segunda-feira, 25 de maio de 2020

Apoio da classe

Pesquisa mostra que 68% dos jogadores querem a volta do futebol no Brasil.
Pesquisa feita com jogadores e jogadoras para a volta do futebol brasileiro. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Maioria dos atletas cita necessidade financeira para apoiar retomada dos jogos.

A maioria dos jogadores e jogadoras de futebol do Brasil quer o retorno das competições, interrompidas há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

A conclusão está numa pesquisa realizada pela Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) em parceria com o SIAFMSP (Sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo) a que o GloboEsporte.com teve acesso.

A pergunta "você é a favor ou contra a volta dos campeonatos de futebol?" foi respondida por 734 atletas que atuam em todos os estados do futebol brasileiro: 68% se disseram a favor, 32% responderam ser contra (não foi especificado o número de atletas ouvido por estado). 

A margem de erro é de 4%.

O apoio à volta das atividades é maioria em todas as categorias, mas os percentuais variam de acordo com a divisão em que os jogadores atuam. 

Entre os atletas que defendem times da Série A do Campeonato Brasileiro, 55% são favoráveis.

Esse número aumenta para 74% entre os jogadores das Séries B e C e chega a 85% entre os que jogam a Série D e campeonatos estaduais. 

Entre atletas do futebol feminino, 56% querem a volta das competições.

A pesquisa foi feita online pela consultoria Esporte Executivo. Cada atleta recebeu um link exclusivo que dava acesso às opções de voto.

Além de responder se eram favoráveis ou contrários à volta dos campeonatos, os atletas foram instados a detalhar suas motivações. 

Os resultados mostram que a preocupação financeira está acima de tudo. 

É importante ressaltar que os jogadores e jogadoras podiam escolher mais de uma opção, por isso, o somatório dá mais de 100%.

Entre os atletas que querem o retorno das competições, 33% disseram que não gostariam de jogar, mas que precisam disso para voltar a receber salário. 

Também houve 24% que citaram a curta duração da carreira. 

A soma desses fatores (57%) supera a resposta mais citada, 36% disseram confiar na estrutura que será montada para evitar o contágio.

Entre os atletas que não querem a volta dos campeonatos de futebol, a segurança é a maior preocupação. 

Esta foi a motivação mencionada por 49%.

A segunda resposta mais citada foi a situação do país, 36% dos atletas concordaram que, com tantos mortos e doentes, não é hora de falar em futebol. 

Ainda houve os que se sentem vulneráveis e os que gostariam de voltar a jogar, mas seriam impedidos pela família.

A pesquisa da Fenapaf também mediu o nível de confiança dos atletas nos seus clubes no que diz respeito à segurança sanitária oferecida por eles. 

A maioria (70%) disse acreditar na estrutura oferecida pelos clubes. 

Os outros 30% duvidam. 

Os números são próximos do principal resultado da pesquisa, que mostra 68% dos atletas favoráveis à volta dos campeonatos.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário