quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Futebol Europeu: Liga dos Campeões da Europa

Sorteio põe PSG e Liverpool no mesmo grupo e define reencontro de CR7 com o United.

Tricampeão Real Madrid cai na mesma chave de Roma, CSKA e Viktoria Pilzen, e Barcelona terá como rivais Tottenham, PSV e Internazionale de Milão.

Perseguindo o sonho de ser campeão europeu, o Paris Saint-Germain de Neymar não terá vida fácil na fase de grupos da Liga dos Campeões. 

A UEFA definiu as chaves da próxima fase do torneio através de sorteio nesta quinta-feira (30), em Mônaco, que determinou que os parisienses terão como rivais no grupo C o Liverpool, atual vice-campeão continental, o Napoli, segundo colocado do último Campeonato Italiano, e o Estrela Vermelha, da Sérvia.

As bolinhas sorteadas pelo brasileiro Kaká e o uruguaio Diego Forlán também determinaram um reencontro histórico para Cristiano Ronaldo. 

O atual melhor jogador do mundo, que defenderá a Juventus pela primeira vez na Champions, estará frente a frente com o Manchester United, equipe que o luso defendeu entre 2003 e 2008 e conquistou o seu primeiro título europeu. 

A Juventus de CR7 caiu no grupo H e terá como rivais, além do United, o Valencia, da Espanha, e o Young Boys, da Suíça.

O atual tricampeão Real Madrid enfrentará Roma, CSKA Moscou e Viktoria Pilzen (República Tcheca), no grupo G. 

O Barcelona pegará Tottenham, PSV e Internazionale de Milão na chave B. 

O grupo D, que teve o modesto Lokomotiv Moscou como cabeça de chave, contará com Porto, Schalke 04 e Galatasaray.

Os cabeças de chave do sorteio, que ficaram no pote 1, foram Real Madrid (campeão da Champions), Atlético de Madrid (campeão da Liga Europa), Barcelona (campeão espanhol), Bayern de Munique (campeão alemão), Manchester City (campeão inglês), Juventus (campeão italiano), Paris Saint-Germain (campeão francês) e Lokomotiv Moscou (campeão russo).

O evento foi iniciado com a escolha aleatória de um cabeça de chave, que depois passava por um sorteio para determinar em que grupo ele ficaria. 

O mesmo procedimento ocorreu com os outros potes: uma equipe era sorteada, e na sequência tinha seu grupo determinado pela escolha de mais uma bolinha.

O sorteio contava com restrição de nacionalidade: dois times do mesmo país não poderiam cair no mesmo grupo, assim como equipes de países em confronto político.

Confira os grupos:

Grupo A:

Atlético de Madrid (Espanha)

Borussia Dortmund (Alemanha)

Mônaco (França)

Club Brugge (Bélgica)

Grupo B:

Barcelona (Espanha)

Tottenham (Inglaterra)

PSV Eindhoven (Holanda)

Internazionale (Itália)

Grupo C:

Paris Saint-Germain (França)

Napoli (Itália)

Liverpool (Inglaterra)

Estrela Vermelha (Sérvia)

Grupo D:

Lokomotiv Moscou (Rússia)

Porto (Portugal)

Schalke 04 (Alemanha)

Galatasaray (Turquia)

Grupo E:

Bayern de Munique (Alemanha)

Benfica (Portugal)

Ajax (Holanda)

AEK Atenas (Grécia)

Grupo F:

Manchester City (Inglaterra)

Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Lyon (França)

Hoffenheim (Alemanha)

Grupo G:

Real Madrid (Espanha)

Roma (Itália)

CSKA Moscou (Rússia)

Viktoria Pilsen (República Tcheca)

Grupo H:

Juventus (Itália)

Manchester United (Inglaterra)

Valencia (Espanha)

Young Boys (Suíça)

Modric desbanca CR7 e leva o prêmio de melhor jogador da Europa na última temporada.

Croata interrompe domínio de Cristiano Ronaldo nos dois últimos anos e também supera Salah para conquistar troféu dado pela UEFA pela primeira vez. Luso não comparece à premiação.

Modric desbanca CR7 e leva o prêmio de melhor jogador da Europa na última temporada Modric desbanca CR7 e leva o prêmio de melhor jogador da Europa na última temporada.

Eleito melhor jogador da Copa do Mundo, Modric conquistou o voto de treinadores e jornalistas europeus e consagrou-se como o melhor jogador do Velho Continente na última temporada. 

A UEFA anunciou nesta quinta-feira (30) os vencedores de seus troféus individuais, referentes a 2017/2018, e o meia croata superou Cristiano Ronaldo e Salah no principal prêmio da entidade europeia.
Modric recebeu o prêmio de melhor jogador europeu. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Modric ficou com 313 pontos na votação entre treinadores e jornalistas, uma vantagem considerável para Cristiano Ronaldo, segundo colocado com 223 pontos pontos. Salah, terceiro, ficou com 134.

Tricampeão europeu com o Real Madrid e vice-campeão do mundo com a Croácia, Modric interrompe um domínio alternado de CR7 e Messi, que já durava desde 2014 na premiação de melhor jogador da Europa. 

O último vencedor do prêmio além do luso e do argentino foi Franck Ribéry, que destacou-se com o Bayern de Munique na temporada 2012/13

O português, que havia conquistado o troféu nas duas últimas temporadas, nem mesmo compareceu à cerimônia realizada em Mônaco, junto com o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões. 

De acordo com a imprensa espanhola, ele soube que não venceria o prêmio e não viajou a Mônaco.

Entre as mulheres, a vencedora foi dinamarquesa Pernille Harder, vice-campeã da Liga dos Campeões e vencedora do Campeonato Alemão com o Wolfsburg. 

A atacante foi vice-artilheira da competição continental, com oito gols marcados, e melhor marcadora do torneio nacional, indo às redes 17 vezes.

Os vencedores foram determinados por um júri composto pelos técnicos dos 32 times que disputaram a última Champions, além de 55 jornalistas que fazem parte do Grupo de Mídia Esportiva Europeia (ESM, cada um representando um país filiado à UEFA. 

Cada eleitor escolhia os três melhores jogadores por posição, atribuindo cinco pontos ao primeiro colocado, três ao segundo e um ao terceiro. 

Os treinadores não puderam votar nos atletas que comandam em seus times.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário