sábado, 27 de fevereiro de 2021

Jogo adiado

Saúde de Cascavel mantém veto de Futebol Clube Cascavel-PR X Paraná Clube-PR, e jogo é suspenso pela Federação Paranaense.

Município negou partida na sexta-feira (26), depois acenou em voltar atrás, mas pressão do Ministério Público mudou entendimento. 

FPF (Federação Paranaense de Futebol) confirma a suspensão do jogo sem nova data.

O jogo entre Futebol Cascavel Cascavel-PR X Paraná Clube-PR, deste sábado, está suspenso pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). 

A partida estava prevista para as 19h30 (horário de Brasília), pela primeira rodada do Paranaense, mas foi vetada pela prefeitura de Cascavel em razão da pandemia de coronavírus e as medidas mais restritivas decretadas pelo Governo do Estado. 

O Paraná Clube já divulgou nota de suspensão do jogo.

O argumento da saúde de Cascavel é que os jogos não constam como atividade essencial e não podem ser realizados, após as medidas restritivas para combate à pandemia de coronavírus, que o Governo do Paraná divulgou na última sexta-feira (26). 

O secretário de saúde da cidade, Thiago Daross Stefanelo, vetou o jogo na última sexta-feira (27). 

Neste sábado, após tentativas de que a partida fosse realizada, ele manteve a proibição.

"Considerando a situação da saúde do município de Cascavel, que se encontra no Risco Muito Alto - Cor Roxa - para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, em que Décima Regional de Saúde tem 21 pacientes esperando por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 16 pacientes esperando por um leito de enfermaria, e que qualquer eventualidade durante com os jogadores levaria a piorar ainda mais a situação dos hospitais públicos e privados, que já estão superlotados", escreveu no ofício encaminhado.

A preocupação do uso de leitos por jogadores em uma eventualidade em campo é reforçada pelo Ministério Público de Cascavel, que divulgou na noite de sexta-feira (26) um comunicado recomendando proibição da partida.

Apesar do decreto estadual de restrição, inclusive com toque de recolher a partir das 20 horas em todo o Paraná, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, enviou comunicado que está de acordo com a realização do campeonato, incluindo o jogo em Cascavel. 

Segundo ele, as medidas de controle, com testagem de jogadores, mantêm a segurança das partidas.

O Futebol Clube Cascavel tentou levar a partida para cidade de Toledo, que recebe uma partida com o time da casa contra o Rio Branco-PR, também pela primeira rodada do Paranaense. 

O pedido, segundo o presidente do Futebol Clube Cascavel, Valdinei Silva, foi negado.

Os demais jogos da primeira rodada estão mantidos: Cianorte-PR X Athletico-PR (sábado (27), 17h15 - horário de Brasília), Londrina-PR X Maringá-PR (sábado (27), 19h15  - horário de Brasília), Coritiba-PR X Cascavel Clube Recreativo-PR, Toledo-PR X Rio Branco-PR e Operário-PR X Azuriz-PR - os três últimos no domingo (28), às 16 horas (horário de Brasília).

Regulamento: o Campeonato Paranaense de 2021 tem a mesma fórmula do ano passado, com 12 times se enfrentando em turno único (11 rodadas). 

Os dois piores caem. 

E os oito melhores avançam para o mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta. 

As finais serão nos dias 16 de maio de 2021 e 23 de maio de 2021.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário