segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Manter a base campeã

Corinthians tenta se blindar contra desmanche de estrelas após título do Campeonato Brasileiro Feminino.

São 13 jogadoras com contrato até o fim do ano, e técnico Lucas Piccinato mostra preocupação ao projetar 2025.

Manter-se no topo é mais difícil do que chegar, segundo discurso comum da filosofia esportiva. 

O Corinthians feminino alcançou o lugar mais alto e lá permaneceu (e permanece) há tempos. 

Porém, a partir de 2025, o clube pode enfrentar mais dificuldades: depois do hexacampeonato brasileiro conquistado no domingo passado, 2 de setembro, a diretoria trabalha para tentar evitar um desmanche.

Ao todo, 13 jogadoras do elenco têm contrato só até 31 de dezembro deste ano. 

Algumas estrelas do elenco estão neste grupo, casos da lateral-esquerda Yasmim, da meia Vic Albuquerque e das atacantes Gabi Portilho, Jheniffer e Millene.

O Corinthians ainda disputa Campeonato Paulisto e Taça Libertadores da América neste ano, mas se mobiliza para tentar manter as grandes destaques para 2025. 

Houve movimento recente com a meia Duda Sampaio, outra com contrato até dezembro e que renovou até o fim de 2028.

A situação dos contratos curtos preocupa o técnico Lucas Piccinato, que imagina a perda de algumas peças para o próximo ano.

"É um grupo vencedor e gostaria de contar com as renovações, mas temos que entender a realidade do futebol. Estamos passando por um momento em que mercado europeu e americano têm grana muito forte. Então um time vitorioso como o Corinthians vai se destacar e as atletas vão chamar a atenção", discursou o treinador.

"A diretoria tem feito esforços inimagináveis e feito o que está no nosso alcance, mas entendemos que atletas têm que alçar voos como Adriana e Tarciane; terão atletas que vão pasasar por isso, é um processo natural", acrescentou.

Piccinato citou dois nomes que prevê com força no mercado de transferências.

"A (Gabi) Portilho está disputando entre as 30 do mundo, a Vic (Albuquerque) é a artilheira do time. Sabemos que o assédio é grande, vamos passar por uma janela de transferências difícil para 2025. Essas meninas têm o sonho de jogar fora do país. Se tivermos situação de saída, vamos lutar para ter reposições à altura", destacou.

Ainda quando era gerido por Cris Gambaré, hoje na seleção brasileira, o Corinthians tentava a renovação de Portilho, Jheniffer e Yasmim. 

Porém, sem avanço nas negociações.

Das medalhistas de prata em Paris, além de Duda Sampaio com contrato até 2028, Tamires e Yayá estão compromissadas com o clube até o fim de 2025.

A diretora do departamento feminino, Iris Sesso, manifestou publicamente o desejo de contar com Portilho, Jheniffer e Yasmim para a próxima temporada, mas sabe da dificuldade diante do mercado.

"Quem segue no Corinthians no 2025 é a Duda Sampaio, vocês já sabem. Renovou por quatro anos. As outras atletas estão com propostas de renovação. Porém, elas têm o tempo delas", declarou.

"Elas estão focadas no campeonato, o Brasileiro acabou agora, já tem que virar a chavinha para Libertadores e o Paulista também continuando. Então, acho que elas estão certas em focar até o final da temporada. Cada um tem o seu tempo. Mas o clube, sim, tem interesse em renovar com elas. Porém, a gente tem que ter respeito no tempo de cada uma", finalizou.

Confira as jogadoras com contrato até o fim do ano:

Mary Camilo (goleira)

Yasmim (lateral)

Carol Tavares (lateral)

Isabela (lateral)

Ju Ferreira (volante)

Vic Albuquerque (meia)

Carol Nogueira (atacante)

Ellen (atacante)

Fernanda (atacante)

Gabi Portilho (atacante)

Jheniffer (atacante)

Jhonson (atacante)

Millene (atacante)

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário