domingo, 15 de setembro de 2024

Vitória de Piastri

Piastri vence e McLaren assume liderança do Mundial.

Leclerc e Russell completaram pódio. 

Pérez sofreu colisão com Sainz na penúltima volta, acionando safety car virtual e assegurando triunfo do piloto da McLaren.

Se o triunfo na Hungria foi agridoce pelas ordens de equipe da McLaren, Oscar Piastri pode comemorar sem reservas desta vez: ele superou o pole position Charles Leclerc e segurou o monegasco para vencer o Grande Prêmio do Azerbaijão, neste domingo (15). 

George Russell chegou em terceiro lugar em pódio herdado após Sergio Pérez bater com Carlos Sainz na penúltima volta. 

A conquista selou ainda a liderança da McLaren no campeonato de construtores, desbancando a RBR.

A corrida se deu inicialmente, como uma disputa entre Leclerc, Piastri e Pérez, que superou Sainz na largada. 

Mas a tentativa mal sucedida de undercut do piloto da RBR o deixou fora da batalha que os pilotos à frente travavam.

Piastri assumiu a liderança na vigésima volta e seguiu sob pressão do ferrarista, a diferença entre eles chegou a apenas 0s3, mas cresceu nas voltas finais quando Leclerc tornou-se caça de Pérez. 

O monegasco conseguiu repelir o rival, o que abriu caminho para Sainz passá-lo; porém, cercando o mexicano. 

Aí, Checo encostou na roda traseira esquerda do espanhol e eles bateram.

E a crise na agora vice-líder RBR se intensificou: Max Verstappen largou em sexto lugar e moveu-se pouco, terminando a corrida na mesma posição depois de uma briga perdida com Norris, este, pontuando ao chegar em quarto após largar em décimo sétimo lugar. 

Já o tricampeão não vence há 7 corridas, seu maior jejum desde 2019.

A McLaren é a nova líder do campeonato de construtores da Fórmula 1, com 20 pontos de vantagem sobre a agora vice-líder RBR. 

No campeonato de pilotos, porém, Max Verstappen segue na ponta. 

Sua diferença para Norris é de 59 pontos.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana em 22 de setembro com o Grande Prêmio de Singapura. 

A prova é válida como a décima oitava etapa da temporada 2024. 

Leclerc tomou distância de Piastri. 

Atrás dele, porém, Pérez conseguiu passar Sainz com facilidade na primeira curva para assumir o terceiro lugar da prova. 

No fundo do grid, quem fez uma boa largada foi Norris: de décimo sexto lugar, ele ganhou 3 posições, aparecendo em décimo terceiro lugar.

O britânico da McLaren já havia sido beneficiado com a saída de Hamilton do top 10.

O veterano da Mercedes teve que largar do pit lane porque trocou de motor. 

Ele surgiu em décimo nono lugar na primeira volta. 

Lance Stroll, que havia começado em décimo terceiro lugar, sofreu um furo de pneu e visitou os boxes já na segunda volta.

Leclerc ampliou sua vantagem sobre Piastri para 2s6 nas dez voltas iniciais e a dobrou posteriormente, enquanto o australiano tentava afastar-se de Pérez. 

O mexicano tentou um undercut visando o segundo lugar e visitou os boxes na décima terceira volta. 

A ameaça fez a McLaren acionar Norris, que conseguiu entrar na zona de pontuação em oito voltas. 

3 giros depois, Piastri foi chamado.

O australiano parou no momento certo e retornou na pista metros à frente de Pérez. 

No giro seguinte, foi a vez de Leclerc trocar os pneus. 

As posições se reestabeleceram com o monegasco na ponta, com 0s8 sobre Piastri: na abertura da vigésima volta, na curva 1, o piloto da McLaren ultrapassou o rival e assumiu a liderança, repelindo uma tentativa de retaliação no giro seguinte.

Leclerc precisou administrar também a pressão de Pérez a meio segundo dele. 

Apesar de conseguir uma folga até metade da corrida, Checo voltou a estar a menos de 1s dele nas últimas dez voltas. 

A 3 giros da bandeirada, os pneus traseiros do monegasco cederam e o rival da RBR encostou de vez.

Era a brecha que Pérez precisava para o bote, o que aconteceu na penúltima volta. 

Leclerc, porém, defendeu-se e isso abriu caminho para que Sainz, quarto colocado até então, o seguisse. 

O espanhol fechou demais o rival da RBR, que não evitou a colisão e o acertou na roda dianteira esquerda. 

Para não chamar o safety car à pista, a direção de prova acionou o carro de segurança virtual.

Como Russell herdou pódio?

Russell foi ultrapassado por Verstappen na largada e caiu para quinto lugar; na volta 13, visitou os boxes com o holandês e voltou fora da zona de pontuação, em décimo segundo lugar. 

O piloto da Mercedes entrou no top 10 com os pit stops subsequentes dos rivais à frente e ficou em oitavo, preso por parte da prova atrás de Verstappen.

Ganhando uma posição com a troca de Albon na trigésima quarta volta, George superou Verstappen na pista e subiu para quinto quando Norris fez ums egundo pit stop. 

Era a posição perfeita para herdar a última vaga no pódio com a batida de Pérez e Sainz, que estavam na frente dele.

Protagonistas do campeonato sofreram: Norris conseguiu se recuperar após largar do fundo do grid, mas não teve um dia fácil: aparecia em décimo primeiro lugar na quarta volta. 

Outras quatro depois, finalmente entrou na zona de pontuação ao ultrapassar Oliver Bearman. 

No vigésimo terceiro giro, após ganhar algumas posições, ele caiu para sexto ao ser ultrapassado por Sainz e ainda entrou na mira de Verstappen, com quem brigou pelo resto da prova.

O holandês foi de quinto a décimo após um pit stop lento na volta 13.

Ele subiu 3 colocações e seguiu na cola do rival da McLaren, que apesar da pressão, desvencilhou-se até visitar os boxes de novo na volta 38 e colocar pneus médios. 

Max foi alçado à frente, mas se queixou da falta de aderência e de saltos do carro na traseira e foi ultrapassado por Norris a três voltas do fim.

Batida também ajudou Hamilton: Inicialmente, pontuar não parecia uma possibilidade para o heptacampeão, décimo segundo antes da colisão de Pérez e Sainz: Hamilton começou a corrida do pit lane após trocar o motor e ganhou 5 posições nas primeiras 5 voltas. 

Mas ele retornou ao fundo do grid após trocar os pneus médios na volta 14.

Avançando menos que o esperado desde então apesar dos apelos da Mercedes, Hamilton conseguiu entrar na zona de pontuação depois da batida e terminou a corrida em nono lugar, levando 2 pontos.

Calouros pontuam: A colisão também beneficiou Oliver Bearman, que substitui Kevin Magnussen enquanto o piloto da Haas cumpre suspensão por atingir 12 pontos na superlicença. 

Antes da batida, o britânico era apenas décima terceira rodada.

Pouco antes da bandeira amarela, Franco Colapinto conseguiu ultrapassar Nico Hulkenberg e assumir a décima colocação. 

O piloto da Williams, que disputa sua segunda corrida na Fórmula 1, tornou-se o primeiro argentino a pontuar na Fórmula 1 desde Carlos Reutemann em 1982. 

Após a batida de Pérez e Sainz, ele ficou com o oitavo lugar, chegando à frente até de Hamilton.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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