terça-feira, 14 de agosto de 2018

Parabéns, Lusa!

Portuguesa completa 98 anos nesta terça-feira (14).

Celeiro de craques e estandarte da comunidade lusa dentro do futebol nacional, a Associação Portuguesa de Desportos completa novo ciclo em sua gloriosa história.

Uma das mais célebres e tradicionais camisas do futebol brasileiro comemora, nesta terça-feira (14), seu nonagésimo oitavo aniversário. 

Celeiro de craques e estandarte da comunidade lusa dentro do futebol brasileiro, a Associação Portuguesa de Desportos completa mais um ciclo em sua gloriosa trajetória no esporte nacional.

A Portuguesa-SP foi formada a partir da fusão de cinco clubes da cidade de São Paulo-SP: o Lusíadas, o Lusitano, o 5 de Outubro, o Marquês de Pombal e o Portugal Maranhense. 
Festa portuguesa em São Paulo. (Foto: CBF.com.br)
A data de fundação da Lusa também não foi escolhida ao acaso. 

Faz alusão à Batalha de Aljubarrota, importante episódio na história de Portugal. 

Em 14 de agosto de 1385, tropas portuguesas triunfaram sobre o exército castelhano (proveniente do Reino de Castela, coroa que daria origem à Espanha) e consolidaram a independência do Reino de Portugal do domínio espanhol. 

Exatos 535 anos depois, a comunidade portuguesa na capital paulista uniu-se para celebrar uma nova vitória: o surgimento da Rubro-Verde.

Desde sua fundação, a Lusa teve como principal atividade a prática e o desenvolvimento do futebol. 

O clube é saudosamente lembrado pelas grandes equipes formadas nas décadas de 1930, 1940 e 1950, com grande destaque para esta última, o time-base da Seleção Brasileira da época. 

Muitas das principais conquistas do clube foram obtidas neste prolífico período, como o bicampeonato paulista (1935 e 1936) e os títulos do Torneio Rio São-Paulo (1952 e 1955). 

Outro momento de destaque na história lusitana veio em 1973, com o terceiro troféu do Campeonato Paulista, erguido pelas mãos de grandes da Fabulosa como Basílio, Xaxá, Izidoro e companhia

Na fase mais recente da Rubro-Verde, mais títulos de importância foram adicionados ao respeitável currículo lusitano. 

Em 2011, o clube conquistou o primeiro e, até o momento, único troféu nacional da quase centenária história da Lusa: a Série B do Brasileirão. 

Vale destacar a incrível campanha que levou a Portuguesa ao vice-campeonato brasileiro em 1996, quando a Fabulosa foi derrotada pelo Grêmio-RS na grande decisão.

No entanto, a maior glória da Portuguesa é o histórico reconhecimento como um dos principais celeiros de craques do futebol brasileiro. 

Foram formados nos campos da Fabulosa nomes consagrados como Djalma Santos, Julinho Botelho, Pinga, Basílio, Zé Roberto, Dener, Rodrigo Fabri, entre tantos outros grandes jogadores saídos das categorias de base da Lusa. 

Desde o dia 14 de agosto de 1920, a Rubro-Verde se destacou pelo inesgotável DNA formador.

Atualmente, a Lusa buscar retornar aos holofotes do futebol brasileiro. Longe das principais disputas no cenário nacional, a Rubro-Verde ocupa a quadragésima nona posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A CBF parabeniza a Portuguesa-SP e saúda o torcedor lusitano! 

Deseja anos de sucesso e conquistas por vir!

Reportagem: CBF.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário