terça-feira, 21 de abril de 2020

Brasília: 60 anos

Campos de terra e times de operários candangos: as origens do futebol em Brasília.

No aniversário de 60 anos da capital federal, conheça histórias dos primeiros clubes da cidade, que teve campeão no futebol antes mesmo da inauguração.
Grêmio Esportivo Brasiliense, campeão brasiliense de 1959.( Foto: Memorial Gamense)
Campos de terra e times de operários candangos: as origens do futebol em Brasília Campos de terra e times de operários candangos: as origens do futebol em Brasília .

Tão logo começaram as obras de terraplanagem no planalto central, surgiram também as primeiras traves de futebol. 

A bola era uma das poucas oportunidades de lazer de centenas de candangos que desembarcaram em Brasília entre os anos de 1956 e 1957. 

A terra vermelha batida era marca registrada dos campos em que se divertiam operários das construtoras que tinham a ousada missão de erguer o sonho de Juscelino Kubitschek.

Antes mesmo da inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960, Brasília já tinha campeão no futebol. 

O primeiro campeonato local foi realizado no ano anterior, com título do Grêmio Esportivo Brasiliense, em novembro de 1959.

O torneio continuou nos anos seguintes, disputado por times fundados por trabalhadores de construtoras e dos órgãos públicos que começavam a se instalar na cidade. 

Foi dentro do Departamento de Força e Luz da Novacap, companhia fundada para coordenar as obras de Brasília, que surgiu um dos principais times da época: o Defelê.

"Fomos contratando fiscais, apontadores e juntamos o útil ao agradável. Tinha que contratar alguém pra trabalhar. Então, que fosse alguém que tivesse noção de futebol. Foi aí que melhoramos nosso time", contou Wander Abdalla, um dos fundadores do Defelê.

A estratégia deu muito certo e o Defelê foi tricampeão entre 1960 e 1962. 

Pouco depois, a equipe da construtora Rabello assumiu o protagonismo e conquistou o tetracampeonato brasiliense entre os anos de 1964 e 1967. 

Nesse período, foram feitas as primeiras tentativas de profissionalização.

"Muita gente fichava na companhia e ganhava um salário apenas para jogar bola. Eles montaram um time profissional e fomos campeões do primeiro campeonato profissional de Brasília", lembrou Moacyr "Mello" dos Santos, ex-zagueiro do Rabello.

Naquele período, também era comum grandes times do país visitarem a capital federal para amistosos contra os clubes locais e a Seleção de Brasília. 

Craques como Tostão, Pelé e Garrincha jogaram nos campos da cidade durante a década de 1960, em partidas que arrastavam multidões.

As tentativas de profissionalização não se sustentaram por muito tempo no futebol de Brasília, que voltou a contar com times amadores no campeonato na reta final da década de 1960 e seguiu assim até 1975. 

Foi um período de transição no cenário local.

"O ritmo de obras em Brasília foi diminuindo bastante ao fim da década de 1960. Com isso, as construtoras foram sendo extintas ou deixando a cidade. Com os times, não foi diferente. Os clubes ligados às construtoras também foram acabando. Começou outra fase. Os clubes não tinham mais relação com as construtoras, mas passaram a representar as cidades: Gama, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia e o próprio Brasília", explicou o pesquisador Marcio Almeida, especialista na história do futebol do Distrito Federal.

Nenhum time campeão da era amadora do futebol do DF sobreviveu. 

Porém, os candangos que ergueram não apenas a cidade, mas também o futebol local, estão marcados na história de Brasília.

Lista de campeões da era amadora do futebol brasiliense

1959 - Grêmio

1960 - Defelê-DF

1961 - Defelê-DF

1962 - Defelê-DF

1963 - Cruzeiro do Sul-DF

1964 - Rabello-DF

1965 - Rabello-DF

1966 - Rabello-DF

1967 - Rabello-DF

1968 - Defelê-DF

1969 - Coenge-DF

1970 - Grêmio-DF

1971 - Colombo-DF

1972 - Serviço Gráfico-DF

1973 - Ceub-DF

1974 - Pioneira-DF

1975 - Campineira-DF

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário