quinta-feira, 27 de junho de 2024

Demissão na seleção de basquete feminino

José Neto pede demissão e não é mais técnico da seleção feminina de basquete.

À frente da equipe desde 2019, treinador entrega o cargo depois da dispensa do preparador físico Diego Falcão.

José Neto pediu desligamento e entregou o cargo de técnico da seleção brasileira feminina de basquete. 

A decisão foi anunciada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta quinta-feira (27), pouco menos de dois meses antes do Pré-Qualificatório para a Copa do Mundo. 

Em suas redes sociais, Neto se manifestou e disse que decidiu deixar o comando da equipe nacional por conta da dispensa do preparador físico Diego Falcão, oficializada na semana passada.

Neto e Falcão chegaram à seleção feminina em 2019. 

Os dois são parceiros de trabalho há 17 anos e já tinham estado juntos na seleção masculina, no Flamengo, no Japão e em Angola. 

A CBB dispensou o preparador físico depois que ele fez postagens contra o aborto, as publicações incomodaram várias jogadoras brasileiras.

Ao confirmar a saída da seleção, José Neto escreveu:

"Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador fisico Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador, também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete.

No comando do Brasil, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, venceu o Sul-Americano e faturou também um título da Americup. 

O técnico, porém, não conseguiu levar a seleção feminina às Olimpíadas de Tóquio e Paris. 

No Pré-Olímpico deste ano, inclusive, perdeu todos os jogos disputados com apoio da torcida, em Belém.

Agora, o Brasil busca um novo treinador. 

Em agosto, a seleção feminina já terá um grande desafio. 

Entre os dias 19 de agosto e 25 de agosto, irá a Ruanda para disputar o Pré-Qualificatório para a Copa do Mundo de 2026. 

Estará em grupo com Hungria, Filipinas e Senegal. Se avançar às semifinais, vai encarar Ruanda, Argentina, Líbano ou Reino Unido. 

Só o campeão do torneio conseguirá vaga.

Veja os pronunciamentos completos de CBB e José Neto.

CBB:

“A Confederação Brasileira de Basketball informa que nesta quinta, 27 de junho, recebeu do treinador José Neto o seu pedido de desligamento do projeto da Seleção feminina adulta de basquete. 

E que aceitou a solicitação de encerramento da parceria.

No comando da Centro de Treinamento do Brasil, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, campeão Sul-Americano e campeão da AmericupW.

A Basquete Brasil agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja boa sorte na sequência da sua carreira profissional.

A nova comissão técnica, para a disputa do Pré-Qualificatório ao Mundial da Alemanha 2026 será informada dentro do planejamento da diretoria de basquete feminino”.

José Neto:

“Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador fisico da seleção brasileira feminina de basquetebol Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador.

Também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da Seleção Brasileira Feminina de Basquete.

Quero agradecer imensamente à CBB, especificamente ao presidente Guy Peixoto e ao vice-presidente Marcelo Souza, que permitiram que eu realizasse mais uma vez um sonho de representar meu país e confiaram em meu trabalho durante os últimos 6 anos em que estive como treinador da seleção brasileira feminina de basquete. 

Serei eternamente grato à minha Comissão Técnica, mais especificamente aos meus assistentes diretos João Camargo e Virgil Lopez e, logicamente, ao preparador físico Diego Falcão, assim como a todas as pessoas que fizeram parte deste grupo de trabalho em seus mais diversos setores. 

Também, todo o sentimento de gratidão a cada atleta que fez parte desta nossa jornada e que não mediu esforços para elevar ainda mais o nível do basquete feminino brasileiro. 

Termino com uma frase que sempre usei em nossa trajetória: ‘Na vida não existe prêmio e não existe castigo. O que existe é consequência! O plantio é livre mas a colheita é obrigatória!’. 

Que Deus abençoe imensamente cada um de vocês! 

Vamos em frente!”

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário