terça-feira, 30 de março de 2021

Decisão na justiça

Justiça manda governo retomar restrições no Distrito Federal e agenda esportiva pode ser cancelada.

Liminar determina a volta das medidas de isolamento em Brasília a partir de quinta-feira (1º), com proibição de jogos de futebol e outros eventos esportivos. 

Governo vai recorrer.

Uma decisão liminar da Justiça Federal, proferida na noite desta terça-feira (30), determina que o Governo do Distrito Federal retome as medidas restritivas para combate à pandemia na cidade a partir do dia 1º de abril. 

Com isso, eventos esportivos estariam proibidos novamente em Brasília, colocando em risco uma extensa agenda programada para as próximas semanas na capital federal.

Na decisão, a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira determina que sejam retomadas as regras de isolamento que ficaram em vigor no Distrito Federal durante todo o mês de março, com fechamento de serviços considerados não essenciais. 

O governo local havia liberado a volta de uma série de atividades na última segunda-feira, após 29 dias de restrições.

[Espaços devem ficar fechados] "até que a ocupação de leitos de UTI COVID-19 da rede pública, esteja entre 80% a 85% de sua capacidade de lotação, e, concomitantemente, a lista de espera de leitos UTI COVID-19 da rede pública esteja com menos de 100 (cem) pacientes", diz trecho da decisão da Justiça.

Nesta terça-feira (30), a ocupação das UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) públicas no Distrito Federal foi estimada em 95%. 

Já a lista de espera por leito de UTI para Covid-19 era de 271 pacientes adultos.

Agenda esportiva em risco: A realização de eventos esportivos profissionais está entre as atividades liberadas pelo governo do Distrito Federal esta semana, o que vem movimentando a agenda na cidade: nesta terça-feira (30), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou para o estádio Mané Garrincha a realização do jogo entre Santos e San Lorenzo, pela fase preliminar da Taça Libertadores da América, no dia 13 de abril, e da partida de volta da Recopa Sul-Americana, entre Palmeiras e Defensa Y Justicia, no dia 14 de abril.

Nos bastidores da CBF, também é dada como certa a realização no Mané Garrincha da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, no dia 11 de abril. 

Ainda está previsto para o estádio de Brasília o clássico entre Flamengo e Vasco, pelo Campeonato Carioca, no dia 15 de abril.

Estádios do Distrito Federal já estão recebendo jogos do Campeonato Brasiliense, foram três partidas realizadas nesta terça-feira (30). 

Na quinta-feira (1º), a capital federal também será sede do jogo entre Treze-PB e Botafogo-PB pela Copa do Nordeste.

Além da agenda de futebol, Brasília está programada para receber a partir da próxima quinta-feira os 30 jogos que encerram a fase de classificação do NBB (Novo Basquete Brasil). 

A cidade ainda tem agendados três jogos das quartas de final da Superliga B de vôlei para o próximo fim de semana.

Toda essa agenda fica em risco com a decisão liminar proferida pela Justiça Federal nesta terça-feira (30). 

No entanto, o Governo do Distrito Federal já informou que irá recorrer da decisão nas próxima horas.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário