Após reunião com autoridades, liga espanhola confirma volta aos treinos na próxima segunda-feira (4).
Jogadores do Real podem voltar aos treinos na segunda-feira (4), individualmente. (Foto: Antonio Villalba/Real Madrid) |
Representantes do Ministério da Saúde e do Esporte aprovam a retomada das atividades dos jogadores de futebol profissional na Espanha, de maneira individual, e sem testes massivos.
Depois de mais uma reunião nesta quinta-feira entre autoridades do governo federal da Espanha e representantes de La Liga, foi confirmado que o futebol profissional do país poderá voltar aos treinos na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, de maneira individual.
Porém, diferentemente do que havia sido indicado pela liga espanhola na quarta-feira (29), não haverá a realização de testes massivos de Covid-19 na fase inicial de flexibilização da quarentena.
A reunião desta quinta-feira (30) contou com representantes do Ministério da Saúde, do Grupo de Trabalho de Incentivo ao Esporte, que tutela o Conselho Superior de Esporte (CSD), da liga espanhola de futebol profissional, da federação de futebol do país e do sindicato de jogadores, além de membros de federações de outros esportes.
O protocolo sanitário elaborado pelo CSD foi validado em sua totalidade.
A Liga espanhola havia previsto a realização de testes com os jogadores para o novo coronavírus entre os dias 5 e 7 de maio, mas ficaram valendo as orientações do protocolo definido pelo Conselho Superior de Esporte, no dia 13 de maio: os atletas serão examinados se apresentarem sintomas ou tiverem contato com pessoas que contraíram a Covid-19 e/ou que trabalham na área da saúde.
Agora os clubes da Primeira Divisão da Espanha aguardam que o Ministério da Saúde aprove os testes a partir da fase 1 do programa de saída da quarentena, no dia 18 de maio, para assim poderem realizar atividades em grupos reduzidos.
Segundo o "El País", representantes das agremiações ainda têm dúvidas sobre como organizar a agenda e os protocolos da semana que vem.
As partidas foram interrompidas na Espanha no dia 12 de março e ainda restam 11 rodadas completas da Primeira Divisão a serem disputadas.
No dia 5 de junho, está prevista a volta do Campeonato Espanhol, sem a presença de público.
Essa data pode ser retardada em uma semana dependendo de como evoluírem os treinamentos.
Relaxamento gradual para a população: O governo da Espanha também anunciou nesta quinta-feira (30) o planejamento para a população poder praticar esportes e passear ao ar livre, de forma individual, a partir do próximo sábado (2), depois de mais de um mês e meio de confinamento por causa do coronavírus. Há horários e limites específicos para cada faixa etária.
A Espanha impôs quarentena total para a sua população no dia 14 de março, na tentativa de conter os estragos da pandemia do novo coronavírus no país.
De acordo com os dados desta quinta-feira (30), foram mais de 213 mil casos confirmados, com cerca de 24.500 mortes.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário