Saiba como os clubes podem se reforçar após o fechamento da janela.
Times da Séries A e B do Campeonato Brasileiro têm até 20 de setembro para fazer novas inscrições, mas desde que os jogadores estejam livres no mercado.
A janela de transferências do futebol brasileiro terminou na última segunda-feira (2), com mais de R$ 1 bilhão em movimentações envolvendo os clubes do Campeonato Brasileiro e 142 reforços entre os times do Campeonato Brasileiro da Série B.
Mas, mesmo com o fechamento da janela, ainda é possível que os integrantes das duas principais divisões nacionais reforcem os elencos em setembro para a reta final da temporada.
O regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A e Campeonato Brasileiro da B permite inscrições de novos jogadores até 9 de setembro, dentro do limite de 50 nomes na lista, ou até 20 de setembro se houver substituição na relação (até 8 trocas).
Para isso, o jogador precisa estar livre no mercado e ter encerrado o último vínculo antes do fechamento da janela.
O Santos, por exemplo, anunciou nesta terça-feira o retorno do zagueiro Luan Peres, que estava no Fenerbahçe, da Turquia, com quem rescindiu o contrato dentro do prazo.
São os casos também de grandes nomes do futebol internacional, como Sérgio Ramos, Memphis Depay e Anthony Martial, liberados para assinar com qualquer clube.
A FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) ainda admite exceções para: atletas que rescindiram contrato através da Lei Pelé e situações incluídas em exceções determinadas pela FIFA no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.
Movimentações na janela: O montante de R$ 1.027.085.000 investido pelos 20 clubes do Campeonato Brasileiro da Série A em 101 contratações teve contribuição principal de 4 clubes: Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras.
Cada um gastou pelo menos 100 milhões de reais para se reforçar no período.
Juntos, eles foram responsáveis por 63% do valor total entre os times do Campeonato Brasileiro da Série A com quase 650 milhões de reais.
O Botafogo de John Textor liderou com folga o ranking de clubes com maior investimento na aquisição de atletas. Foram oito negociações por cerca de 233 milhões de reais.
O Glorioso pagou, por exemplo, quase 50 milhões de reais pelo lateral Vitinho, ex-Burnley.
Ele é o defensor mais caro da década no futebol brasileiro.
Já no Campeonato Brasileiro da Série B, Guarani e Amazonas foram, com folga sobre os demais concorrentes, os clubes mais proativos da janela.
Os 2 contrataram um "time inteiro": 11 atletas.
Logo atrás aparece o Botafogo-SP, com 10.
Chapecoense, Brusque, Vila Nova e Mirassol fizeram 9 cada.
Por outro lado, Ponte Preta, Coritiba e Avaí, com 4 cada, fora os mais "tímidos" nas transferências.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário