domingo, 25 de agosto de 2024

Vitória de Norris na Holanda

Norris vence e encerra reinado de Verstappen em casa.

Britânico se tornou primeiro piloto além do holandês da RBR a vencer no Circuito de Zandvoort neste século. 

Leclerc completou pódio segurando Piastri no fim da corrida.

Nem a presença da torcida ou o retrospecto de 3 vitórias impediram Lando Norris de fazer de Max Verstappen, em sua ducentésima corrida na Fórmula 1, ser coadjuvante do Grande Prêmio da Holanda deste domingo (25). 

Após perder a liderança na largada, o piloto da McLaren recuperou-se e fez do rival mero espectador da sua segunda vitória em 2024, com 22 segundos de vantagem. Charles Leclerc completou o pódio em terceiro lugar.

Até então, Max era o único vencedor da prova no Circuito de Zandvoort, que retornou à Fórmula 1 em 2021 e chegou neste fim de semana em sua quarta edição no século XXI. 

A prova esteve fora do calendário desde 1985. 

No século XX, Jim Clark anotou o recorde de triunfos com 4 conquistas. 

A expectativa de Verstappen igualá-lo, porém, foi frustrada, e o piloto da RBR não vence há cinco Grandes Prêmioss.

A conquista ainda teve um gostinho especial para Norris: pela primeira vez, após 3 tentativas frustradas, ele conseguiu converter uma pole position em vitória. 

Essa foi a segunda vez que a McLaren venceu em Zandvoort a partir da posição de honra no grid. 

O time tem quatro vitórias na Holanda, uma a mais que a RBR.

Apesar da derrota, Verstappen ainda lidera o campeonato de pilotos com 295 pontos, 70 pontos a mais que Norris. 

E se a RBR segue líder do Mundial de construtores, a diferença para a McLaren continua caindo: agora, foi de 42 pontos para 30 pontos.

Com o terceiro lugar de Leclerc, a Ferrari chegou a 26 pódios em Zandvoort, sustentando o recorde da pista. 

A escuderia tem 12 top 3 nesta temporada, vindo de outro terceira colocação do monegasco no Grande Prêmio da Bélgica.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 1º de setembro, com o Grande Prêmio da Itália. 

A prova é válida como a décima sexta desta temporada. 

A largada: Norris reagiu bem, mas não foi tão rápido ao acelerar e por isso, abriu caminho para Verstappen assumir a liderança ainda na primeira curva. 

Logo atrás, Piastri também não teve um bom começo de prova e viu Russell passá-lo para ocupar a terceira colocação.

Rápida recuperação trouxe liderança de volta: O lamento pela largada ruim durou pouco para Norris. 

A partir da décima segunda volta, a diferença de pouco mais de 1 segundo que ele tinha para Verstappen começou a cair. 

O tricampeõa se queixou, ao longo da disputa, por não conseguir virar o carro na curva 10. 

O veículo não respondia aos seus comandos e saía de traseira.

A aderência dos pneus do holandês também dificultavam sua vida; no décimo oitavo giro, ele viu o rival da McLaren passá-lo na reta sem poder oferecer resistência.

Em 5 voltas, Norris abriu 3s sobre o piloto da RBR e seguiu ampliando sua vantagem. 

Max visitou os boxes na vigésima sétima volta, antecedendo o rival britânico que conseguiu recuperar a posição logo após os pit stops dos adversários atrás. 

Uma vez de volta à liderança, Norris estendeu sua vantagem na ponta de 8s7 para 14s4 em 20 voltas e esteve longe de ser incomodado pelo tricampeão até o fim.

Quem fica com a última vaga do pódio?

Russell se manteve em terceiro, à frente de Piastri e Leclerc, mas acabou prejudicado pelo atraso em seu pit stop. 

Ele visitou os boxes na volta 26, logo depois do monegasco da Ferrari, o primeiro dentre os pilotos do pelotão da frente. 

No entanto, a Mercedes demorou ao afixar seus pneus dianteiros.

Deste modo, o britânico voltou à pista atrás de Leclerc, que apareceu no pódio, de forma provisória, quando as posições foram reestabelecidas depois da primeira janela de paradas. 

Russell ainda foi ultrapassado por Piastri na volta 40. 

15 giros depois, ele pôs pneus macios e caiu para o sétimo lugar.

Depois da superar Russell, Piastri seguiu na cola de Leclerc a partir do quadragésimo sétimo giro. 

O monegasco, porém, esteve longe de ser uma presa fácil e defendeu-se pelo restante da prova, embora sua vantagem tenha diminuído até o fim da disputa.

Hamilton pontua após largar em décimo quarto lugar: Perdendo 3 posições no grid por atrapalhar Pérez na classificação, Hamilton largou do fundo do grid calçando pneus macios. 

Em 15 voltas, porém, ele já ocupava o décimo lugar. 

4 giros depois ultrapassou Fernando Alonso para obter o nono lugar, antes de visitar os boxes para trocar os pneus macios pelos duros na vigésima quinta volta.

Depois das primeiras paradas do resto do grid, o veterano já era oitavo, mantendo sua posição depois de outro pit stop - desta vez, para retornar aos macios.

Ultrapassagem quádrupla?

Isso mesmo! 

Na quadragésima primeira volta, Magnussen caiu de décimo lugar para décimo quarto lugar depois de sofrer uma inacreditável ultrapassagem tripla. 

Gasly, Albon e Alonso o passaram simultaneamente, e logo em seguida, o piloto da Haas ainda perdeu mais uma posição para Lance Stroll.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário