terça-feira, 26 de março de 2024

Sexteto vai com tudo à terceira fase

Austrália, Irã, Iraque, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão se classificam à terceira fase das eliminatórias da AFC para a Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol).

Austrália e Iraque tornaram-se os primeiros países a avançar para a terceira rodada de qualificação da AFC (Associação Asiática de Futebol) para a Copa do Mundo FIFA 26.

Depois foi a vez de Emirados Árabes Unidos, Iraque, Qatar e Uzbequistão se unirem a eles, restando agora apenas duas rodadas para conclusão da segunda fase, e 12 vagas ainda precisam ser preenchidas, Arábia Saudita, Bahrein, Coreia do Sul, Indonésia e Palestina estão muito próximos disso.

Além disso, Jordânia e Síria venceram por sete gols, Son Heungmin brilhou em reação da Coreia do Sul e o Afeganistão surpreendeu a Índia.

Resultados e tabela completa

Classificação dos grupos

Grupo A

Índia 1 X 2 Afeganistão

Kuwait 1 X 2 Qatar

No dia em que ele se tornou o primeiro jogador da Índia a somar 150 partidas pela seleção, Sunil Chhetri converteu um pênalti no primeiro tempo que deu aos Tigres Azuis a vantagem a caminho do intervalo, Guwahati. 

Mas Rahmat Akbari empatou para o Afeganistão, e aí o zagueiro Sharif Mukhammad, de 34 anos, também fez um de pênalti, a dois minutos do final, dando aos visitantes a primeira vitória nesta segunda fase.

Almoez Ali foi, como tantas vezes, o nome da partida para os catarianos. 

Ele anotou os dois gols que garantiram o triunfo e a classificação da equipe de Tintin Márquez à próxima fase, além de tê-lo levado à artilharia da competição.

Grupo B

Síria 7 X 0 Mianmar

Já eleito em sua carreira como o melhor jogador da Ásia, Omar Khribin conferiu um hat-trick para deixar a Síria em boa posição para ir à terceira fase. 

A equipe está agora quatro pontos à frente da terceira colocada Coreia do Norte, que tem um jogo a menos. 

O próximo confronto entre ambas será crucial.

Grupo C

China 4 X 1 Cingapura

Tailândia 0 X 3 Coreia do Sul

Depois de empatar em Seul com o mesmo adversário na semana passada, a Coreia do Sul mostrou poder de reação e conquistou a primeira vitória sob o comando do novo técnico Hwang Sunhong. 

A equipe dessa vez bateu a Tailândia com facilidade, em Bangkok. Lee Jaesung abriu o placar ao marcar praticamente na linha do gol no primeiro tempo, antes de o craque Son Heungmin encontrar um ângulo apertado no início do segundo para alargar a vantagem. 

O reserva Park Jinseop, por fim, fechou a contagem. 

Os Guerreiros Taeguk têm três pontos de sobra na liderança do grupo.

Em Tianjin, o astro Wu Lei deixou sua marca pela terceira partida nesta fase das eliminatórias, levando a China uma vitória por 4 a 1 sobre Cingapura, mesmo com um homem a menos. 

Wu abriu o placar e anotou um segundo. 

Fei Nanduo marcou de pênalti, colocaram a China, enquanto Wei Shihao completou o resultado enfático, defendendo a segunda colocação do grupo.

Grupo D

Quirguistão 5 X 1 Taipé Chinesa

Malásia 0 X 2 Omã

Joel Kojo foi o grande destaque em Bishkek com direito a um hat-trick no primeiro tempo pelos donos da casa, que foram dominantes. 

A goleada coloca os Falcões Brancos no topo do grupo, com base justamente no saldo. 

O resultado também resultou na eliminação da Taipé Chinesa.

O Omã acabou caindo, então, o segundo lugar, apesar de ter conseguido uma vitória difícil sobre a Malásia em Kuala Lumpur. 

Em um jogo agitado na capital malaia, Omã balançou a rede nos acréscimos em ambos os tempos, o primeiro com um pênalti batido por Omar Al-Malki e o segundo uma finalização inteligente de Mohammed Al-Ghafri para garantir uma vitória por 2 a 0.

Grupo E

Uzbequistão 3 X 0 Hong Kong

Turcomenistão 0 X 1 Irã

Os Melli iranianos e os Lobos Brancos turcomenos definiram as duas vagas do grupo com duas rodadas de antecedência. 

Mehdi Ghayedi foi o destaque do Irã em Ashgabat, atormentando os anfitriões com o seu vasto repertório de dribles e marcando o gol da vitória. 

Já Eldor Shomurodov marcou um dos gols em Tashkent e agora está a apenas um de se tornar o primeiro jogador uzbeque a marcar 40 gols pelo Uzbequistão.

O primeiro lugar da chave poderá ser decidido na partida final das equipes em Teerã, em junho.

Grupo F

Vietnã 0 X 3 Indonésia

Filipinas 0 X 5 Iraque

O Iraque avançou para a terceira rodada com a quarta vitória consecutiva, desta vez arrasando as Filipinas em Manila. 

Dois gols de Aymen Hussein no primeiro tempo e uma finalização elegante de Amir Al-Ammari colocaram os Leões da Mesopotâmia com três a vantagem no intervalo, antes que Zidane Iqbal e Zaid Tahseen anotassem seus primeiros gols pela seleção para completar a goleada.

Poucos dias depois de concluir o processo de naturalização para se tornar cidadão da Indonésia, o atacante holandês Ragnar Oratmangoen correspondeu perfeitamente em sua estreia com um gol no primeiro tempo na vitória dos Garuda por 3 a 0 sobre o Vietnã. 

Jay Idzes, que se estreou na semana passada, abriu o marcador e o reserva Ramadhan Santana garantiu os pontos com o terceiro nos acréscimos.

Uma vitória indonésia nas duas últimas partidas, ambas em casa contra o Iraque e depois contra as Filipinas, será suficiente para o país se classificar para a terceira fase.

Grupo G

Jordânia 7 X 0 Paquistão

Tajiquistão 1 X 1 Arábia Saudita

O hat-trick de Musa Al-Taamari elevou os jordanianos ao segundo lugar. 

O ponta do Montpellier soma agora cinco gols nos últimos dois jogos nestas eliminatórias. 

Um vitória em casa sobre o Tajiquistão na próxima partida valeria à Jordânia um lugar na próxima fase.

Um reserva de 21 anos, Rustam Soirov empatou no final do jogo para manter as esperanças do Tajiquistão e impedir a classificação saudita. 

Firas Al-Buraikan havia dado uma vantagem merecida à seleção dirigida por Roberto Mancini, que, de todo, precisa de apenas um ponto nas duas últimas partidas para se garantir.

Grupo H

Bahrein 3 X 0 Nepal

Iêmen 0 X 3 Emirados Árabes Unidos

Bahrein 3 X 0 Nepal

Iêmen 0 X 3 Emirados Árabes Unidos

O Bahrein abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, abriu seis pontos de vantagem sobre o terceiro lugar, mas ainda não pode comemorar. 

Por outro lado, um empate com o Iêmen na próxima partida será suficiente para estender sua campanha rumo à terceira fase.

Por fim, o brasileiro naturalizado Fábio Lima marcou dois gols no triunfo que garantiu a classificação emeritense. Agora o Iêmen precisa de um pequeno milagre para permanecer vivo.

Grupo I

Bangladesh 0 X 1 Palestina

Líbano 0 X 5 Austrália

Foi um show de Craig Goodwin diante de um público recorde em Canberra, com o lateral esquerdo marcando dois gols e dando duas assistências na goleada da Austrália sobre o Líbano. 

Kusini Yengi e John Iredale fizeram pela primeira vez pelos Socceroos e colocaram o ponto de exclamação em mais uma vitória por uma campanha 100%

Em Dhaka, Michel Termanini foi o herói improvável para a Palestina. 

O zagueiro fez o gol da vitória simplesmente na marca de 94 minutos. 

Uma vitória nas duas partidas restantes será suficiente para a Palestina se juntar à Austrália na terceira rodada.

A seguir

6 de junho de 2024

Afeganistão X Qatar (Grupo A)

Índia X Kuwait (Grupo A)

Mianmar X Japão (Grupo B)

Coreia do Norte X Síria (Grupo B)

Cingapura X Coreia do Sul (Grupo C)

China PR X Tailândia (Grupo C)

Taipé Chinês X Omã (Grupo D)

República do Quirguistão X Malásia (Grupo D)

Hong Kong, China X Irã (Grupo E)

Uzbequistão X Turcomenistão (Grupo E)

Indonésia X Iraque (Grupo F)

Vietnã X Filipinas (Grupo F)

Paquistão X Arábia Saudita (Grupo G)

Jordânia X Tajiquistão (Grupo G)

Nepal X Emirados Árabes Unidos (Grupo H)

Bahrein X Iêmen (Grupo H)

Bangladesh X Austrália (Grupo I)

Palestina X Líbano (Grupo I)

Reportagem: FIFA.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário