sábado, 29 de agosto de 2020

Novo conselho?!?!

Djokovic deixa conselho da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e anuncia a criação de nova associação de tenistas.


Insatisfeito, número um do mundo fez anúncio após reunião com atletas em Nova York.

O tenista número um do mundo, Novak Djokovic, renunciou ao cargo de presidente do conselho de jogadores da ATP, Federação Internacional de Tênis (ITF em inglês), para liderar uma nova organização com o objetivo de aumentar o poder dos jogadores. 

Apesar da oposição de grandes nomes como Rafael Nadal e Roger Federer, que continuam sendo membros do conselho, o sérvio divulgou nas redes sociais que a Associação de Jogadores de Tênis Profissional (PTPA) já é uma realidade.

"Após a reunião bem-sucedida de hoje, temos o prazer de anunciar o início da Associação de Jogadores de Tênis Profissional (PTPA). A primeira associação única de jogadores no tênis desde 1972", escreveu Djokovic em uma rede social.

Neste sábado (29), os interessados em se inscrever na PTPA se reuniram em Nova York, cidade que sedia o US Open a partir de segunda-feira (31). 

Djokovic levantou a ideia de uma união de jogadores no Australian Open de 2018. 

Desde então, vários atletas têm reclamado uma parcela maior da receita gerada pelos Grand Slams.

"Li na carta da ATP que eles acham que a ATP não pode coexistir com esta associação. Tenho que discordar respeitosamente. Legalmente, estamos 100% seguros e podemos formar a associação de jogadores. Não estamos pedindo boicotes, não estamos formando torneios paralelos. É um passo importante para os jogadores e também para o esporte", disse Djokovic depois de vencer o Masters 1000 de Cincinnati.

Os tenistas Vasek Pospisil, John Isner e Sam Querrey aderiram ao movimento publicamente. 

Após servir por dois anos como representante dos jogadores nas posições 51-100 do ranking, Pospisil confirmou sua renúncia ao cargo em uma postagem.

"É muito difícil, senão impossível, ter qualquer impacto significativo em qualquer grande decisão tomada por nosso tour", escreveu Pospisil.

A ATP rege os torneios profissionais masculinos e seu conselho. 

Presidida pelo ex-jogador Andrea Gaudenzi, a entidade é composta por representantes de jogadores e proprietários de torneios.

"Reconhecemos os desafios que nossos membros enfrentam nas circunstâncias de hoje, no entanto, acreditamos fortemente que agora é um momento de unidade, em vez de divisão interna", comunicou a ATP em nota.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário