FPF (Federação Paulista de Futebol) envia protocolo aos clubes com diretrizes para retorno do Paulistão.
Veja detalhes.
Federação Paulista de Futebol se prepara para retorno do Paulistão. (Foto: Emilio Botta) |
Confinamento dos clubes em centros de treinamento e duas testagens antes da retomada do estadual são alguns dos itens do plano.
Federação Paulista não estipula data para retorno.
A FPF desenvolveu um protocolo de segurança e o enviou aos clubes de olho na possibilidade de retorno aos treinos e retomada do Campeonato Paulista.
O documento, ao qual o GloboEsporte.com teve acesso, possui nove páginas e foi repassado aos 16 clubes participantes neste sábado.
O cronograma foi baseado em medidas adotadas pela Federação Espanhola, Catarinense, Liga Portugal, além do Red Bull Leipizig, time que disputa o Campeonato Alemão.
No documento, que não possui qualquer menção de data para o retorno das atividades, a Federação Paulista prevê testar frequentemente todas as pessoas envolvidas nos jogos.
A primeira rodada de testes será feita 48 horas antes da data prevista para o retorno dos treinamentos.
Novos testes seriam realizados antes do reinício do Paulistão.
O protocolo da FPF indica que todos os clubes fiquem isolados em seus respectivos centros de treinamento e hotéis durante a participação no campeonato, que ainda tem dois jogos para o término da primeira fase.
As quartas e a semifinal serão disputadas em jogo único, ao contrário da decisão, que prevê jogos de ida e volta entre os finalistas.
Estão previstas mais 24 partidas.
A operação dos jogos estipula a participação de 164 pessoas no estádio em cada partida, limitando as delegações a 38 pessoas cada.
Ainda segundo o protocolo, a arbitragem deve levar a própria alimentação, assim como os demais profissionais envolvidos na partida. Será obrigatório o uso de máscaras por todos, exceto jogadores.
O Campeonato Paulista está paralisado desde o dia 16 de março em virtude da pandemia de coronavírus.
Desde então, nenhum clube tem treinado, e todos aguardam em conjunto a liberação das autoridades de saúde para a retomada do estadual.
Alguns clubes, casos de Santo André, Mirassol e Novorizontino, perderam praticamente todo o elenco.
Veja no link abaixo trechos do documento enviado pela FPF:
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário