Max Verstappen segura Norris nas voltas finais e vence.
Tricampeão mundial ultrapassou Lando Norris, pole position, para vencer em Barcelona.
Lewis Hamilton fica com o primeiro pódio na Fórmula 1 de 2024.
Palco da primeira vitória da carreira de Max Verstappen, o Grande Prêmio da Espanha recebeu o tricampeão mundial no lugar mais alto do pódio em mais uma ocasião.
O piloto da RBR superou Lando Norris, segundo colocado, e George Russell, quarto, no início para assumir a ponta e gerir a estratégia de pneus até faturar a primeira colocação.
Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou o primeiro pódio da temporada ao finalizar em terceiro.
A prova começou com a briga pela liderança já na largada.
Lando Norris, na pole position, voou para impedir a ultrapassagem de Max Verstappen, que estava em segundo.
O tricampeão mundial acabou pressionado e levou as rodas até a grama, mas conseguiu se manter na corrida.
Já na primeira curva, George Russell saltou de quarto para assumir a ponta.
Norris ficou para trás também de Verstappen, que passou a pressionar Russell pela primeira colocação.
Com a asa móvel aberta na terceira volta, o holandês da RBR superou o piloto da Mercedes para passar a ocupar a liderança.
A estratégia de pneus fez a diferença da corrida.
A programação foi de duas paradas nos boxes, e os pilotos seguiram o cronograma.
O início foi de pneus macios, e a primeira troca foi para os médios.
Na segunda, alguns pararam antes e optaram pelos duros, enquanto outros voltaram a usar os compostos macios.
No topo, Verstappen geriu os pneus com tranquilidade para manter a liderança com larga distância para os adversários.
Quando Norris diminuiu a vantagem e corria mais rápido que a RBR, o tricampeão foi para os boxes e passou a ter tempos melhores que a McLaren, que também precisou parar.
O destaque da RBR foi o pit-stop de 1s9, tempo que empata com o já realizado pela equipe no Grande Prêmio da China.
A Mercedes teve uma briga particular pelo pódio.
Ultrapassada por Norris antes da segunda troca de pneus, a equipe alemã manteve o bom desempenho apresentado nos treinos e na classificação.
De compostos macios, Hamilton superou Russell para conquistar o primeiro pódio da temporada.
Atrás da Mercedes, a Ferrari não conseguiu brigar pelo pódio neste domingo (23).
Carlos Sainz, em casa, ficou para trás quando colocou os pneus duros.
De compostos macios, Charles Leclerc superou o companheiro de equipe, mas também não ficou perto do top-3 da Espanha.
Resultado
Max Verstappen (RBR) - 1m19s774
Lando Norris (McLaren) +2s219
Lewis Hamilton (Mercedes) +17s790
George Russell (Mercedes) +22s320
Charles Leclerc (Ferrari) +22s709
Carlos Sainz (Ferrari) +31s028
Oscar Piastri (McLaren) +33s760
Sergio Pérez (RBR) +59s730
Pierre Gasly (Alpine) +61s557
Esteban Ocon (Alpine) +71s749
Nico Hulkenberg (Haas) +73s826
Fernando Alonso (Aston Martin) + 1 volta
Guanyu Zhou (Sauber) +1 volta
Lance Stroll (Aston Martin) +1 volta
Daniel Ricciardo (RB) +1 volta
Valtteri Bottas (Sauber) +1 volta
Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
Alex Albon (Williams) +1 volta
Yuki Tsunoda (RB) +1 volta
Logan Sargeant (Williams) +2 voltas
A próxima etapa da Fórmula 1 de 2024 será o Grande Prêmio da Áustria, no Circuito RB Ring, no dia 30 de junho, às 10 horas (horário de Brasília).
A prova é válida como a décima primeira etapa da temporada.
Momentos-chave:
Largada: Na pole position, Lando Norris tomou muito cuidado com Max Verstappen na larga da prova.
Ele jogou o carro para o lado direito e fez o adversário encostar a roda na grama.
Não adiantou muito se preocupar com o tricampeão, que conquistou a ultrapassagem, mas não assumiu a liderança em Barcelona.
George Russell saiu da quarta colocação na largada e aproveitou o espaço deixado por Norris para ultrapassar por fora.
Lewis Hamilton, em terceiro, já havia ficado para trás, e viu o companheiro de Mercedes subir para a ponta da prova já na volta inicial.
Ultrapassagem na frente: A liderança de George Russell não durou muito.
Na terceira volta, com a abertura da asa móvel, Max Verstappen encostou o carro ao lado do piloto da Mercedes e não teve muitas dificuldades para assumir a ponta e liderar o Grande Prêmio da Espanha.
Com um carro inferior em termos de desempenho, Russell não retomou a posição e se afastou de Verstappen, que abriu uma larga diferença para o britânico.
Na abertura da décima volta, o tricampeão mundial tinha vantagem maior que 2s em relação ao segundo colocado.
Estratégia de pneus: Entre todos os 20 pilotos, apenas Alex Albon largou com os pneus médios, enquanto todos os outros foram de compostos macios.
Na décima quinta volta, George Russell e Carlos Sainz foram aos boxes para a mudança de pneus.
A Mercedes errou ao trocar os pneus do britânico, que ficou na troca por 5s3.
O espanhol encostou no adversário, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton, que parou depois, voltou atrás da Ferrari, mas ultrapassou Sainz na volta 20.
Verstappen parou para a troca de pneus na volta 17 em um pit-stop de apenas 1s9 da RBR.
Lando Norris não foi aos boxes na mesma janela dos adversários.
Pelo rádio, a equipe sugeriu o pit-stop para ele voltar na frente de Russell, mas ele afirmou que a briga era com Verstappen, não com o compatriota.
Norris parou na virada da volta 23 para 24 e voltou em sexto lugar, atrás de Carlos Sainz. Leclerc, que ficou em primeiro, entrou nos boxes no giro seguinte.
Busca pelo topo: Na volta dos boxes, Lando Norris precisou tirar a desvantagem de tempo que tinha em relação a Sainz.
Mais rápido, ele chegou no espanhol e o ultrapassou na volta 27, subindo para a quarta colocação.
A pressão da McLaren mudou para ser contra Lewis Hamilton.
Cinco giros depois, Norris chegou no heptacampeão e fez a ultrapassagem.
Não foi difícil chegar em George Russell. Lando Norris abriu asa móvel e tentou a ultrapassagem na curva 35.
Os dois brigaram pela segunda colocação nas sete primeiras curvas do Circuito de Barcelona-Catalunha até que a McLaren levou a melhor contra a Mercedes.
Mais uma troca: Antes da troca de pneus, Lando Norris tirou a diferença de 9s para 4s, e parecia caminhar para um duelo com Max Verstappen.
O tricampeão mundial foi para os boxes na volta 44 e colocou pneus macios.
A RBR voltou rápida e aproveitou o pit-stop lento da McLaren na volta 47 para ter uma larga vantagem novamente.
A briga pelo pódio também aconteceu com a troca de pneus.
Russell voltou em terceiro com pneus duros, e viu Hamilton colocar os macios pouco depois.
Ultrapassar o companheiro era inevitável, e Hamilton saltou para a terceira colocação na volta 52 com compostos mais rápidos.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário