quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Paulistão ou Paulistinha?!

A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu, na manhã desta quinta-feira (5), os grupos e o regulamento do Campeonato Paulista de 2016.

O Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol acabou decidindo também que na primeira divisão não poderá haver troca de técnicos durante o campeonato. Além disso, para  que haja a contratação de outro técnico durante o torneio será preciso homologar  o acordo com o demitido na FPF.

FPF sorteia a tabela e o regulamento do Paulistão de 2016. (Foto: Globoesporte.globo.com)

A medida visa impedir a demissão indiscriminada de treinadores.

São cinco times por grupo. Dois avançam para a etapa seguinte. Ao todo, serão 15 rodadas na etapa classificatória. Equipes da mesma chave não se enfrentam nesta fase.

O critério de rebaixamento é o tema que gera maior análise dos 20 times presentes.

Os clubes grandes pressionam para que sejam seis rebaixados e apenas dois promovidos à elite. O Estadual de 2017, portanto, seria composto por 16 equipes.

A redução de participantes é uma reivindicação dos grandes de São Paulo, que pedem intervalo maior de jogos. Serão debatidas nesta quinta, na sede da FPF, três propostas para o torneio de 2016: subir quatro clubes e cair quatro clubes; subir dois e cair quatro; e cair seis e subir dois clubes.

Em edições anteriores, quatro times caíam, substituídos por quatro times vindos da A-2.

No grupo A - Santos-SP, Botafogo-SP, São bento-SP, Linense-SP e Oeste-SP.

Grupo B - Palmeiras-SP, Ponte Preta-SP, Ituano-SP, Ituano-SP, São Bernardo-SP e Novorizontinho-SP.

Grupo C - São Paulo-SP, XV de Piracicaba-SP, Audax-SP, Capivariano-SP e Ferroviária-SP.

Grupo D - Corinthians-SP, Red Bull-SP, Mogi Mirim-SP, Rio Claro-SP e Água Santa ou Mirassol.*

*No momento do sorteio, o conselho técnico foi interrompido sem ter definido se o Água Santa, equipe de Diadema. O clube pode ser excluído da elite porque não tem estádio para 10.000 pessoas, uma das exigências do regulamento. Se a decisão for essa, o substituto será o Mirassol, quinto colocado na última edição da Série A2 do Estadual.

 
Reportagem: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário