sexta-feira, 26 de março de 2021

Novo desafio

Técnico campeão da Champions, Guus Hiddink estreia com goleada no comando de Curaçao.

Ex-Real Madrid, Chelsea, seleção da Holanda e com três participações em Copas no currículo, veterano treinador inicia desafio por pequena ilha caribenha de apenas 173 mil habitantes.

Aos 74 anos, o que um técnico que já foi campeão da Liga dos Campeões, treinou Real Madrid, Chelsea e chegou a duas semifinais de Copa, ainda pode sonhar? 

Quem sabe fazer história por uma pequena ilha caribenha. 

Com essa missão, Guus Hiddink estreou nesta quinta-feira, no comando de Curaçao.

O veterano treinador holandês, que levou o PSV ao título da Champions em 1988, foi anunciado como técnico da inexpressiva seleção caribenha em agosto do ano passado. 

No entanto, com o adiamento das eliminatórias, a estreia oficial ficou para depois. 

E, nesta quinta-feira (25), ele viu sua equipe golear São Vicente e Granadinas por 5 a 0, pelas eliminatórias das Américas do Norte e Central, para a Copa do Mundo de 2022.

Além da Holanda, Guus Hiddink também comandou as seleções da Coreia do Sul, Austrália, Turquia e a equipe sub-21 e olímpica da China. 

Ele chegou às semifinais da Copa de 1998, pela Holanda, e de 2002, com os sul-coreanos. 

Curaçao participa de sua quarta edição das eliminatórias e nunca foi ao Mundial.

Curaçao é um arquipélago ao norte da costa venezuelana e foi colônia dos Países Baixos. 

O holandês é uma das línguas oficiais no país. 

Ex-atacante da seleção holandesa, Patrick Kluivert também chegou a comandar a seleção caribenha nas eliminatórias para a Copa de 2018.

A seleção conta com jogadores que atuam na Eredivisie, a elite do futebol holandês, como Juninho Bacuna e Leandro Bacuna, ambos do Groningen, além do meia Vurnon Anita, ex-Ajax, Newcastle e Leeds United e que atualmente defende o Waalwijk.

Curaçao está no Grupo C da primeira fase das eliminatórias da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), que conta também com Cuba, Guatemala e as Ilhas Virgens Britânicas. 

Apenas o líder da chave avança para o mata-mata da segunda fase contra os primeiros colocados dos demais grupos.

Os três vencedores se juntam a Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e México no Octogonal Final, que dá três vagas diretas à Copa do Mundo e um lugar na repescagem.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário