Cristiano Ronaldo alcança 1 bilhão de seguidores nas redes sociais e celebra com live.
Canal pessoal no youtube, lançado há menos de um mês, impulsiona o alcance midiático do craque português.
Nenhuma outra personalidade no mundo, esportiva ou não, tem tantos fãs quanto ele nessas plataformas.
Quando chegou aos 900 gols na carreira, semana passada, Cristiano Ronaldo brincou: "Os recordes me perseguem".
E parece que não é só dentro de campo que o português atrai números impressionantes.
Nesta quinta-feira (12), CR7 atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de seguidores nas redes sociais, somando todas as suas plataformas.
Em agosto, Cristiano Ronaldo ampliou sua presença nas mídias sociais com o lançamento do seu canal pessoal no Youtube, e o sucesso foi imediato.
Os 60 milhões de inscritos em menos de um mês ajudaram o craque a atingir a marca inédita, que nenhuma personalidade no mundo conseguiu, seja ela do esporte ou não.
O atacante português celebrou fazendo uma live diferente no Youtube, com os números das suas plataformas sendo atualizados em tempo real.
"À medida que se aproxima dos capítulos finais de sua carreira como jogador, CR7, que já tem o perfil de atleta mais seguido do Instagram, agora investe em construir mais um canal pra manter relação direta com sua base de fãs e propiciar novas oportunidades de negócio no futuro", opina Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Além dos 60 milhões no Youtube, ele possui 639 milhões no Instagram, 170 no Facebook e 113 no X (antigo twitter), além de bons números em duas redes sociais chinesas, a Kuaishou (9 milhões) e a Weibo (7 milhões).
Para se ter uma ideia da dimensão desses números, somente uma conta tem mais seguidores do que Cristiano no Instagram: a própria conta do Instagram!, com 672 milhões.
De acordo com a Hopper HQ, empresa especializada em redes sociais, Cristiano Ronaldo recebe, em média, 1,3 milhão de euros por publicação (mais de R$ 10 milhões) promovendo seus patrocinadores no Instagram.
Essa cotação, de acordo com profissionais do mercado, já teria aumentado em 2024 e chegado a 1,8 milhão de euros (cerca de R$ 12 milhões) por post.
Em 2021, o astro português teve o post mais caro do Instagram.
Segundo levantamento da consultoria Statista, o jogador cobrou, em média, 1,6 milhão de dólares (mais de R$ 8 milhões) por post na rede social.
"É um ativo que pode trazer um retorno após a carreira muito maior do que como agora como atleta. O Cristiano está na última etapa da carreira como atleta, que pode levar alguns anos pelo super profissional que é. Essa conexão vai além da parte financeira, mas de conexão com fãs de todo o mundo. Se ter mais de meio bilhão de seguidores é um feito incrível, imagina obter dados exatos de onde eles estão, suas idades, para que time torcem, qual idioma falam, entre outras coisas. É assim o digital, é um canhão o que ele tem em mãos", opina Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo.
"As redes sociais, hoje, fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, e aquelas consideradas públicas não só podem como devem saber utilizá-las de uma forma totalmente profissional, pois são verdadeiras ferramentas de parcerias comerciais e até sociais. Por isso é cada vez mais importante e fundamental ter um staff qualificado, que consiga conduzir esses conteúdos de uma forma profissional, sem perder a autenticidade dos próprios donos dessas contas, que é o que o CR7 faz com perfeição", pontua Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport, agência de experiências esportivas.
Uma das perguntas que ficam no ar é porque jogadores de futebol ainda estão à frente de celebridades musicais ou do entretenimento, por exemplo.
"Os atletas despertam naturalmente mais interesse do que os músicos porque a atividade dos atletas envolve algo único, que a música é outras artes não oferecem, que são as emoções relacionadas a imprevisibilidade dos jogos que disputam. Um artista lança um novo álbum, e com esse, já sabemos o que ele fará e vai divulgar por ao menos um ano. De um grande atleta, você não sabe sequer o que ele fará em três dias, no seu próximo jogo. Isso é único do esporte", analisa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
A empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, se tornou acionista majoritária e controladora da TFM Agency, companhia com mais de 20 anos de experiência no futebol mundial, e que administra a carreira de centenas de atletas.
"Hoje os atletas enxergam inúmeras oportunidades de negócios fora do esporte. As redes sociais, desde que sejam bem geridas e administradas por quem comanda, se tornaram um espaço valioso. As empresas têm percebido esta tendência e, muitas vezes, quando um acordo de patrocínio é fechado com uma celebridade do meio esportivo, há um planejamento para ações e campanhas nas mídias sociais, que possuem um alcance cada vez maior com o público", afirma Victor Schildt, formado em Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing da ESPM e diretor da Recoma, empresa especializa em infraestrutura esportiva e que tem os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti, Maurren Maggi e Rafael Silva, o Baby, como embaixadores.
No Top 10 de celebridades com mais seguidores no Instagram, por exemploz aparecem Lionel Messi (502 milhões), Selena Gomez (429 milhões), Kylie Jenner (400 milhões), The Rock (397 milhões), Ariana Grande (380 milhões), Kim Kardashian (364 milhões), Beyoncé (320 milhões), Khloé Kardashian (310 milhões) e curiosamente a conta da marca de material esportivo Nike (307 milhões).
Entre os brasileiros, Neymar aparece como o atleta com mais seguidores: 220 milhões.
"Esses números reforçam o resultado efetivo do planejamento estratégico, a dedicação, o foco, o produto incomparável que o CR7 alcançou", afirma Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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