segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Hamilton projeta batalhas na Fórmula 1 de 2024: "Sabemos construir um carro"

Heptacampeão comemora sexto pódio no ano e aposta em disputas com a RBR na próxima temporada: "Temos que ser estratégicos com as movimentações".

Do sexto lugar no grid ao sexto pódio na Fórmula 1 de 2023, em segundo, Lewis Hamilton exaltou o desempenho da Mercedes no Grande Prêmio do México, vencido por Max Verstappen neste domingo (29). 

Uma semana depois de ser desclassificado por desgaste excessivo da prancha do assoalho no Grande Prêmio dos Estados Unidos, o heptacampeão destacou o resultado no Hermanos Rodríguez e reforçou a crença em boas batalhas na 2024, especialmente com a rival e campeã de construtores RBR.

"Ter progredido tão bem a partir da fase inicial da corrida e estar na briga por um pódio, e então um segundo lugar... É incrível. Estou realmente feliz com a corrida. Incrivelmente orgulhoso da minha equipe, como disse no fim da prova. Tenho fé total no time. Sei que sabemos construir um ótimo carro. Não fizemos isso nos últimos dois anos, mas nós podemos construir um ótimo carro", disse Hamilton, acrescentando:

"Há muitos engenheiros. Ninguém quer copiar ninguém, eles querem achar o próprio caminho, estamos progredindo. Mas ouvi que a RBR também está progredindo. Temos que ser estratégicos com as movimentações. Se conseguirmos um carro parelho ao deles (RBR), vamos ter algumas ótimas batalhas no ano que vem".

Ainda no primeiro stint da prova, Hamilton deixou Ricciardo para trás e subiu para a quarta colocação antes de iniciar a perseguição a Carlos Sainz, da Ferrari. 

Quando já podia usar o DRS sobre o espanhol, o heptacampeão foi aos boxes, confirmando o undercut alguns giros depois.

Na metade do Grande Prêmio, Kevin Magnussen abandonou após colisão e gerou uma bandeira vermelha, o que garantiu um pit stop gratuito a todos do grid. 

De olho em Charles Leclerc, Lewis calçou pneus médios usados contra os pneus duros da Ferrari e de Verstappen.

Após a ultrapassagem bem-sucedida sobre o monegasco, já depois da relargada, o heptacampeão passou a gerenciar os compostos no Hermanos Rodríguez. 

Por fim, Hamilton cruzou em segundo com 9s249 de vantagem sobre Charles.

"Honestamente, eu não estava esperando isso hoje. É sempre uma sensação ótima quando você coloca um pé na frente do outro e progride. O fim de semana foi difícil se comparado à última corrida. Eu estava realmente me aprofundando para tentar acertar no set-up, e acho que fizemos um bom trabalho, e então a classificação foi um pouco complicada. Precisamos terminar à frente deles (Ferrari) para manter (a posição) nos construtores, então era isso que eu estava forçando hoje", completou.

Com o abandono de Sergio Pérez, que se envolveu em colisão com Leclerc ainda na largada, Hamilton conseguiu ainda diminuir a desvantagem na briga pelo vice do Mundial de pilotos. 

O piloto da Mercedes deixa o México com 20 pontos de diferença para o piloto taurino; há três corridas restantes na temporada.

A Fórmula 1 de 2023 segue para o Grande Prêmio de São Paulo no próximo fim de semana. 

Entre 3 de novembro e 5 de novembro, o Globo Esporte vai acompanhar todas as emoções da etapa, incluindo a última corrida sprint do ano, direto do Autódromo de Interlagos. 

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário