quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Futebol feminino fora do Pan

Entenda por que o Brasil não disputa o Pan no futebol feminino.

Fora pela segunda edição seguida, seleção brasileira é a maior vencedora do torneio.

A seleção brasileira feminina de futebol não vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que estão sendo realizado no Chile, até o dia 5 de novembro. 

Esta é a segunda edição seguida sem a presença do Brasil, por causa de uma mudança nos critérios de classificação ocorrida nos Jogos de Lima 2019.

As vagas da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para o torneio de futebol feminino no Pan vêm da Copa América. 

No entanto, assim como há quatro anos, as duas seleções finalistas da competição sul-americana não disputam mais o Pan, abrindo espaço para as equipes que terminam do terceiro ao quinto lugar na Copa América.

Por isso, Brasil e Colômbia, respectivamente campeão e vice na Copa América de 2022, estão classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e fora do Pan de 2023. 

O mesmo ocorreu na Copa América de 2018: campeã, a seleção brasileira se classificou para as Olimpíadas de Tóquio e não foi ao Pan de Lima-2019.

Para o Pan de Santiago, que terá jogos em Viña del Mar e Valparaíso, os representantes sul-americanos no futebol feminino são Argentina (terceira da Copa América), Paraguai (quarto colocado), Chile (quinto na Copa América mas já garantido no Pan como país anfitrião) e Venezuela (sexta colocada).

Esta será a sétima edição do torneio feminino de futebol, que entrou no programa dos Jogos Pan-Americanos em 1999. 

O Brasil não participou da edição inaugural, que só contou com países da Concacaf.

Nas quatro edições seguintes, a seleção feminina brasileira conquistou três ouros (Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Toronto-2015) e uma prata (Guadalajara-2011), sendo a maior vencedora da competição. 

Cristiane e Formiga estiveram nas três conquistas brasileiras, e Marta foi campeã pan-americana em 2003 e 2007.

O futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago será disputado por oito seleções, quatro da Conmebol e quatro da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), que serão Estados Unidos, México, Jamaica e Costa Rica.

Este ano, os quatro primeiros do Campeonato Feminino da Concacaf vão ao Pan, mas as últimas três edições também tiveram critérios diferentes. 

Em 2019, por exemplo, Estados Unidos e Canadá, então campeões da Concacaf, abriram mão da disputa do Pan.

A última participação dos Estados Unidos no torneio feminino de futebol do Pan foi nos Jogos do Rio-2007, quando uma equipe sub-23 do país chegou à final mas foi goleada pelo Brasil por 5 a 0 na final, no Maracanã. 

Retornando este ano à competição, os Estados Unidos convocaram uma seleção sub-18.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário