segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Bia Haddad classificada

Bia Haddad bate ex-número 1 e vai às quartas do US Open pela primeira vez.

Bia vence Caroline Wozniacki por 2 sets a 1 e é a primeira brasileira em 56 anos a disputar as quartas de final do torneio.

Beatriz Haddad Maia venceu a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, nesta segunda-feira, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, e avançou às quartas de final do US Open pela primeira vez em sua carreira. 

Exibindo confiança e um jogo agressivo de 2h41, sem se deixar abalar com a torcida fervorosa pela adversária, a brasileira se aproveitou dos erros da dinamarquesa, garantiu a vitória e vai enfrentar a tcheca Karolína Muchová na próxima quarta-feira (4). 

Bia é a primeira brasileira a alcançar as quartas do torneio em 56 anos, desde Maria Esther Bueno, em 1968.

"A Wozniacki é uma jogadora muito competitiva, você tem que estar o tempo inteiro propondo, tem que ser muito competitiva. Não me surpreendo com o jogo, mas fico muito feliz, pois é uma grande adversária. Estou me sentindo cada vez mais forte, tenho feito boas partidas. Todas essas experiências me preparam e fazem com que eu me sinta pronta para enfrentar Karolína Muchová, na próxima quarta-feira (4)", disse a jogadora.

A vitória no US Open de 2024 mostrou uma recuperação da atleta, diante da fase complicada que tem vivido em sua carreira. 

Eliminada na estreia em Roland Garros, e na terceira rodada do Australian Open e de Wimbledon, Bia conseguiu se reerguer na última competição que disputou, o WTA (Associação de Tênis Feminino) 250 de Cleveland, e conquistou o vice-campeonato. 

A brasileira alcançou o top 10 em 2022, ao chegar às semifinais do Grand Slam francês.

Na primeira fase de sua campanha no US Open, a brasileira venceu a armena Elina Avanesyan por 2 sets a 1, na primeira rodada, em seguida, bateu a espanhola Sara Sorribes por 2 sets a 0, e a russa Anna Kalinskaya, também por 2 sets a 0.

Altos e baixos de Wozniacki: A dinamarquesa figurou em primeiro lugar do ranking da WTA de 2010 a 2012 após alcançar as finais do US Open e às semis do Australian Open. 

Nos anos seguintes, Caroline Wozniacki saiu do top 10 e teve dificuldades para se reerguer como favorita. 

Em 2018, voltou ao topo após vencer o Australian Open, mas anunciou o diagnóstico de artrite reumatoide ao ser eliminado do Finals, ao fim do ano. 

Em 2020 anunciou a partida de despedida, que precisou ser adiada para 2022, por conta da pandemia da COVID 19. 

Em 2023, a atleta, que chegou a ser uma das inspirações de infância de Bia, fez seu retorno às quadras e, hoje, figura em septugaesimo primeiro lugar do ranking.

A brasileira chegou bem à partida e ganhou confiança após duas duplas faltas cometidas por Wozniacki, conseguindo quebrar a adversária no primeiro game. 

O segundo game foi mais disputado. Bia chegou a salvar quatro break points, até a dinamarquesa conseguir devolver a quebra. 

Com mais uma dupla falta, Wozniacki não manteve o bom ritmo de jogo, Bia encaixou uma boa bola curta, e fechou mais um, com uma bola fora da dinamarquesa. 

Com mais dois games chegando a 40/40, a paulistana confirmou dois serviços e fez mais um quebra. 

Wozniacki se reestabeleceu e em quadra e conseguiu garantir um game, em 5/2. 

No entanto, Bia se recuperou e fechou o set com um belo ace, em 6 a 2.

Sem sequer pontuar, a dinamarquesa teve seu serviço quebrado pela brasileira no primeiro game do segundo set, mas devolveu a quebra. 

No terceiro game, a adversária liderou, mas acabou dando uma bola de graça para Bia. 

Com dupla falta da paulistana, Caroline fez 2 a 1. 

Bia pareceu desconcentrada e abriu brecha para a ex-número 1 do mundo ficar confortável na partida e fechar 2 seguidos. 

Bia ainda conseguiu entrar no jogo, vencendo mais dois games, mas não foi o suficiente para evitar o empate.

A tenista brasileira chegou afiada ao terceiro set e fechou o primeiro game. 

No segundo, chegou a perder uma bola, mas logo igualou em 30/30 e garantiu o primeiro break point da parcial, fechando mais dois games seguidos. 

Wozniacki mostrou presença e confirmou seu serviço em 3 a 1. 

A paulistana se impôs, pressionou a dinamarquesa com boas devoluções e conseguiu a quebra em 4 a 1, mas Caroline lutou e conseguiu confirmar mais um saque.

A brasileira cresceu novamente, selou o quinto game com um belo smash. 

A disputa ficou acirrada, e Caroline conseguiu somar mais uma vitória. 

Com 2 match points salvos, Bia mandou um smash e com mais um voleio corajoso, recuperou a vantagem e garantiu a passagem para as quartas de final.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário