sábado, 29 de junho de 2019

Ferrari na ponta!!!

GP da Áustria: Charles Leclerc mantém domínio e faz segunda pole position na Fórmula 1.

Monegasco da Ferrari desbanca Lewis Hamilton, que só arranca segundo lugar no fim.

Max Verstappen e Valtteri Bottas dividem segunda fila. 
Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Max Verstappen, os três primeiros no GP da Áustria. (Foto: Globoesporte.globo.com) 
Sebastian Vettel tem problemas no Q3 e sai em nono.

Charles Leclerc segue dando as cartas na Áustria: o monegasco confirmou o excelente desempenho dos treinos livres e conquistou a pole position para a corrida deste domingo (30) com o tempo de 1m03s003, novo recorde da pista de Spielberg. Leclerc acabou com 0s259 de vantagem sobre o segundo colocado, o líder do campeonato Lewis Hamilton.

Max Verstappen vai abrir a segunda fila com a RBR e vai largar ao lado de Valtteri Bottas, pole position dos dois anos anteriores em Spielberg. 

Já Kevin Magnussen (Haas) foi punido com a perda de cinco posições por troca de câmbio e caiu de quinto para décimo. 

Com isso, Lando Norris herdou o quinto lugar com sua McLaren e terá ao seu lado na terceira fila Kimi Raikkonen (Alfa Romeo). 

A quarta fila terá Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (RBR).

O grande drama da classificação ficou por conta de Sebastian Vettel, que teve problemas com a pressão de água do motor e nem sequer completou voltas no Q3. 

O alemão ficou apenas em nono no grid, graças à punição de Magnussen.

O GloboEsporte.com começa a cobertura deste domingo (30) no GP da Áustria em vídeo às 9 horas (horário de Brasília) com os bastidores antes da largada e as entrevistas dos pilotos em inglês. 

Às 10 horas (horário de Brasília), a TV Globo inicia sua transmissão, com narração de Luis Roberto e comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. 

Após a bandeirada final, o GloboEsporte.com segue no ar com o pódio e a repercussão da corrida.

Resultado do treino*:

*Kevin Magnussen caiu de quinto para décimo por troca de câmbio. 

Nico Hulkenberg caiu de décimo segundo para décimo sétimo por troca de componentes do motor.

Já Alexander Albon caiu para o fim do grid por troca de toda a unidade de potência.

Os três primeiros:

Leclerc, o pole position: "É um grande prazer pilotar este carro no limite. Estou muito feliz em trazer a pole position de volta para casa. Amanhã será muito difícil fisicamente e para o carro".

Hamilton, o segundo colocado: "Parabéns a Charles, ele tem sido rápido em todo o fim de semana e apenas não fomos capazes de acompanhá-lo. Tenho de lutar com os mais jovens".

Verstappen, terceiro no grid: "Com as novidades, o carro parece estar trabalhando melhor. Espero que possa dar aos fãs um grande resultado amanhã".

O que você precisa saber?

Segunda pole position de Charles Leclerc na Fórmula 1 e na temporada 2019 - a outra foi no Barein.

Ferrari conquistou a terceira pole no ano, Vettel saiu na frente no Canadá.

Melhor posição de largada de Antonio Giovinazzi na Fórmula 1.

Primeira vez que a Alfa Romeo vai largar com seus dois carros no Top 10 este ano.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: No começo do treino, Lewis Hamilton atrapalhou Kimi Raikkonen e recebeu como reclamação um gesto obsceno com o dedo médio... 

No Q1, o inglês inicialmente não conseguiu acompanhar a dupla da Ferrari, que, mesmo usando pneus médios nos dois carros, liderou com Leclerc.

Em seguida, Verstappen e Gasly, com pneus macios, se revezaram na segunda posição com Vettel. 

O holandês assumiu o segundo lugar a quatro minutos do fim, a 0s201 de Leclerc, enquanto a dupla da Mercedes ficava em oitavo com Hamilton e décimo segundo com Bottas. 

Mas no finalzinho, Hamilton e Bottas pularam para segundo e terceiro, respectivamente, e Verstappen assumiu a liderança.

No fim, a briga pelas últimas vagas no Q2 teve um frustrado Daniil Kvyat, que foi atrapalhado por uma fila de carros e não se classificou. 

Além dele e dos já normalmente eliminados carros da Williams, os dois pilotos da Racing Point, Sergio Pérez e Lance Stroll, ficaram fora.

Eliminados:

16º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)

17º LANCE STROLL (RACING POINT)

18º DANIIL KVYAT (STR)

19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: A Ferrari adotou uma estratégia de pneus diferente em relação a Mercedes e RBR no Q2. 

Enquanto Leclerc e Vettel usaram pneus macios, Verstappen, Bottas e Hamilton fizeram suas melhores voltas com médios. 

Com isso, as táticas serão diferentes na prova deste domingo, ou seja, a Ferrari fará um primeiro trecho mais curto antes do pit stop, o inverso de RBR e Mercedes.

Entre os classificados para o Q3, a boa surpresa foi a Alfa Romeo, que colocou Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. 

Lando Norris avançou na nona posição, e Kevin Magnussen passou em décimo, mas perderá cinco posições no grid por troca de câmbio.

Também punido, Nico Hulkenberg cairá de décimo segundo lugar para décima sétima no grid, enquanto Alexander Albon, que trocou todo o motor, vai partir do fim do pelotão.

Eliminados:

11º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

12º NICO HULKENBERG (RENAULT)

13º ALEXANDER ALBON (STR)

14º DANIEL RICCIARDO (RENAULT)

15º CARLOS SAINZ (McLAREN)

Q3 - disputa pela pole position: Antes do Q3, a Ferrari viveu momentos de tensão, com os mecânicos trabalhando freneticamente no carro de Sebastian Vettel sob a supervisão de um comissário técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). 

No entanto, não foi possível para o alemão voltar à pista, e ele teve de se conformar com o nono lugar no grid.

Na primeira rodada de tentativas, Leclerc continuou veloz e marcou 1m03s208, 0s351 à frente de Bottas, com Verstappen em terceiro e Hamilton em quarto. 

O monegasco seguiu muito feliz e melhorou ainda mais seu tempo na última volta, e Hamilton conseguiu arrancar um lugar na primeira fila, à frente de Verstappen.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário