quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

A primeira vez

Ituano domina Botafogo-SP no Santa Cruz e consegue primeira vitória no Paulistão.

Galo de Itu faz 3 a 2 em Ribeirão Preto-SP, deixa lanterna e zona de rebaixamento, e impõe segunda derrota seguida ao Pantera.

Depois de seis rodadas, o Ituano, enfim, conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Paulista. 

O Galo fez 3 a 1 no Botafogo-SP, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP, na noite desta quarta-feira (8), e impôs ao Tricolor a segunda derrota seguida no estadual.

Yago e Person foram os autores dos gols do Ituano no primeiro tempo. 

Na etapa final, em contragolpe, a "lei do ex" se fez presente com o atacante Felipe Saraiva, que fez o terceiro do Galo de Itu. 

O meia Gustavo Xuxa, titular pela primeira vez nesta temporada após se recuperar de contusão, marcou para o Bota, na etapa inicial. 

Já perto do fim do jogo, Salatiel, de pênalti, descontou mais um ao Pantera, porém, não foi suficiente para a reação se transformar em empate nos acréscimos.

Após três empates e três derrotas, o Ituano demitiu o técnico Carlos Pimentel e apostou no interino Chico Elias para tentar sua reabilitação no Campeonato Paulista. 

Ao menos em Ribeirão Preto, a mudança deu certo. 

Com a vitória sobre o Botafogo, o Galo saiu da lanterna e também da zona de rebaixamento. 

Com 6 pontos, o time deixou pra trás Ferroviária e Portuguesa, ambos com 4 pontos.

O resultado deu fôlego ao Ituano e complicou o Pantera, que até então só havia perdido para os grandes Palmeiras e Corinthians neste Paulistão. 

Estacionado nos oito pontos há duas rodadas, o Tricolor ficou mais longe da zona de classificação, e agora já passa a olhar com cuidado para a turma que luta contra o descenso à Série A2. 

A vantagem é de quatro pontos para o Z-2 neste momento.

O Botafogo teve maior posse de bola e até demonstrou a que veio, com condições de comandar o placar, mas quem deu as cartas na primeira etapa acabou sendo o Ituano. 

A equipe, querendo fugir da lanterna do campeonato, abriu o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo, com Yago, após belo passe de Eduardo Person. 

Em reação incrivelmente rápida, o Tricolor empatou na sequência em jogada acertada de Xuxa, marcando seu primeiro gol como titular do time. 

Os minutos foram passando e a chuva foi apertando no Santa Cruz, onde as equipes se revezaram no protagonismo das jogadas. 

Salatiel, Xuxa, Fillipe Soutto e Vidal, pelo Bota; Paulo Victor, Yago e Mário Sérgio, pelo Ituano. 

Mais eficiente, no entanto, Person não perdeu a oportunidade pelo Galo de Itu ao término do primeiro tempo e, debaixo de chuva, balançou as redes de Matheus Albino, quando a bola sobrou em um erro da defesa do Pantera.

Atrás no marcador, o técnico Paulo Baier não esperou o início da segunda etapa para mexer no time e apostar em dois atacantes, Osman e Caio Dantas, no lugar de um volante, Tárik, e um zagueiro, Lucas Dias. 

Aos 10 minutos do segundo tempo, o treinador já havia esgotado quatro de suas cinco substituições disponíveis. 

As alterações deixaram o Pantera mais agressivo, pressionando a saída de bola e apostando em jogadas aéreas. 

Mas o interino Chico Elias não esgotou seu poder de ataque no Ituano com as substituições, ao mesmo tempo em que manteve o grupo recuado à espera dos contra-ataques. 

Aos 43 minutos do segundo tempo, a tática resultou no gol de Felipe Saraiva, que ampliou para 3 a 1 após assistência de Marcelo Freitas. 

Com a partida levada aos 54 minutos do segundo tempo, o Botafogo ainda teria tempo para diminuir a diferença. 

Nos pés de Salatiel, em cobrança de pênalti após Quirino tocar a mão na bola dentro da área, o Tricolor se manteve no páreo até o fim, mas não conseguiu evitar a primeira vitória do Ituano no campeonato.

O Botafogo terá pela frente o clássico com a Ferroviária no sábado (11), às 18h30 (horário de Brasília). 

O chamado “Bota-Ferro” será na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP.

O Ituano entrará em campo no domingo (12), às 20h30 (horário de Brasília), no Novelli Júnior, em Itu-SP, contra o São Bernardo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário