quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Undeca? Hendeca?

Professor Pasquale explica termo correto para provável título do Palmeiras.

Torcedor poderá escolher entre palavras de origens latina ou grega. 

Veja a explicação.

O Palmeiras está muito perto de conquistar seu décimo primeiro título brasileiro e aumentar ainda mais sua galeria de conquistas e hegemonia no futebol nacional.

Mas uma dúvida surgiu nas últimas semanas sobre o termo a ser utilizado para se referir aos prováveis 11 troféus conquistados pelo Verdão. 

Bi, tri, tetra, penta e aí por diante se tornaram populares para qualificar os campeões em sequências. 

Mas, afinal, qual a maneira correta de dizer que um time foi onze vezes campeão?

Um dos professores mais conhecidos do Brasil explicou ao Globo Esporte que são duas as formas corretas de se referir a um time onze vezes campeão: undeca ou hendecampeão. 

Ambas possuem origens distintas.

"Quem ganha um campeonato onze vezes é o quê? A gente lembra, claro, quem ganha duas vezes é bicampeão, quem ganha três vezes é tricampeão, isso não se escreve com hífen, tudo junto. E quem ganha onze vezes pode escolher. Pode escolher o elemento latino undeca, que começa se escrevendo com u, ou o elemento grego hendeca, que começa com h".

"Campeão é uma palavra interessante porque tem relação com a palavra campo, o campo de batalha, é essa a ideia lá para trás, nos primórdios, o uso da palavra. A gente espera, claro, que um time que está em campo não chegue a tanto, essa ideia de batalha campal, guerra. Basta jogar e ser melhor do que o adversário para ganhar as partidas, o campeonato e ser campeão, bicampeão, tricampeão...undecacampeão, sem hífen e tudo junto começando com u, ou hendecacampeão, começando com h, também sem hífen tudo junto. Tanto faz, escolha você a forma que achar melhor", explica o professor Pasquale Cipro Neto.

Segundo o professor Pasquale, são duas as maneiras corretas de se referir aos 11 títulos:

Undecacampeão: palavra com origem latina;

Hendecacampeão: palavra com origem grega.

Se confirmar os 11 títulos, o Palmeiras amplia a vantagem como o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro, desde a unificação das conquistas feita pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a partir de 1959.

O segundo da lista é o Santos, com 8 conquistas, seguido por Flamengo e Corinthians (7 títulos); São Paulo (6 títulos); Cruzeiro, Fluminense e Vasco (4 títulos); Internacional (3 títulos); Bahia, Botafogo, Grêmio e Atlético-MG (2 títulos); e Athletico-PR, Coritiba, Guarani e Sport, com uma conquista cada.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário