segunda-feira, 25 de março de 2024

Nos tribunais

Santa Cruz vai à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e admite ir ao STJD em busca de vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.

Tricolor alega que Democrata de Sete Lagoas não pode disputar a competição por ter sido rebaixado no Campeonato Mineiro do ano passado.

CBF já divulgou tabela e regulamento da competição.

O Santa Cruz ainda não desistiu de disputar a Série D deste ano. 

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), o presidente do Tricolor, Bruno Rodrigues, afirmou que o clube pernambucano irá entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para entrar no campeonato. 

Mesmo após a CBF já ter divulgado o regulamento e a tabela básica da competição.

O alvo do Santa Cruz é o Democrata de Sete Lagoas, que herdou uma das três vagas destinadas à Federação Mineira de Futebol mesmo após ter sido rebaixado como lanterna no Campeonato Mineiro do ano passado. 

Algo que só foi possível após as desistências de Democrata, de Governador Valadares, Villa Nova e Caldense.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Álvaro Maia, a classificação do Democrata de Sete Lagoas para o Campeonato Brasileiro da Série D, mesmo após ter sido lanterna do Estadual, não atende aos critérios técnicos exigidos pelo artigo 193 da Lei Geral do Esporte, que diz:

A participação de organizações esportivas em competições de responsabilidade das organizações esportivas que administram e regulam a respectiva modalidade dar-se-á em virtude de critério técnico previamente definido, conforme os próprios regulamentos.

Parágrafo Primeiro: Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de organização esportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.

Ao mesmo tempo, o Santa Cruz entraria na competição por ser o clube mais bem colocado no Ranking da CBF deste ano, entre os times sem divisão nacional.

"Diante do enquadramento de clube rebaixado para a segunda divisão, apresentamos requerimento no sentido da CBF, como entidade máxima futebol, reanalise esses critérios baseado nos princípios legais. A Lei Geral do Esporte diz para um clube ascender a uma divisão nacional é preciso critérios técnicos. Mas desde quando clube rebaixado tem direito a competição nacional?", alegou o vice-presidente do Conselho Deliberativo.

"Independentemente do recurso (junto a CBF), temos até a próxima quarta-feira (27) para ajuizar medida cautelas no STJD caso não haja resposta da CBF", completou Álvaro Maia

Já o presidente do executivo, Bruno Rodrigues, se mostrou otimista quanto ao sucesso do pedido.

"O Santa cruz busca judicialmente a vaga já que as tratativas com a CBF não surtiram efeito. Achamos nosso direito é bom e vamos buscá-lo.", afirmou.

O curioso, no entanto, é que o próprio departamento de futebol do Santa Cruz já começou a se desfazer após a eliminação para o Sport na semifinal do Campeonato Pernambucano.

Jogadores como o volante Lucas Siqueira, o meia Caio Mello, e o atacante Thiaguinho, além do próprio técnico Itamar Schulle e o executivo Francisco Sales já deixaram o clube. 

Os dois últimos, tiveram seus vínculos com o Tricolor renovados para 2025 e foram emprestados para o Retrô, que vai disputar do Campeonato Brasileiro da Série D.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário