quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Técnico promissor no Brasil

Técnico português Vasco Seabra viaja pelo Brasil e revela sonho de trabalhar no país.

Sem clube desde a saída do Marítimo, treinador esteve em Goiânia, vai acompanhar clássico carioca no Maracanã e planeja encontro com amigo Luís Castro.

Sem clube desde que deixou o Marítimo no fim do ano passado, o treinador português Vasco Seabra está no Brasil para acompanhar de perto o futebol do país. 

Apontado pelo jornal “AS” como um dos técnicos mais promissores da nova geração lusitana, o profissional, de 39 anos, quer aprender mais sobre os clubes brasileiros e ver de perto os trabalhos de seus conterrâneos Luis Castro e Abel Ferreira.

Vasco Seabra inclusive planeja um encontro com o técnico do Botafogo, de quem é amigo. 

Além disso, pretende retornar ao Brasil ainda neste ano para acompanhar de perto o trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras e revelou o desejo de trabalhar no futebol brasileiro. 

No ano passado ele teve seu nome ventilado no Vasco.

Com passagens por clubes como Marítimo, Boavista, Estoril, entre outros clubes portugueses, Vasco se diz fã do futebol brasileiro e ressalta que sempre acompanhou o futebol daqui. 

Há sete anos, por exemplo, esteve no país para ver jogos de todas as quatro divisões nacionais.

"É um país que está recheado de grandes jogadores, é o país do futebol e tem muito talento espalhado, muito jogador com capacidade para brilhar em qualquer parte do mundo, com um nível técnico absolutamente fantástico e depois têm esta energia, esta paixão, esta alegria pelo futebol que é uma coisa que sempre me fez ver muito futebol brasileiro, desde a Série A, B, C, D, também os Estaduais, é algo de apaixonante", disse Vasco.

Na atual passagem pelo Brasil, Vasco Seabra foi a Goiânia e visitou clubes como Goiás e Atlético-GO e se encontrou com o técnico Guto Ferreira, do Esmeraldino. 

No próximo domingo (12) ele estará no Maracanã para assistir ao clássico entre Fluminense e Vasco, pelo Campeonato Carioca.

"Me pareceu o momento indicado para acompanhar de perto o futebol brasileiro, voltar a estar presente e a sentir ao vivo os campeonatos estaduais. Tinha vindo ao Brasil há sete anos para acompanhar o Brasileirão, mas acabei por ver vários jogos da Série A, B, C e D, para conseguir perceber as diferenças entre as várias séries, e aquilo que era também o valor e qualidade dos jogadores brasileiros. Agora volto para presenciar os estaduais, sentir a energia e a euforia dos jogos entre equipas vizinhas, muito próximas que trazem uma rivalidade muito boa".

Outros trechos:

Presença de técnicos portugueses no Brasil:

"É um fenômeno crescente, mas penso que isso também é cíclico, todas as coisas têm os seus ciclos e os seus tempos. A verdade é que há alguns anos, nós em Portugal estávamos com alguma falta de técnicos e houve um momento em que houve bastantes técnicos brasileiros que foram para Portugal e que geraram evolução no mercado de treinadores, na forma como se via o jogo, na forma como se treinava. Isso desencadeou uma vontade grande dos técnicos portugueses em ficarem melhores, mais capacitados, em irem atrás, irem em busca de conhecimento, e isso penso que foi positivo".

"Este intercâmbio de treinadores portugueses que trazem coisas novas, coisas diferentes, acredito que este novo ciclo tem trazido uma nova metodologia. Uma nova forma de treinar, de aproveitar o talento brasileiro, que é um talento que todos conhecem e que é provavelmente o melhor talento do mundo. Porque é um jogador altamente refinado, com muita qualidade e naturalmente é uma vantagem para os treinadores terem esse perfil de jogadores, e acredito que o treinador português tem sido positivo para o contexto do futebol brasileiro".

Sucesso de Abel Ferreira e Jorge Jesus: 

"É um sucesso fabuloso. É verdade que a conquista da Libertadores pelo Jorge Jesus foi muito marcante, depois todo o sucesso que o Abel tem tido. Todo o sucesso tem sido muito positivo também pelo que disse na resposta anterior, que tem que ver com uma forma diferente de olhar para o jogo, para o treino, a forma como há conexão com os jogadores. Penso que isso foi uma grande ajuda para que houvesse esta janela de abertura para todos podermos partilhar este conhecimento".

"Também se tem visto outro tipo de sucessos, não tão exponenciais, quanto o do Abel e do Jesus. O Luís Castro no ano passado fez uma excelente temporada, teve um momento conturbado e depois consegui terminar muito bem. O Antônio Oliveira também conseguiu que o Cuiabá ficasse no Brasileirão, e penso que isso também reflete a qualidade do treinador português, a forma como trouxe também essa energia".

Pensa em trabalhar no futebol brasileiro?

"Tenho o sonho de poder treinar no Brasil. O Brasileirão é um campeonato que está altamente atrativo porque tem muito boas equipas, muito bons treinadores, muito bons jogadores, estádios completamente reformulados, melhores condições de trabalho. O Brasil respira e vive futebol de uma forma única no mundo, e é de fato um campeonato que eu gostaria de experimentar porque gosto de desafios. Gosto de crescer com esses desafios, novas oportunidades de ser mais forte e de ser mais capacitado como treinador. Portanto tenho o sonho de poder treinar no futebol brasileiro".

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário