segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Recorde de Verstappen

Verstappen celebra novo recorde de vitórias em uma temporada.

Com triunfo no Grande Prêmio do México, holandês chega à décima sexta vitória na Fórmula 1 de 2023 e amplia a própria marca estabelecida em 2022: "O carro tem sido inacreditável de dirigir".

Após saltar do terceiro para o primeiro lugar ainda na largada do Grande Prêmio do México, Max Verstappen fez uma corrida sem grandes ameaças e venceu mais uma no ano. 

Com o triunfo no Hermanos Rodríguez, o tricampeão chegou à décima sexta vitória em 19 etapas da Fórmula 1 de 2023, ampliando a própria marca de mais vitórias em uma única temporada. 

O holandês comemorou a nova quebra do recorde e detalhou a estratégia da RBR.

"O carro tem sido inacreditável de dirigir na maioria dos lugares. Claro que estou muito orgulhoso. Depois do ano passado, quando ganhei 15, pensei "bem, se um dia eu conseguir replicar algo assim, eu seria muito feliz". Agora estamos aqui com 16. Muito feliz com a performance de todos nos time durante todo o ano, basicamente não cometendo muitos erros", celebrou Max.

O número também representa a maior porcentagem de triunfos em um único ano: 84,21%. 

Alberto Ascari, que venceu seis das oito corridas da Fórmula 1 em 1952 (75%), é o segundo no quesito.

No México, a RBR inicialmente apostou em uma corrida de duas paradas, antecipando o primeiro pit stop do holandês para a volta 20. 

A fornecedora de pneus da Fórmula 1 divulgou que um único pit stop era possível.

O holandês foi novamente aos boxes na volta 35, em meio ao safety car causado pela colisão de Kevin Magnussen. 

Todo o grid ganhou uma parada gratuita nos instantes seguintes, quando a direção de prova acionou a bandeira vermelha.

"Acho que a largada definitivamente facilitou para mim no primeiro stint, também porque eu ia fazer uma corrida de duas paradas. Isso, é claro, me deu alguns segundos extras que teriam ficado ótimos se tivéssemos feito (a estratégia original) acontecer. Teria sido interessante ver, no fim, quão mais rápido eu poderia ter ido no novo jogo de pneus duros, mas acho que a estratégia parecia ótima", opinou Verstappen, acrescentando:

"Então é claro, tivemos a bandeira vermelha, então poderíamos jogar tudo que tínhamos feito fora e começar de novo. Foi questão de ter uma boa relargada e tentar manter a liderança na curva 1, o que fizemos. Depois disso, foi apenas gerenciamento do ritmo até o fim para manter os pneus vivos".

A equipe taurina viveu um dia de opostos com a vitória de Verstappen e o abandono precoce de Sergio Pérez ainda na largada. 

Enquanto Max vinha por dentro, o mexicano da RBR cercou Charles Leclerc por fora e acabou sofrendo um toque da Ferrari, que deu fim à prova. 

Nas arquibancadas, dois torcedores da equipe italiana foram agredidos; o monegasco foi vaiado pelo público.

"Não é a primeira vez que fiquei lado a lado com dois ou três carros na curva 1 aqui, mas todos nós confiamos uns nos outros, e é claro que você está no limite freando para entrar na curva. Mas tudo estava bem, eu acho. Então vi que algo aconteceu no meu lado de fora, mas por sorte conseguimos ficar fora de perigo por dentro", analisou Verstappen.

A Fórmula 1 de 2023 segue para o Grande Prêmio de São Paulo no próximo fim de semana. 

Entre 3 e 5 de novembro, o ge.globo vai acompanhar todas as emoções da etapa, incluindo a última corrida sprint do ano, direto do Autódromo de Interlagos. 

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário