quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Choque Rei

Palmeiras X São Paulo: clássico opõe clubes com maior número de vitórias na história do Campeonato Brasileiro.

Rivais se enfrentam às 20 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira (25), no Allianz Parque, pelo último Choque-Rei do ano.

Palmeiras e São Paulo atingiram, quase que de forma simultânea no último fim de semana, o número de 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro e dividem a liderança do ranking, que está seguido por Internacional, Atlético-MG, Flamengo e Santos. 

Os dados consideram as disputas desde 1959 e foram contabilizados pelo Espião Estatístico (confira o Top-10 no fim).

É diante deste cenário, portanto, que o confronto desta quarta-feira (25), às 20 horas (horário de Brasília), ganha um ingrediente especial no Allianz Parque: o Choque-Rei pode definir a liderança isolada no ranking.

As campanhas desta temporada, aliás, têm papel importante no ranking, uma vez que o Palmeiras conquistou três vitórias a mais que o São Paulo no Campeonato Brasileiro, são 13 contra 10, e assim encostou no adversário na liderança.

Em meio a este cenário, o Palmeiras precisa da vitória para construir vantagem no G-4 do Campeonato Brasileiro, uma vez que está com 47 pontos, sendo apenas dois acima do primeiro clube fora da zona de classificação (Athletico).

A equipe convive com a pressão e constantes protestos - sobre a presidente Leila Pereira e o diretor Anderson Barros, ao mesmo tempo em que trabalha para evitar o impacto do extra campo. 

Neste momento, conta com os retornos de Abel Ferreira e Endrick, e ao menos conseguiu amenizar o cenário com a vitória sobre o Coritiba, apegando-se a este cenário para buscar a reação.

"Foi uma vitória muito importante (contra o Coritiba) e temos que dar uma alegria para nós e nossos torcedores", disse Piquerez, na saída de campo após a vitória sobre o Coritiba.

O São Paulo, por sua vez, enfrenta o desafio de ainda não ter vencido jogos como visitante neste Campeonato Brasileiro, com seis empates e sete derrotas, e deve ter os desfalques de Luan e Arboleda, que ficaram fora da atividade com bola no último treino antes do Choque-Rei.

Ao mesmo tempo, vem de uma vitória, por 3 a 0, sobre o Grêmio e aposta no retrospecto positivo do técnico Dorival Júnior em clássicos na atual passagem para buscar o resultado positivo e abrir vantagem no ranking. 

O técnico venceu cinco de oito clássicos desde que voltou ao São Paulo, com só duas derrotas no período.

Número de vitórias no Campeonato Brasileiro:

São Paulo-SP e Palmeiras-SP: 700 vitórias

Internacional-RS: 690

Atlético-MG: 686

Flamengo-RJ: 683

Santos-SP: 680

Corinthians-SP: 672

Grêmio-RS: 671

Cruzeiro-MG: 646

Fluminense-RJ: 602

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário