sexta-feira, 5 de julho de 2024

Imitando o pai

Conheça Mikel Merino, herói da Espanha na Eurocopa de 2024.

Filho de ex-jogador espanhol, meio-campista de 28 anos repete comemoração do pai feita há mais de três décadas na mesma cidade que sediou o triunfo sobre a Alemanha.

Em uma seleção de nomes famosos como Olmo, Lamine Yamal, Rodri e Carvajal, o cara que decidiu o jogo contra a Alemanha é o ainda pouco conhecido Mikel Merino. 

Aos 28 anos, ele balançou as redes de Neuer aos 13 minutos da prorrogação para impedir que a partida fosse para os pênaltis e classificar a Espanha para as semifinais da Eurocopa 2024.

"Foi a partida que todos esperavam, entre, possivelmente, as duas melhores equipes do mundo. Poderia ser uma final de Copa ou de Eurocopa com facilidade. Ao final, mostramos que nós soubemos sofrer e que temos uma grande equipe, de nível altíssimo. É um momento histórico. Ganhar contra os alemãs e aqui nesse estádio, que talvez me dê sorte", disse Merino após a classificação na Arena Stuttgart, local onde ele estreou pela seleção da Espanha.

O meia começou a partida das quartas de final, nesta sexta-feira (5), no banco. 

Apesar de ter começado na maioria das partidas de preparação e ser o único jogador da Espanha que participou de todos os jogos da Euro, Merino nunca foi titular absoluto com o técnico De La Fuente. 

A principal disputa pela posição é com Fábian Ruiz, que fez parte do 11 inicial contra a Alemanha.

O autor do gol entrou em campo só na metade da segunda etapa do confronto, tempo suficiente para que ele mudasse a história do jogo. 

Cruzamento de Dani Olmo, que marcou o primeiro dos espanhóis, na medida para que Merino cabeceasse no alto e definisse a classificação da Espanha.

Filho de ex-jogador: Filho do ex-jogador e treinador espanhol Miguel Merino Torres, Mikel começou a carreira na base do Osasuna, onde se profissionalizou em 2014. 

A relação do atleta com seu pai é muito forte, tanto que ele comemorou o gol desta sexta-feira (5) dando uma voltinha na bandeira de escanteio. 

Repetindo um gesto que o pai fez mais de três décadas atrás pela seleção espanhola justamente em... Stuttgart.

Merino, ainda recém-chegado ao time principal, ajudou o Osasuna a subir para primeira divisão em 2015 e, como destaque da equipe, foi vendido ao Borussia Dortmund por 3,75 milhões de euros (aproximadamente R$ 22 milhões na cotação atual) como uma promessa do futebol espanhol em 2016.

No entanto, não brilhou no clube alemão e foi emprestado ao Newcastle em 2017. 

Na equipe inglesa teve um bom começo, mas depois acabou não mantendo a sequência.

Em 2018 foi comprado pela Real Sociedad, camisa que defende desde 2018 como titular absoluto. 

No clube espanhol, Merino atuou em 242 partidas, marcou 27 gols e contribuiu com 30 assistências. 

O camisa 6 da seleção espanhola tem valor de mercado avaliado em 50 milhões de euros (cerca de R$ 250 milhões) e contrato com o time atual até 2025. 

As partes já negociam uma prorrogação do acordo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário