quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Homenagem no Cristo Redentor

Cristo Redentor reflete camisa do Villarreal para celebrar parceria com Resende e Pelé Academia.

Clube espanhol sela acordo de colaboração com Resende para desenvolvimento de jovens talentos.

O Cristo Redentor refletiu a camisa do Villarreal na noite desta quinta-feira (12), para celebrar a parceria do clube espanhol com o Resende e a Pelé Academia. 

A projeção do manto do Submarino Amarelo no Cristo Redentor foi o auge da cerimônia que selou o acordo de colaboração.

Além do staff do clube espanhol e do Centro de Treinamento do Resende, que leva o nome do Atleta do Século, o evento reuniu ex-jogadores, personalidades do mundo da bola e celebridades. 

Marcos Senna, ídolo e embaixador do Villarreal, foi uma das atrações, em coletiva que também contou com o CEO do clube, Fernando Roig, o diretor comercial Juan Antón, e Eduardo Gomes e Marcelo Montenegro, respectivamente CEO e sócio da Pelé Academia.

O anúncio contou com a presença do brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna, que é ídolo do Villarreal, foi semifinalista de Champions no clube e campeão europeu com a Espanha. 

Senna ainda mora em Valencia, cidade próxima a Villa-real (nome da cidade local do clube quase homônimo), e hoje ocupa o cargo de diretor de relações institucionais do time espanhol.

Essa parceria tem como propósito fortalecer os laços do futebol entre América do Sul e Europa, funcionar como uma ferramenta para o desenvolvimento de jovens talentos e formar treinadores em nível internacional. 

Como resultado, o acordo não só beneficiará as operações da Pelé Academia como também contribuirá para o aprimoramento do futebol de base no Brasil e a elevação do padrão de treinamento nacional.

"Hoje, posso voltar ao meu país para concretizar um sonho. Nem no melhor deles poderia imaginar que isso pudesse acontecer. O Villarreal é um clube que prioriza as categorias de base, assim como a Pelé Academia. Então, é um casamento perfeito. É o princípio de um projeto que vai dar certo", disse Marcos Senna.

O projeto encerra parceria de cinco anos com o Lyon, que hoje tem como acionista o empresário americano John Textor. 

Embora não tenha havido consequências a partir desse acordo desde o momento em que Textor comprou a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo, há também impedimento legal para a parceria entre Resende e Lyon continuar. 

Isto porque a lei das SAFs no Brasil prevê o seguinte que "o acionista controlador da Sociedade Anônima do Futebol, individual ou integrante de acordo de controle, não poderá deter participação, direta ou indireta, em outra Sociedade Anônima do Futebol."

Textor comprou 90% das ações da SAF do Botafogo no primeiro trimestre de 2022 e negociou a aquisição de 77% das ações do clube francês em dezembro do mesmo ano. 

Em 2022 e 2023, o Resende jogou o Campeonato Carioca da primeira divisão, sendo rebaixado na última temporada. 

Este ano, na segundona do Carioca, terminou na nona colocação.

Villarreal prevê intercâmbio: Fundado em 1923, o "submarino amarelo", em referência à famosa música dos Beatles e a camisa amarela do clube, foi adquirido em 1997 pelo bilionário empresário espanhol Fernando Roig. 

O clube desenvolve ao redor do mundo, em cerca de 30 unidades, um projeto de expansão internacional chamado Villarreal Academy. 

Para identificar e desenvolver talentos. 

Com reprodução de metodologia e aspectos da formação e de educação de jovens atletas.

Há parcerias na Argentina, nos stados Unidos na China e na Coreia do Sul, por exemplo. 

No Brasil, o acordo foi fechado com Marcelo Montenegro, que é filho do ex-presidente do Botafogo Carlos Augusto Montenegro. 

O selo da Pelé Academia que o Resende possuiu foi também chamariz para fechar o acordo.

Os últimos investimentos em categorias de base permitiram o Villarreal crescer na formação de atletas. 

Cotado entre os melhores do mundo, o meio-campista Rodri é o maior expoente dos jogadores revelados na base do Villarreal. 

Pau Torres, hoje no Aston Villa e da seleção espanhola, também saiu das "canteras" do clube de Valencia.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário