terça-feira, 14 de agosto de 2018

Final em Santiago

Final única da Copa Libertadores em 2019 será em Santiago, no Chile.

A Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, anunciou nesta terça-feira (14) que a decisão da Taça Libertadores da América de 2019, em jogo único, será disputada no Estádio Nacional, na cidade de Santiago, capital do Chile. 

Além disso, a final da Copa Sul-Americana também será nos mesmos moldes, em Lima, no Peru (palco não divulgado na nota).

A decisão da Libertadores está marcada para o dia 23 de novembro.

"As decisões obedeceram ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano, mediante maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerarem mais receitas para serem reinvestidas, as finais únicas serão uma grande oportunidade, para toda a América do Sul, de dar um grande salto de infraestrutura, organização de eventos, controle de segurança, comodidade nos estádios, na promoção regional e mundial de nossos torneios", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
Estádio Nacional do Chile, em Santiago, no Chile. Palco da Copa América de 2015. (Foto: Globoesporte.globo.com) 
"As finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana serão eventos que inspirarão todos os sul-americanos a sonhar grande", afirmou Alejandro Domínguez"

A decisão saiu após reunião do conselho da Conmebol realizada nesta terça-feira (14), em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. 

De acordo com o anúncio, a escolha de Santiago e Lima se deu após um estudo que levou em consideração diversos aspectos, como organização das cidades, logística, segurança e infraestrutura, além de aspectos políticos, sociais, de mobilidade urbana e hospedagem.

Três cidades se candidataram para receber a decisão da Libertadores de 2019: Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru) e Santiago (Chile). 

Durante o processo, os uruguaios desistiram. 

As inspeções em Lima e Santiago duraram dois dias e meio em cada capital. 

Representantes da Conmebol visitaram estádios, hotéis, aeroportos e possíveis locais públicos para receber torcedores ("fan zones"). 

Depois disso, um relatório da equipe de trabalho foi entregue ao conselho da Conmebol.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário