segunda-feira, 22 de abril de 2024

Prazer, Série A2! Grêmio Prudente...

Grêmio Prudente empata com o Esorte Clube São Bernardo, é finalista do Campeonato Paulista da Série A3 e garante vaga na próxima do Campeonato Paulista da Série A2.

Carcará coloca fim ao jejum do futebol prudentino, que retorna ao segundo patamar paulista após 25 anos. 

Feito é repetido após 28 anos.

O Grêmio Prudente está no Campeonato Paulista na Série A2 de 2025. 

A manhã deste domingo (21) terminou com o empate por 1 a 1 diante do Esporte Clube São Bernardo, no Bruno José Daniel, em Santo André. 

Melhor na primeira etapa, o time do ABC paulista abriu vantagem. 

Mas o time do Oeste Paulista voltou melhor do intervalo e igualou o placar. Vitorioso na ida, no Prudentão, o Carcará levou a melhor sobre o Cachorrão e agora disputa o título do Campeonato Paulista da A3 diante do Votuporanguense, o outro classificado duplamente.

O Esporte Clube São Bernardo controlou mais rápido o nervosismo dos minutos iniciais e passou a criar. 

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Giovane soltou o pé, e a finalização cruzada, com a bola quicando, obrigou Luiz a se esticar. Cinco minutos depois, não deu nem tempo do goleiro do Grêmio reagir. 

Giovane cruzou da esquerda, na cabeça de Gustavo Santana. 

O camisa 9 subiu livre de marcação na primeira trave, em um lance, como a arbitragem costuma dizer, "ajustado" quanto à linha de impedimento. 

O Carcará teve mais a posse após o gol sofrido, e Maranhão acertou o travessão aos 42 minutos do primeiro tempo, ao receber passe de Murilo Cavalcante e cavar na saída de Henrique. 

O placar de 1 a 0 de momento e 2 a 2 no agregado levava a definição do acesso ao Campeonato Paulista  A2 e da vaga na final aos pênaltis.

Eram 45 minutos para Cachorrão e Carcará definirem seus futuros. 

Diante da pressão, sobrou emoção no começo da etapa complementar. 

Derick finalizou de fora da área, e a bola passou muito perto da trave de Luiz. 

A resposta veio no lance seguinte. Wallace recebeu lançamento, arrancou da intermediária, ficou cara a cara com Henrique e não foi fominha. 

Tocou para Luquinha, que errou a finalização. 

Se a generosidade não deu certo, Wallace resolveu decidir sozinho na oportunidade seguinte e fez um golaço. 

Recebeu passe de Maranhão já dando uma chapéu em Wesley Brito e finalizou no cantinho, da entrada da área. 

O Grêmio Prudente ficou mais inteiro e cheio de confiança. 

O time da casa demorou para voltar a criar. 

Fez isso mais na base da pressão que dá inspiração. 

Os visitantes tiveram boas chances nos contra-ataques. 

De susto aqui em susto ali, quem não ficou no quase foi o Grêmio Prudente com o apito final. 

O Campeonato Paulista da Série A2 é uma realidade!

Votuporanguense, que subiu à A2 ao vencer o Desportivo Brasil, será o adversário do Grêmio Prudente na final da A3. 

O time de Votuporanga decide em casa por ter melhor campanha. 

Conforme a tabela-base da Federação Paulista de Futebol (FPF), as partidas estão previstas para quarta-feira (24) e o próximo fim de semana. 

As datas precisas, horários e locais devem ser detalhados nesta segunda.

Wallace foi anunciado como reforço em meio à primeira fase e mudou o rumo do Grêmio na competição e da sua relação com o clube. 

Em 2020 e 2021, ele sentiu o sabor amargo do quase, ao disputar o Paulista da Segunda Divisão (quarto patamar estadual, na época). 

Chegou às definições do acesso com o Grêmio, mas parou no Bandeirante e no União Suzano, neste último, inclusive, sendo expulso na despedida. 

Depois de jogar divisões inferiores em Portugal, voltou ao Carcará aos 25 anos. 

Passou a fazer uma dobradinha de sucesso com o artilheiro Maranhão (vista neste domingo). Ali, a equipe sofria no setor de criação. 

Rodrigo Andrade e Marcondele estavam devendo. 

Assumiu o posto de "10", fez golaços (como contra o São Caetano e o Rio Preto), e o time arrancou e alcançou cinco vitórias seguidas. 

Uma lesão no fim da primeira fase o tirou de ação. 

O melhor estava por vir. 

E veio! 

Na mesma meta que Tadeu e Marcos Assunção fizeram os gols do Grêmio Prudente (ex-Barueri) em 2010 e a vaga na final do Campeonato Paulista escapou por pouco, o acesso foi garantido com uma pintura do camisa 21. 

Chega de quase, Wallace! Chega de tristeza para o futebol prudentino!

Depois de colocar mais de 7 mil pagantes no jogo de ida e cantar sob chuva forte no Prudentão, a torcida do Carcará viajou em, pelo menos, dois ônibus ao ABC. 

Aqueles que encararam os quase 600 quilometros a madrugada se juntaram, no setor de visitantes do Estádio Bruno José Daniel, a prudentinos que moram na capital.

Se, por um lado, o ataque gremista abusou da criatividade e habilidade para arrancar o empate, a segurança predominou lá atrás, neste visto como "jogo mais importante da história do time", como dito durante a semana pelo próprio presidente gremista, André Luís Garcia. 

Mesmo instável no primeiro tempo, o time de Luiz Carlos Martins teve Jean Pablo e Félix em partida muito segura no miolo de zaga. 

Hélder e Leocovick encararam trabalho árduo frente aos pontas velozes do ECSB (Esporte Clube São Bernardo), mas se saíram bem, assim como Iury, que entrou na vaga de Hélder. 

No segundo tempo, Potiguar ganhou a companhia de Zé Vitor na cabeça da área. 

E a dupla deu força significativa para segurar o empate. 

Potiguar ainda apareceu algumas vezes arriscando de fora. 

Mas, daí, a nota já não seria a mesma.

Com a definição dos finalistas e classificados via Campeonato Paulista da Série A3, a segunda divisão de São Paulo tem seus 16 integrantes também definidos para a edição de 2025.

O técnico Luiz Carlos Martins chegou ao décimo oitavo acesso na carreira, conforme as contas do Globo Esporte Ribeirão Preto e Região, iniciadas assim que ele chegou ao Comercial em 2023. 

Aliás, quando o futebol prudentino comemorou o (agora) penúltimo acesso ao Campeonato Paulista da Série A2, em 1996, ele era o técnico da campeã daquele Campeonato Paulista da Série A3, a Matonense. 

Os números totais de acesso na carreira, contudo, geram controvérsia. 

Há quem afirma que a nova atualização leva a 20. 

Independente se são 18, 19 ou 20, Martins teve méritos no sucesso deste domingo (21). 

Entrou novamente (terceira ocasião seguida) sem o esquema com três zagueiros, mesmo fora de casa e detendo a vantagem do empate. 

No intervalo, optou por Luquinha e Marcondele e inovou mais uma vez, com um Grêmio jogando com três meias. 

A conquista do empate o levou a reforçar a contenção, e a estratégia do treinador, de 68 anos, terminou bem-sucedida frente a Renato Peixe, treinador do ECSB.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário