Análise: Vamos ter que olhar para o torcedor do sofá.
A retomada das atividades no esporte leva a um novo desafio: conectar-se com um torcedor cada vez mais virtual.
Como será o consumidor do sofá?!?! (Foto: Maquinadoesporte.uol.com.br) |
O novo normal do esporte será virtual.
Ou melhor.
A disputa até será real, mas quem realmente vai se dar bem é quem souber ativar o torcedor do sofá.
Esse será o grande desafio das entidades esportivas.
E deve colocar em um novo horizonte a relação do esporte com a mídia, ainda mais no Brasil.
Para conquistar o torcedor do sofá, o esporte precisa, urgentemente, entender que a mídia é um meio, e não um fim na sua relação com o torcedor.
Como ativar o sócio-torcedor se a ponta final da relação está na mídia, e não no clube?
De que forma fazer com que a relação com o torcedor aconteça durante uma transmissão de um evento se quem detém o direito de falar com o fã é a mídia, e não o clube?
É essa a principal diferença que existe hoje entre o esporte em todo o mundo e o Brasil.
Nós não falamos com o torcedor diretamente.
E isso ficou claro durante o período de confinamento que atravessamos.
A única entidade esportiva que consegue produzir algo além de competições de videogame para o torcedor é o NBB (Novo Basquete Brasil), que detém o controle da mídia e, assim, pode produzir conteúdo de formas diferentes.
Só que, além do isolamento social momentâneo, que acaba com o evento ao vivo, viveremos uma nova era, em que o contato com o torcedor seguirá virtual.
Não haverá a torcida no treino, no jogo, na porta do Centro de Treinamento cobrando desempenho.
Então, como fazer para conversar com o torcedor numa relação a distância?
Algumas iniciativas começaram a ser feitas.
Uma delas, lançada pelo Bahia, mostra que existe um caminho.
O clube usou a retransmissão feita pelo SporTV da semifinal do Brasileirão de 1988 para vender um ingresso virtual da partida.
Mas a adesão do torcedor se deu pelo saudosismo daquele time campeão nacional e, ainda, por causa da ação social que esteve atrelada a ele.
Em um cenário de competição em andamento, com o time de hoje disputando um campeonato, como conquistar o torcedor?
Teremos de aprender como planejar venda de ingressos virtuais, como oferecer algo exclusivo para o fã que puder dispender de um pouco mais de dinheiro para ter uma experiência que vá além do jogo na TV ou no streaming.
É hora de usar o tempo livre à espera do "quando tudo isso passar" para pensar em como planejar o esporte em que o torcedor vai ser cada vez mais virtual.
É preciso pensar em como engajar o fã lá do sofá de casa.
O esporte, que tinha por essência um hábito de consumo social, precisará entender que essa realidade estará muito distante.
Reportagem: Maquinadoesporte.uol.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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