terça-feira, 11 de setembro de 2018

Europa pode ter terceira competição entre clubes a partir de 2021

Além da Liga dos Campeões e da Liga Europa, os clubes europeus podem ter uma terceira competição a disputar a partir da temporada 2021/2022. 

Segundo declaração do presidente da Juventus, Andrea Agnelli, durante assembleia da associação de clubes do continente (ECA), foi dado sinal verde para que a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) implemente o torneio, ainda sem nome, no calendário. 

"Enquanto se aguarda a aprovação da UEFA, os clubes deram luz verde para a introdução da terceira competição a nível europeu a partir da temporada 2021/2022. Assim, o número total de equipes participantes (em competições europeias) será de 96", disse Agnelli, que também preside a associação.     
Andrea Agnelli é presidente da Juventus e da associação de clubes europeus. (Foto: Esporte.uol.com.br)
De acordo com o jornal alemão "Sport Bild", a nova competição reduziria o número de clubes participantes na Liga Europa de 48 para 32 times, igualando a Liga dos Campeões. 

O novo campeonato também teria 32 equipes, o que elevaria para 96 os participantes em torneios europeus durante uma temporada. 

Ainda está em discussão formato e sistema de classificação deste novo calendário, mas vale lembrar que de 1971 a 1999 a Europa convivia com três competições entre clubes: A Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões), Copa da UEFA (atual Liga Europa) e a Recopa Europeia, que reunia os clubes campeões de Copas nacionais. 

Nesta contagem não está incluída a Supercopa da Europa, que é disputada entre o campeão da Liga dos Campeões e da Liga Europa no início de cada temporada.

Reportagem: Esporte.uol.com.br

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Adaptação: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário