do fim, com 1m15s144, e Bottas errou a primeira tentativa. 

Logo depois, Leclerc surpreendeu e tomou a primeira posição, com 1m15s123.

Verstappen chegou a liderar brevemente, mas Hamilton baixou para 1m14s574, e Bottas logo em seguida ficou a apenas 0s052 do companheiro de equipe, mas teve sua volta anulada por exceder os limites da pista e seguiu na penúltima colocação.

O finlandês teve de usar um jogo extra de pneus macios para garantir vaga no Q2 e conseguiu um tempo confortável de 1m14s634, a 0s060 de Hamilton. 

Este melhorou ainda mais sua marca e fez 1m14s229, mas Bottas foi mais veloz e terminou o Q1 com 1m14s221.

No minuto final, os dois pilotos da Haas, que estavam avançando ao Q2, foram eliminados, com direito a uma escapada de Magnussen. 

Também caíram os dois pilotos da Alfa Romeo e Nicholas Latifi, da Williams.

Eliminados:

Décimo Sexto Lugar: ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

Décimo Sétimo Lugar: KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Décimo Oitavo Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

Décimo Nono Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Vigésimo Lugar: ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Hamilton começou o Q2 fazendo 1m14s643, mas Bottas foi 0s058 mais rápido e assumiu a liderança - ambos os pilotos da Mercedes usaram pneus médios. Eles foram seguidos por Gasly e Kvyat, em mais um bom desempenho da AlphaTauri.

Já Verstappen teve de abortar sua primeira volta lançada após relatar falta de potência no motor por causa de uma vela defeituosa, imediatamente a equipe começou a trabalhar freneticamente para consertar o problema. 

Já Albon cometeu mais um erro e rodou na sua tentativa na Variante Alta.

No último minuto do Q3, Verstappen conseguiu encaixar uma boa volta e ficou em quarto, sendo superado na sequência por Albon. 

As surpresas ficaram por conta das eliminações dos dois pilotos da Racing Point, além de Ocon, que vinha andando bem desde o treino livre. 

Vettel foi eliminado de um Q3 pela nona vez seguida e ficou em décimo quarto, atrás de Russell.

Eliminados:

Décimo Primeiro Lugar: SERGIO PÉREZ (RACING POINT)

Décimo Segundo Lugar: ESTEBAN OCON (RENAULT)

Décimo Terceiro Lugar: GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Décimo Quarto Lugar: SEBASTIAN VETTEL (FERRARI)

Décimo Quinto Lugar: LANCE STROLL (RACING POINT)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole: Depois de um atraso para limpeza da pista, o começo do Q3 teve Hamilton fazendo 1m13s781, e Bottas, após fazer os dois melhores primeiros setores, errou no terceiro e ficou 0s031 atrás do companheiro de equipe. 

Verstappen não conseguiu se aproximar das Mercedes na primeira tentativa e ficou 0s7 atrás.

Na última volta, Hamilton baixou sua própria marca em 0s075, mas Bottas foi ainda mais rápido e conquistou a pole position 0s097 à frente do companheiro.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário