domingo, 23 de junho de 2024

Vitória de Max Verstappen na Espanha

Max Verstappen segura Norris nas voltas finais e vence.

Tricampeão mundial ultrapassou Lando Norris, pole position, para vencer em Barcelona. 

Lewis Hamilton fica com o primeiro pódio na Fórmula 1 de 2024.

Palco da primeira vitória da carreira de Max Verstappen, o Grande Prêmio da Espanha recebeu o tricampeão mundial no lugar mais alto do pódio em mais uma ocasião. 

O piloto da RBR superou Lando Norris, segundo colocado, e George Russell, quarto, no início para assumir a ponta e gerir a estratégia de pneus até faturar a primeira colocação. 

Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou o primeiro pódio da temporada ao finalizar em terceiro.

A prova começou com a briga pela liderança já na largada. 

Lando Norris, na pole position, voou para impedir a ultrapassagem de Max Verstappen, que estava em segundo. 

O tricampeão mundial acabou pressionado e levou as rodas até a grama, mas conseguiu se manter na corrida. 

Já na primeira curva, George Russell saltou de quarto para assumir a ponta.

Norris ficou para trás também de Verstappen, que passou a pressionar Russell pela primeira colocação. 

Com a asa móvel aberta na terceira volta, o holandês da RBR superou o piloto da Mercedes para passar a ocupar a liderança.

A estratégia de pneus fez a diferença da corrida. 

A programação foi de duas paradas nos boxes, e os pilotos seguiram o cronograma. 

O início foi de pneus macios, e a primeira troca foi para os médios. 

Na segunda, alguns pararam antes e optaram pelos duros, enquanto outros voltaram a usar os compostos macios.

No topo, Verstappen geriu os pneus com tranquilidade para manter a liderança com larga distância para os adversários. 

Quando Norris diminuiu a vantagem e corria mais rápido que a RBR, o tricampeão foi para os boxes e passou a ter tempos melhores que a McLaren, que também precisou parar. 

O destaque da RBR foi o pit-stop de 1s9, tempo que empata com o já realizado pela equipe no Grande Prêmio da China.

A Mercedes teve uma briga particular pelo pódio. 

Ultrapassada por Norris antes da segunda troca de pneus, a equipe alemã manteve o bom desempenho apresentado nos treinos e na classificação. 

De compostos macios, Hamilton superou Russell para conquistar o primeiro pódio da temporada.

Atrás da Mercedes, a Ferrari não conseguiu brigar pelo pódio neste domingo (23). 

Carlos Sainz, em casa, ficou para trás quando colocou os pneus duros. 

De compostos macios, Charles Leclerc superou o companheiro de equipe, mas também não ficou perto do top-3 da Espanha.

Resultado

Max Verstappen (RBR) - 1m19s774

Lando Norris (McLaren) +2s219

Lewis Hamilton (Mercedes) +17s790

George Russell (Mercedes) +22s320

Charles Leclerc (Ferrari) +22s709

Carlos Sainz (Ferrari) +31s028

Oscar Piastri (McLaren) +33s760

Sergio Pérez (RBR) +59s730

Pierre Gasly (Alpine) +61s557

Esteban Ocon (Alpine) +71s749

Nico Hulkenberg (Haas) +73s826

Fernando Alonso (Aston Martin) + 1 volta

Guanyu Zhou (Sauber) +1 volta

Lance Stroll (Aston Martin) +1 volta

Daniel Ricciardo (RB) +1 volta

Valtteri Bottas (Sauber) +1 volta

Kevin Magnussen (Haas) +1 volta

Alex Albon (Williams) +1 volta

Yuki Tsunoda (RB) +1 volta

Logan Sargeant (Williams) +2 voltas

A próxima etapa da Fórmula 1 de 2024 será o Grande Prêmio da Áustria, no Circuito RB Ring, no dia 30 de junho, às 10 horas (horário de Brasília). 

A prova é válida como a décima primeira etapa da temporada. 

Momentos-chave: 

Largada: Na pole position, Lando Norris tomou muito cuidado com Max Verstappen na larga da prova. 

Ele jogou o carro para o lado direito e fez o adversário encostar a roda na grama. 

Não adiantou muito se preocupar com o tricampeão, que conquistou a ultrapassagem, mas não assumiu a liderança em Barcelona.

George Russell saiu da quarta colocação na largada e aproveitou o espaço deixado por Norris para ultrapassar por fora. 

Lewis Hamilton, em terceiro, já havia ficado para trás, e viu o companheiro de Mercedes subir para a ponta da prova já na volta inicial.

Ultrapassagem na frente: A liderança de George Russell não durou muito. 

Na terceira volta, com a abertura da asa móvel, Max Verstappen encostou o carro ao lado do piloto da Mercedes e não teve muitas dificuldades para assumir a ponta e liderar o Grande Prêmio da Espanha.

Com um carro inferior em termos de desempenho, Russell não retomou a posição e se afastou de Verstappen, que abriu uma larga diferença para o britânico. 

Na abertura da décima volta, o tricampeão mundial tinha vantagem maior que 2s em relação ao segundo colocado.

Estratégia de pneus: Entre todos os 20 pilotos, apenas Alex Albon largou com os pneus médios, enquanto todos os outros foram de compostos macios. 

Na décima quinta volta, George Russell e Carlos Sainz foram aos boxes para a mudança de pneus. 

A Mercedes errou ao trocar os pneus do britânico, que ficou na troca por 5s3. 

O espanhol encostou no adversário, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton, que parou depois, voltou atrás da Ferrari, mas ultrapassou Sainz na volta 20.

Verstappen parou para a troca de pneus na volta 17 em um pit-stop de apenas 1s9 da RBR. 

Lando Norris não foi aos boxes na mesma janela dos adversários. 

Pelo rádio, a equipe sugeriu o pit-stop para ele voltar na frente de Russell, mas ele afirmou que a briga era com Verstappen, não com o compatriota. 

Norris parou na virada da volta 23 para 24 e voltou em sexto lugar, atrás de Carlos Sainz. Leclerc, que ficou em primeiro, entrou nos boxes no giro seguinte.

Busca pelo topo: Na volta dos boxes, Lando Norris precisou tirar a desvantagem de tempo que tinha em relação a Sainz. 

Mais rápido, ele chegou no espanhol e o ultrapassou na volta 27, subindo para a quarta colocação. 

A pressão da McLaren mudou para ser contra Lewis Hamilton. 

Cinco giros depois, Norris chegou no heptacampeão e fez a ultrapassagem.

Não foi difícil chegar em George Russell. Lando Norris abriu asa móvel e tentou a ultrapassagem na curva 35. 

Os dois brigaram pela segunda colocação nas sete primeiras curvas do Circuito de Barcelona-Catalunha até que a McLaren levou a melhor contra a Mercedes.

Mais uma troca: Antes da troca de pneus, Lando Norris tirou a diferença de 9s para 4s, e parecia caminhar para um duelo com Max Verstappen. 

O tricampeão mundial foi para os boxes na volta 44 e colocou pneus macios. 

A RBR voltou rápida e aproveitou o pit-stop lento da McLaren na volta 47 para ter uma larga vantagem novamente.

A briga pelo pódio também aconteceu com a troca de pneus. 

Russell voltou em terceiro com pneus duros, e viu Hamilton colocar os macios pouco depois. 

Ultrapassar o companheiro era inevitável, e Hamilton saltou para a terceira colocação na volta 52 com compostos mais rápidos.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário