Leclerc segura Piastri e Ferrari vence Grande Prêmio da Itália pela vigésima vez.
Monegasco largou da quarta colocação e ganhou ritmo ao longo da prova para desafiar a McLaren em dia de desastre para a RBR, que teve Verstappen só em sexto e Pérez, oitavo lugar.
Norris chegou em terceiro lugar.
Exatos 5 anos depois de sua primeira vitória no Circuito de Monza, Charles Leclerc voltou a colocar a Ferrari no topo do pódio na casa da escuderia.
Largando do quarto lugar neste domingo (1º), o monegasco venceu o Grande Prêmio da Itália desbancando a McLaren, e segurando um veloz Oscar Piastri nas últimas voltas.
Lando Norris, pole position, completou o pódio chegando em terceiro lugar.
Essa foi a 20ª vitória da escuderia de Maranello na pista e a segunda de Leclerc em 2024, encerrando mais um jejum do time italiano em casa.
Na primeira conquista, em 2019, o piloto também quebrou uma seca que perdurava desde 2010, quando Fernando Alonso pôs a Ferrari no topo em Monza.
Como nas últimas provas, a McLaren seguiu protagonizando a corrida; desta vez, porém, enfrentou a concorrência de uma Ferrari que ganhou força de maneira progressiva ao longo da disputa.
Leclerc ganhou a liderança de forma definitiva com o segundo pit stop do então líder Piastri na volta 39.
Antes, porém, ele seguiu perto dos líderes e apesar de sofrer um undercut de Norris na primeira janela de pit stops, na décima quinta volta, o ritmo permitiu que o monegasco ameaçasse o rival e forçasse outra parada do britânico, afastando-o das primeiras posições.
Originalmente pole, Lando ainda sofreu com a alta degradação de seus pneus, comprometendo sua velocidade.
A Fórmula 1 retorna daqui a 2 semanas com o Grande Prêmio do Azerbaijão em 15 de setembro, etapa válida como a décima sétima desta temporada.
A largada: Norris perdeu a liderança na largada, mais uma vez, apesar de sair na frente de Piastri nos primeiros metros: o britânico viu o companheiro passar para a esquerda em seu retrovisor, buscando a aproximação necessária para efetuar a ultrapassagem na segunda chicane.
Para piorar, Lando ainda foi superado por Leclerc na Lesmo e caiu para terceiro.
Leclerc conseguiu entrar no top 3 graças ao azar de Russell, que ficou espremido entre os carros da McLaren e passou reto na primeira chicane; ele permaneceu na pista apesar de alguns danos no carro, apontados por Pérez, mas caiu para sétimo atrás do mexicano da RBR.
Originalmente sexto colocado, Hamilton ganhou uma posição, assim como Verstappen, que reclamou de ter sido fechado pelo heptacampeão da Mercedes e lembrou, ainda, que foi punido por uma situação do gênero no Grande Prêmio da Hungria.
Logo atrás deles, Nico Hulkenberg bateu com Yuki Tsunoda e caiu de décimo para o fundo do grid.
Definindo o pódio: Piastri seguiu com uma vantagem modesta sobre Leclerc até a décima terceira volta, abrindo 3 segundos sobre o monegasco.
Quando Russell abriu a janela de pit stops na décima segunda volta, para trocar o bico de seu carro, também pararam Alonso, Norris, Leclerc, Hamilton e por fim, Piastri, ele, no décimo sexto giro da corrida.
Norris visitou os boxes na volta 15 para tentar o undercut sobre Leclerc, e deu certo: quando o monegasco fez sua troca de pneus no giro seguinte, retornou à pista atrás do rival.
Sainz parou no vigésimo giro, cedendo a liderança provisória para Verstappen; quando as posições foram reestabelecidas após a janela de pit stop na vigésima quarta volta, Piastri voltou a liderar, desta vez, com o colega de equipe atrás dele.
A posição de Norris, porém, passou a estar sob ameaça: em apenas 2 voltas, sua vantagem sobre Leclerc caiu de 2 segundos para pouco mais de meio segundo apenas.
Por isso, o britânico parou uma segunda vez na trigésima terceira volta, pondo outro conjunto de pneus duros, e retornou à disputa atrás de Verstappen na sexta colocação.
Ele se aproximou do tricampeão no quadragésimo primeiro giro, ultrapassando.
Briga pela liderança fica acirrada no fim: Piastri entrou nos boxes uma segunda vez duas voltas antes da investida de Norris em Verstappen, na trigésima nona volta.
Com isso, Leclerc e Sainz assumiram a ponta, mas o australiano da McLaren caiu apenas para a quarta colocação: com isso, na volta 46, ele ultrapassou o espanhol da Ferrari.
Atrás de Leclerc e com muito mais ritmo, Oscar tinha 11 segundos para descontar do rival até a quinquagésima terceira volta: em uma, diminuiu pouco mais de 1s; na volta seguinte, mais 1 segundo.
A 3 voltas para o fim, Piastri tinha 7 segundos de desvantagem em relação ao monegasco.
Mas não houve tempo para uma aproximação maior, e o australiano cruzou a linha de chegada em segundo a 2 segundos 6 do rival.
Erro raro da RBR nos boxes: A equipe austríaca pôs pneus duros nos carros de Max Verstappen e Sergio Pérez.
Com isso, eles puderam postergar seus pit stops após as trocas dos rivais à frente entre as voltas 12 e 20, e assumiram a liderança provisória com o holandês na ponta.
No entanto, a visita do tricampeão à garagem da RBR decepcionou: os mecânicos tiveram dificuldade para tirar o pneu traseiro direito do carro e o pit stop durou 6s2.
Ele voltou à pista em sexto lugar, mas muito distante da liderança: 23segundos.
Pérez parou no giro seguinte, sem intercorrências.
A dupla seguiu ativa na prova; Verstappen deu trabalho para Norris, que buscava recuperar-se e retornar ao pódio.
Mas mesmo fazendo um pit stop melhor na volta 42, trocando os pneus duros pelos médios, o holandês não avançou e terminou a corrida apenas em sexto lugar.
Com Pérez em oitavo, a RBR agora tem só 8 pontos sobre a McLaren no Mundial de construtores.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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