Russell vence, mas é desclassificado.
Hamilton herda vitória.
Disputa entre pilotos da Mercedes animou a reta final em Spa-Francorchamps.
Oscar Piastri foi "alçado" à segunda colocação e Leclerc completou o pódio.
Neste domingo, George Russell fez uma prova perfeita para vencer o Grande Prêmio da Bélgica, a sua segunda na temporada e a terceira na carreira.
O britânico deixou Lewis Hamilton na segunda posição e segurou a pressão do compatriota até a bandeirada final.
Oscar Piastri, vencedor na Hungria, fechou o pódio na terceira colocação.
Porém, horas após o fim da corrida em Spa-Francorchamps, a direção da prova abriu investigação para apurar o peso do carro de Russel, que estaria abaixo do mínimo (796,5g x 798kg).
E a decisão final foi pela desclassificação do britânico, com Hamilton passando a ser declarado o vencedor do Grande Prêmio da Bélgica. Piastri passou a ser o segundo colocado, e Leclerc "subiu ao pódio" ao herdar a terceira posição.
Esta era a sexagésima dobradinha da Mercedes na história e a primeira desde o Grande Prêmio de São Paulo, em 2022, que também teve a vitória de George Russel.
Já a McLaren chegou ao décimo pódio seguido.
A Fórmula 1 entra em férias de verão europeu e retorna em 23, 24 e 25 de agosto, com o Grande Prêmio dos Países Baixos.
Charles Leclerc largou na pole position e manteve a posição na primeira curva, que teve uma disputa animada entre os pilotos, como Lewis Hamilton, que ficou lado a lado com Sergio Pérez junto à zebra, e quase jogou o piloto da RBR para a brita para assumir a segunda posição na corrida.
Hamilton seguiu fazendo bons tempos na pista e, na terceira volta, deixou Leclerc para trás para assumir a liderança em Spa-Francorchamps.
Já Verstappen, que teve de largar no décimo primeiro lugar por conta de uma punição pela troca do motor de combustão antes do treino classificatório, fez uma corrida de recuperação para terminar na quinta posição.
Ao contrário dos treinos de sábado, quando a chuva foi protagonista, o sol apareceu neste domingo e permitiu que os pilotos trabalhassem suas estratégias de uso de pneu e a quantidade de paradas na prova.
Carlos Sainz, por exemplo, ao contrário da maioria dos pilotos, que foram aos boxes a partir da volta 10, prolongou ao máximo sua primeira parada e, por isso, ficou na liderança até a volta 21, quando fez sua troca de pneu duro para intermediário.
Na vigésima sexta volta, os pilotos começaram a fazer a segunda parada, como Leclerc e Hamilton, com o britânico da Mercedes fazendo um grande trabalho nos boxes, o que lhe permitiu voltar à briga pela liderança.
Na pista, a disputa entre Piastri e Leclerc foi muito boa pelo pódio, com o piloto da McLaren ultrapassando o da Ferrari na trigésima sexta volta, em uma manobra ousada por fora, entre as curvas 7 e 9, e passando a ocupar a terceira colocação na prova.
Russell, que largou em sétimo e um dos poucos que optou por fazer uma única parada nos boxes, manteve a liderança até o fim, mesmo sofrendo forte pressão de Hamilton, que fez duas paradas.
Na volta 41, o heptacampeão mundial diminuiu a diferença para meio segundo, aproveitando o maior desgaste de pneus do compatriota britânico, mas não chegou a ponto de conseguir a ultrapassagem.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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