domingo, 26 de março de 2017

Eliminatórias da Europa

O jogo não prometia muito, mas teve lá suas atrações. 

Na abertura da quinta rodada do Grupo A das eliminatórias europeias da Copa do Mundo 2018, a Suécia arrasou Belarus por 4 a 0 neste sábado (25), em casa, na Friends Arena, em Solna, e ficou na vice-liderança da chave, com 10 pontos.

A Holanda tropeçou na Bulgária e caiu para quarto lugar, enquanto a França venceu Luxemburgo e foi a 13 na primeira colocação. 

Os visitantes permaneceram com dois, na penúltima colocação.

O passeio começou cedo e banal. 

Aos 19 minutos do primeiro tempo, Forsberg converteu pênalti. 

Mas, no segundo tempo, começou a série de lances que devem ter dado vergonha ao povo de Belarus. 

Aos quatro, o camisa 10 sueco marcou de novo num chute que nem foi tão forte, só que acabou sendo suficiente para o goleiro Gorbunov falhar feio no encaixe, deixando passar entre suas pernas, num frango clássico.

O dia não era do guardião da baliza de Belarus. 

Aos 12 minutos do primeiro tempo, Gorbunov resolveu deixar a posição abaixo das traves e falhou novamente. 

Numa saída pelo alto, a bola bateu na cabeça de Berg e, quando cruzava a linha, foi chutada por Filipenko. Sem o sistema eletrônico de conferência, o árbitro austríaco Harald Lechner validou o gol.

Atordoada com as falhas, a seleção de Belarus se entregou definitivamente aos 32 minutos do segundo tempo. 

Numa falta de antes do meio de campo, Hiljemark foi mais esperto e cobrou rapidamente, quando o sistema defensivo do adversário ainda se posicionava de volta. Thelin se aproveitou, recebeu o lançamento por trás da zaga e concluiu na saída do goleiro para selar o placar.

Os nove primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2018. 

Já as oito seleções que tiverem melhor campanha como segundo lugar nos grupos disputam uma repescagem no sistema mata-mata, com os confrontos decididos em sorteio, em jogos de ida e volta para decidir as outras quatro vagas do Velho Continente.

Não foi um grande jogo, mas a Suíça fez o dever de casa e derrotou a Letônia neste sábado (25) para se manter com folga na liderança do Grupo B das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018. 

O atacante Josip Drmic, do Borussia Mönchengladbach, saiu do banco para marcar o gol da vitória por 1 a 0 em Genebra.

Com a vitória apertada, a Suíça segue com 100% de aproveitamento nas cinco rodadas disputadas e lidera de forma folga com 15 pontos. 

Portugal e Hungria vêm logo atrás, mas não podem alcançar a líder do grupo. 

O primeiro colocado da chave garante vaga no Mundial da Rússia, enquanto o segundo terá que passar por uma repescagem em busca da classificação.

O único gol do jogo saiu aos 20 minutos do segundo tempo, dois minutos após Josip Drmic entrar no lugar de Gelson Fernandes. 

Ele aproveitou cruzamento de Mehmedi para subir mais que a defesa e cabecear para o fundo das redes, garantindo a importante vitória na briga pela vaga.

Vice-campeã em 2010 e terceira colocada em 2014, a Holanda corre sério risco de não ir para a Copa de 2018, na Rússia. 

No encerramento do turno do Grupo A das eliminatórias europeias, perdeu para a Bulgária por 2 a 0, fora de casa, em Sofia, e despencou da segunda para a quarta colocação, com sete pontos apenas em cinco jogos. 

Além de ser superada na classificação pelo adversário, agora em terceiro com nove, viu a Suécia abrir três, indo a 10, e a França aumentar a vantagem na liderança somando 13, seis a mais.

Delev foi o carrasco da Holanda. 

Mas teve ajuda. 

Dupla. 

O zagueiro De Ligt e o goleiro Zoet bobearam nos dois gols. 

No primeiro, logo aos cinco minutos, o defensor se atrapalhou para cortar o lançamento pelo alto, deixou o centroavante dominar no peito e tocar na saída do camisa 1. 

Enquanto isso, os dois trombavam e assistiam à bola balançar a rede. 

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante búlgaro iludiu o marcador na meia-lua com um giro e chutou no canto.

De pouco adiantou ter o experiente Robben, capitão da seleção, e o centroavante Bas Dost, do Sporting, de Portugal, vice-líder da Chuteira de Ouro de artilheiro dos campeonatos nacionais europeus, atrás apenas de Messi. 

A pressão exercida no segundo tempo esbarrou em duas defesas difíceis de Mihaylov.

Os noves primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2018. 

Já as oito seleções que tiverem melhor campanha como segundo lugar nos grupos disputam uma repescagem no sistema mata-mata, com os confrontos decididos em sorteio, em jogos de ida e volta para decidir as outras quatro vagas do Velho Continente.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário