domingo, 1 de setembro de 2019

Fórmula 1: Luto na pista

Piloto francês morre após grave acidente em corrida da Fórmula 2 na Bélgica.

Batida violenta aconteceu na segunda volta da prova de abertura do fim de semana, logo após curva Radillon. 

Anthoine Hubert chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Acidente grave que ceifou a vida de Anthoine Hubert. (Foto: Tnh1.com.br)
O piloto francês Anthoine Hubert morreu após um grave acidente na primeira corrida da Fórmula 2 deste fim de semana, na Bélgica. 

A batida, que envolveu cinco carros logo após a curva Radillon decretou bandeira vermelha e fez a prova ser cancelada na tarde deste sábado (31). 

Além disso, a categoria cancelou a segunda corrida do fim de semana.

Enquanto Antoine Hubert e Juan Manuel Correa acabaram se chocando com mais violência, Marino Sato, Ralph Boschung e Giuliano Alesi também se embolaram na batida, mas com menos gravidade.

Segundo comunicado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Hubert chegou a ser removido de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. 

Correa está no hospital de Liege, em condição estável.

Leia o comunicado da Federação, na íntegra, abaixo.

"É com pesar que a Federação Internacional de Automobilismo informa que um acidente sério envolvendo os carros #12, #19 e #20 ocorreu às 17h07 (12h07 no horário de Brasília), do dia 31/08/19 como parte da corrida 1 da Fórmula 2 em Spa-Francorchamos, válida pela décima sétima etapa da temporada.

Os serviços de resgate e equipes médicas compareceram rapidamente ao local do acidente, levando os pilotos envolvidos para o centro médico.

Como resultado do acidente, a FIA lamenta informar que o piloto do carro #19, Anthoine Hubert (FRA), não resistiu aos ferimentos e faleceu às 18h35 (13h35 no horário de Brasília).

O piloto do carro #12, Juan Manuel Correa (EUA) está em condição estável, sendo tratado no hospital de Liege.

Mais informações sobre o estado do piloto serão dadas quando estiverem disponíveis"

O incidente aconteceu na segunda volta da corrida. Hubert rodou e foi atingido com violência por Correa, provocando uma colisão em T (quando um carro acerta em cheio a lateral do outro).

A batida foi tão forte que, além de Correa ter capotado, seus pés ficaram expostos após ter pedido o bico do carro.

Ao mesmo tempo, o cockpit de Hubert ficou completamente separado da parte traseira do carro.

Alesi conseguiu seguir mesmo após ao acidente, parando um pouco à frente com danos na traseira do carro.

O companheiro Boschung conseguiu retornar aos boxes com um pneu furado.

Já Sato, abandonou o carro no local do acidente e retornou andado para o paddock.

A categoria informou momentos após à grave batida que a corrida não será retomada.

Mercedes e Ferrari, inclusive, cancelaram as atividades de mídia em função das circunstâncias.

Lewis Hamilton chegou a interromper a entrevista que dava no momento do acidente.

Charles Leclerc sobra e faz a pole position na Bélgica; Sebastian Vettel fecha dobradinha da Ferrari.

Monegasco é o mais rápido nas três etapas da classificação, enquanto alemão erra duas vezes no Q3, mas ainda fica em segundo.

Lewis Hamilton larga em terceiro lugar em Spa-Francorchamps.

Só deu Charles Leclerc em Spa-Francorchamps.

O piloto da Ferrari dominou as três etapas do treino de classificação do GP da Bélgica e conquistou sua terceira pole position na temporada 2019.

A Ferrari voltou a fazer dobradinha, e Sebastian Vettel completou a primeira fila, a 0s748 do tempo do companheiro de equipe.

Mesmo sem a Mercedes fazer frente para a Ferrari, Lewis Hamilton conseguiu o máximo possível e vai largar na terceira colocação e terá ao seu lado na segunda fila o companheiro Valtteri Bottas.

O inglês, que bateu no terceiro treino livre, viu seus mecânicos terminarem de consertar o carro só quando a classificação já havia começado.

Max Verstappen (RBR) e Daniel Ricciardo (Renault) ficaram com a quinta e sexta posições, enquanto Nico Hulkenberg (Renault), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Sergio Pérez (Racing Point) e Kevin Magnussen (Haas) fecharam o top 10.

No entanto, devido a uma série de punições por trocas de componentes dos carros de vários pilotos, o grid definitivo ainda não foi confirmado.

O GP da Bélgica começa amanhã (1º) às 10h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo.

A narração será de Cleber Machado, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti.

Antes, a partir das 9 horas (horário de Brasília), o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês.

Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: A primeira parte do treino foi agitada.

Antes mesmo de os favoritos marcarem suas primeiras voltas cronometradas, o Q1 foi paralisado com cinco minutos após o estouro do motor Mercedes da Williams de Robert Kubica.

A interrupção se deu porque o carro ficou estacionado num local perigoso, e houve princípio de incêndio.

A bandeira vermelha foi uma ótima notícia para Lewis Hamilton, já que a Mercedes ainda terminava de trabalhar no carro do pentacampeão, danificado num acidente no terceiro treino livre.

Dada a bandeira verde, Hamilton entrou imediatamente na pista com os demais pilotos.

Na primeira rodada de tentativas, Hamilton foi o quarto colocado, imediatamente atrás do companheiro Bottas.

Leclerc de cara foi o primeiro a baixar da casa de 1m44 no fim de semana ao fazer 1m43s587, 0s522 à frente do segundo colocado Vettel.

Já Verstappen teve perda de potência na sua primeira volta rápida e marcou um tempo 8s2 acima do feito por Leclerc.

O problema foi resolvido, o holandês voltou para a pista e, a um minuto do fim, conseguiu uma volta suficiente para passar ao Q2, em terceiro.

Logo depois de Max fechar sua volta, o motor Ferrari da Sauber de Antonio Giovinazzi quebrou, e a bandeira vermelha foi agitada de novo.

Como faltava menos de um minuto para o fim, o Q1 foi encerrado, e isso foi prejudicial a Pierre Gasly, Carlos Sainz e Danill Kvyat, que não conseguiram dar suas últimas tentativas e acabaram eliminados com a dupla da Williams.

Eliminados

16º PIERRE GASLY (STR)

17º CARLOS SAINZ (McLAREN)

18º DANIIL KVYAT (STR)

19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Lewis Hamilton finalmente apareceu com um bom tempo e fez 1m43s592 na sua primeira tentativa no Q2, mas as Ferraris rapidamente restabeleceram uma dobradinha, com Leclerc fazendo 1m43s376, 0s130 à frente de Vettel, que foi mais rápido em dois setores mas perdeu no terceiro.

No finalzinho, Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, para 1m42s938, sendo o primeiro a baixar da casa de 1m43. Vettel também melhorou e ficou 0s099 atrás.

Quem apresentou bom desempenho foi Ricciardo, em quinto.

Na briga pelas demais vagas no Q3, Grosjean foi eliminado em décimo primeiro lugar a apenas 0s059 do companheiro de equipe Magnussen.

Norris e Stroll também foram eliminados, assim como Albon, que já iria largar do fim do pelotão, e Giovinazzi, que não voltou ao treino após o motor quebrado.

Eliminados:

11º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

12º LANDO NORRIS (McLAREN)

13º LANCE STROLL (RACING POINT)

14º ALEXANDER ALBON (RBR)

15º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q3 - disputa pela pole position: A parte final começou tumultuada porque o trânsito na preparação dos pilotos para suas voltas rápidas causou problemas para Lewis Hamilton, que travou os pneus atrás de Valtteri Bottas, que também travou seus pneus atrás de Nico Hulkenberg.

Quem seguiu dominante foi Leclerc, que na sua primeira volta já fez em 1m42s644, 0s638 à frente de Hamilton, o segundo mais rápido neste rodada de tentativas.

Vettel errou logo no começo da volta e ficou em terceiro, a 0s832 do companheiro de equipe.

Na última rodada de voltas lançadas, Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, enquanto Vettel, depois de fazer o melhor primeiro setor, errou no fim da volta e ficou longe do companheiro, além de quase perder o lugar na primeira fila para Hamilton.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

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