quinta-feira, 25 de março de 2021

Luta fora de campo

Hungria e Polônia celebram fraternidade entre os países em jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Nesta semana foi comemorado o "Dia da Amizade Húngara-Polonesa". 

Ano de 2021 também marca centenário do primeiro jogo de futebol entre as duas nações.

Hungria e Polônia começaram a disputa das eliminatórias para a Copa de 2022 nesta quinta-feira (25). 

Rivais em campo, as nações exibiram nas arquibancadas uma faixa e uma bandeira para celebrar o histórico de fraternidade entre os dois povos. 

Nesta semana, no dia 23 de março, foi comemorado o "Dia da Amizade Húngara-Polonesa", data oficializada pelos parlamentos de Hungria e Polônia em 2007.

O ano de 2021 também marca o centenário do primeiro jogo de futebol entre as duas equipes, disputado em dezembro de 1921. 

Uma faixa na arquibancada da Puskas Arena trouxe o termo "fraternidade", enquanto uma grande bandeira exibiu a mensagem "100 anos de futebol, 1000 anos de amizade" nos idiomas húngaro e polonês.

Da Idade Média à Segunda Guerra: A primeira ligação entre os povos húngaro e polonês se deu na Idade Média, quando os países tiveram o mesmo rei em mais de uma ocasião, apesar de não fazerem fronteira, conforme explicado pelo historiador polonês Gábor Lagzi em entrevista ao site da BBC.

No século XIV, o rei húngaro Luís, o Grande, herdou o trono polonês após a morte de seu tio materno, então rei da Polônia. 

Após a morte de Luís, sua filha se tornou rainha da Polônia. 

Anos depois, em 1576, outro húngaro foi rei na nação amiga, quando o povo polonês elegeu o István Bathóry como governante.

Conforme explicado por Lagzi, Polônia e Hungria também compartilham um herói nacional, o general polonês Józef Well, importante no contexto da "Primavera dos Povos", em 1848. 

Well lutou pela independência da Hungria contra a Áustria e também em revoltas polonesas contra o Império Russo.

No século passado, durante Segunda Guerra Mundial, a Hungria também aceitou mais de 100 mil refugiados poloneses, mesmo com os países em lados opostos do conflito.

Dia da Amizade e ditado popular: Esses são apenas alguns exemplos históricos de momentos em que Hungria e Polônia estiveram juntas.

Em 2007, os parlamentos dos dois países aprovaram o "Dia da Amizade" entre as nações, comemorado com festividades em todo dia 23 de março. 

A votação se deu de forma unânime, sem nenhum voto contrário ou abstenção.

A amizade entre os povos é tão forte que, na Hungria, há o seguinte ditado popular: "Dois bons amigos da Hungria e da Polônia lutam e bebem juntos".

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário